Ideia, cultura e política na América Latina / Dimensões / 2012
Neste número, a revista Dimensões apresenta um conjunto de trabalhos que procuram integrar história política, intelectual e cultural. O campo dos estudos que pensa as relações entre política e cultura ainda está em construção na América Latina, embora tenha conquistado diversos avanços. Entre eles está a consolidação de núcleos de pesquisa dedicados à história intelectual, como o Centro de Historia Intelectual da Universidad Nacional de Quilmes, na Argentina. Na mesma linha, temos observado o crescimento de periódicos dedicados ao tema, como Prisma – Revista de Historia Intelectual, La Razón Historica – Revista Hispanoamericana de Historia de las Ideas Políticas y Sociales e Estudios de Filosofía Práctica e Historia de las Ideas, além da publicação de projetos amplos sobre a história dos intelectuais no continente, como a recente publicação em dois volumes da Historia de los intelectuales en América Latina, organizada por Carlos Altamirano. Nesse sentido, acreditamos que as atividades do Laboratório de História Política e História das Ideias – LEHPI, que coordenamos na UFES, seja uma contribuição para este campo em expansão.
Também é importante destacar que os estudos que conectam a história política e cultural na América Latina têm se aperfeiçoado com a maior circulação de debates teóricos sobre o tema, estimulados pela tradução de obras de Quentin Skinner, Reinhart Koselleck e Pierre Rosanvallon, os quais têm propiciado uma abertura para a pesquisa sobre a história das linguagens políticas, história dos conceitos, estudos sobre campo e redes intelectuais, além de novas abordagens sobre temas clássicos do debate intelectual local, como o das “ideias fora de lugar” e da “dependência cultural”.
Acreditamos que a publicação deste dossiê seja uma contribuição para o crescimento deste campo e para a difusão do interesse nesses estudos entre o público brasileiro, especialmente se servir como estímulo para futuras pesquisas com perfil comparativo com a história do Brasil, um dos caminhos para a criação futura de uma história da América Latina mais completa.
Fabio Muruci
Antonio Carlos Amador Gil
Os organizadores
MURUCI, Fabio; GIL, Antonio Carlos Amador. Apresentação. Dimensões. Vitória, n.29, 2012. Acessar publicação original [DR]