Identidade e alteridade no Ocidente tardo Antigo e Medieval / Dimensões / 2014

Entre novembro de 2012 e agosto de 2013 realizei um Pós-doutorado em Paris, junto a École des hautes études en sciences sociales (EHESS) sob a orientação da medievalista ibérica, Dra. Adeline Rucquoi. Uma experiência profissional e uma abertura de horizontes de curta, média e longa duração no modelo braudeliano. Ainda não completei a absorção das trocas, dos diálogos e dos saberes que emanaram desse momento, e talvez alguns eu só consiga colocar em forma de artigo ao longo dos próximos anos. Isto me fez refletir que havia outras formas de aproveitar a experiência e retribuir tanto a Capes pelo patrocínio em forma de bolsa de estudos, quanto ao Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas (PPGHis) e ao Departamento de História da Ufes (DEPHis) pela liberação por nove meses. E o resultado é este dossiê, intitulado: “Identidade e Alteridade no Ocidente tardo antigo e medieval”. Convidei algumas das pessoas com as quais convivi ou interagi em Paris ou na Espanha. Na composição das colaborações nacionais tiver que restringir para não exceder o espaço do dossiê, pois são muitos os colegas competentes. Temos colaboradores da Europa, Ásia, América do Norte e do Sul. São da França, Espanha, Israel, Estados Unidos e Argentina. No Brasil temos colaboradores vinculados universidades e grupos de pesquisa do Rio de Janeiro (UFF), São Paulo (Usp), Paraná (Uem), Maranhão (Uema) e do Espírito Santo (Ufes). Um reflexo apenas parcial que os estudos medievais cresceram no Brasil.

O tema do dossiê por um lado homenageia postumamente um dos maiores medievalistas de todos os tempos, Jacques Le Goff, e por outro visa suscitar a continuidade das análises e reflexões sobre a identidade e a alteridade, sobre a exclusão social e a marginalização seja no medievo, seja na contemporaneidade mediante o contexto medieval.

Agradecemos a todos os autores, brasileiros e estrangeiros, que com sua contribuição tornam este tema uma reflexão, este periódico mais visível e interagem com nosso Programa de Pós-Graduação. Agradecemos também ao conselho editorial da Revista Dimensões, à coordenação do PPGHis e a chefia do DEPHis, sem os quais este dossiê não teria sido executado. E em particular a Adeline Rucquoi que me estimulou a realizar estes contatos e iluminou minha estadia em Paris (EHESS) com sua lucidez, senso crítico aguçado, sapiência, mas também com sua generosidade e humildade.

Sergio Alberto Feldman

Organizador


FELDMAN, Sergio Alberto. Apresentação. Dimensões. Vitória, n.33, 2014. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.