Kwanissa. São Luís, v.4, n. 11, 2021.
Apresentação
- APRESENTAÇÃO
- Claudimar Alves Durans
Artigos
- ANCESTRALIDADES REVELADAS: UMA ANÁLISE DA ARQUEOLOGIA DA DIASPÓRA AFRICANA NO BRASIL
- Sura Souza Carmo, Flávia Cristina Costa Vieira
- Comunidades Quilombolas em Santana do Matos, Sertão do Rio Grande do Norte, RN: invisibilidade étnica e social.
- Geraldo Barboza de Oliveira Junior
- ORDEM ESCRAVOCRATA E RESISTÊNCIA “NEGRA”: QUILOMBO, MESTIÇAGEM E UMA SOCIABILIDADE NEGOCIADA
- Gerson Alves Oliveira
- Greetings in Africa – Beyond the Handshake: An essay on greeting and leave-taking rituals as communication practice in Sub-Saharan African Agrarian Societies
- Ulrich Schiefer, Ana Catarina Larcher Carvalho, Alexandre Costa Nascimento
- PDF (ENGLISH)
- A LUTA DO MOVIMENTO NEGRO PELA EDUCAÇÃO
- Luiz Carlos Noleto Chaves
- Desigualdad racial en Río Raposo, Colombia: Desafíos educativos en tiempos de pandemia y manifestación social
- Sandra Milena Rodríguez
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- PARÂMETROS HISTÓRICO-CULTURAIS PARA A DISCUSSÃO SOBRE IDENTIDADE NEGRA NO BRASIL
- Silvano da Conceição
- RESISTÊNCIA RELIGIOSA E CULTURAL EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO ESTADO DE RONDÔNIA
- Eraldo Carlos Batista
- DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS NA GUINÉ-BISSAU, ANOS 1990
- Nelsio Gomes Gomes Correia
- QUEM TE DISSE QUE O NEGRO NASCEU PRA SER ESCRAVO? Memórias de liberdade, narrativas de autonomia nos caminhos de mato e a formação de um grande território negro na região de Itapecuru-Mirim/MA
- Carla Cristina Barros Pinheiro, Cindia Brustolin, Dayanne da Silva Santos
- OS MANUAIS ESCOLARES NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL CABO-VERDIANA
- Jezabel Mitsa do Nascimento Gertrudes, Tatiane Cosentino Rodrigues
- DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL, CURRÍCULO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVANÇOS E DESAFIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFMA
- GEORGIANA MÁRCIA OLIVEIRA SANTOS, RICHARD CHRISTIAN PINTO DOS SANTOS
- EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA UMA PRÁTICA PARA TODOS/A, UM COMPROMISSO AINDA DE POUCOS/AS
- Lucimar Rosa Dias, Valeria Pereira da Silva, Sandra Aparecida da Silva, Ranna Emanuelle de Almeida
- RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA E ESTRATÉGIAS DOCENTE
- GISELE PAULA BATISTA
- AS RAÍZES DE UM POMAR EM LABIRINTO: o texto de fronteira e a fronteira do texto de raiz marcadamente africana
- Alex Matos Rabelo, Edmilson Rodrigues
- UM OLHAR SOBRE A MULHER NEGRA NO CONTO MARIA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO
- Elen Karla Sousa da Silva, Suelen dos Santos Villanova
- AS MÚSICAS TRADICIONAIS MOÇAMBICANAS COMO FONTE DE CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES SOCIOCULTURAIS
- Guilherme Basílio, Ângelo Daniel Chumane, Cacilda Helena Chivai, Rangel de Almeida Manjate, Marcos Bonifácio Muthewuye
- EDUCAÇÃO SUPERIOR DO NEGRO PERTENCENTE Á CLASSE POPULAR: UMA LUTA HISTÓRICA
- Selma Vieira de Alvarenga
- O LEGADO DE GEOGRAFIA DA FOME E A ATUALIDADE DO PENSAMENTO DE JOSUÉ DE CASTRO NO CONTEXTO BRASILEIRO
- Luiz Eduardo Neves dos Santos, Sávio José Dias Rodrigues
- A RECONFIGURAÇÃO DA INTIMIDADE E DA SEXUALIDADE ENTRE OS CABO-VERDIANOS: Etnografias das redes sociais
- Flávia Lenira Gomes Marques dos Santos, Vladmir Antero Delgado Silves Ferreira, Carla Santos Carvalho
- Relatos de Experiências
- “NOSSA ESCOLA É O TERRITÓRIO SAGRADO”: Memórias, Histórias, Sustentabilidade, Encantos e Encantarias, no enfrentamento aos impactos da pandemia.
- Leidiane de Livramento Santos Reges, Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Nazaré
Resenhas
- A MÚSICA QUE ACOLHE: UMA EXPERIÊNCIA EXÍLICA EM TAMBÉM OS BRANCOS SABEM DANÇAR
- Rayana Kelly Rodrigues de Oliveira, Márcia Manir Miguel Feitosa