Categories: Todas as categorias

José Marques de Melo / Revista Brasileira de História da Mídia / 2018

Em junho de 2018, a área da Comunicação perdeu um de seus maiores expoentes. O professor José Marques de Melo, criador, fundador e incentivador de tantas iniciativas fundamentais para a constituição e consolidação de nosso campo de atuação profissional nos deixou, mas deixou conosco também um importante legado. Suas pesquisas continuam a iluminar as nossas. As instituições que criou, a exemplo da Alcar, continuam sendo os principais pontos de encontro e de disseminação das investigações da área. Os tantos pesquisadores formados por Marques de Melo seguem os caminhos apresentados pelo mestre.

Nesta edição da Revista Brasileira de História da Mídia-RBHM, tem destaque o Dossiê José Marques de Melo, reunindo um conjunto de textos que abordam as contribuições de Marques de Melo para os estudos de história da imprensa, para a construção e consolidação do pensamento comunicacional brasileiro e ibero-americano, para as pesquisas sobre folkcomunicação e para a organização das instituições de pesquisadores da área. Os trabalhos são de autoria de Ana Regina Rêgo, Cremilda Medina, Guilherme Moreira Fernandes, Jorge Pedro Sousa, Karina Janz Woitowicz, Maria Cristina Gobbi e Ranielle Leal.

A revista conta ainda com artigos gerais, com diferentes objetos, teorias e métodos voltados ao estudo da história da mídia. Mariana Oselame e Fábio Canatta abordam as seções de cartas da TV Sul Programas, no Rio Grande do Sul, e os jornalistas na revolução portuguesa são tema de Pedro Marques Gomes. A televisão na região Nordeste do Brasil é tratada no artigo de Marília Graziella Oliveira da Silva, Juciano de Sousa Lacerda e Maria Érica de Oliveira Lima. Traçar uma historiografia do rádio universitário no Brasil é a proposta de Marcelo Kischinhevsky, Izani Mustafá, Cristiana Martins de Matos e Lorena Hang e a rádio pública e o conhecimento científico são discutidos na pesquisa de Debora Lopez, Luana Viana, Kamilla Avelar e Matheus Maritan, que têm como objeto a emissora UFOP Educativa FM. Iara Perin discute a cobertura das comemorações do Sete de Setembro na revista Veja e as capas de revistas semanais brasileiras sobre a condenação e a prisão de Luís Inácio “Lula” da Silva foram analisadas em seus aspectos visuais por Ingrid Pereira de Assis e José Ferreira Júnior. Há ainda uma entrevista com o livreiro e escritor Daniel Krasucki, realizada por Sandra Reimão e Flamarion Maués e a resenha Os novos olhares para a televisão, de Talita Lima Chechin Camacho Arrebola.

Desejamos a todas e a todos uma excelente leitura.

As editoras


Editorial. Revista Brasileira de História da Mídia. Teresina, v.7, n.2, 2018. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

Itamar Freitas

Recent Posts

História, Natureza e Espaço. Rio de Janeiro, v.9, n.1, 2020.

Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…

4 meses ago

História, Natureza e Espaço. Rio de Janeiro, v.9, n.2, 2020.

Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…

4 meses ago

História, Natureza e Espaço. Rio de Janeiro, v.12, n.03, 2023.

Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…

4 meses ago

História da Historiografia. Ouro Preto, v.16, n. 42, 2023.

Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…

4 meses ago

Sínteses e identidades da UFS

Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…

4 meses ago

História & Ensino. Londrina, v.29, n.1, 2023.

Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…

4 meses ago

This website uses cookies.