É com muita alegria que temos a publicação de mais um número da Revista Tempo Amazônico ligada a Associação Nacional de História Regional do Amapá. Com o intuito da divulgação de textos de cunho historiográficos e de outras áreas do conhecimento que ofereçam subsídios teóricos e metodológicos dos assuntos ligados as humanidades. Este número conta com textos dos mais variados assuntos. A presente edição da revista tem como dossiê intitulado “História, Politica, Direitos Humanos na Contemporaneidade (Parte 1)”. Foi organizado pelo Prof. Dr. Marcos Vinicius de Freitas Reis, vinculado a Universidade Federal do Amapá e o Prof. Dr. Marco Antônio Domingos Teixeira, vinculado a Universidade Federal de Rondônia.
O primeiro texto desta edição foi escrito pelo pesquisador Aldeci da Silva Dias com o texto chamado “O Credo na Escola: A Negação dos Direitos Humanos na Prática Pedagógica dos Professores de Ensino Religioso nas Escolas Estaduais José de Alencar e Deuzuite Cavalcante Macapá –AP”. A discussão feita é a respeito das razões pelas quais o debate acerca dos direitos humanos não tem sido feito nas aulas de ensino religioso em duas escolas da cidade de Macapá do Estado do Amapá. O autor chama atenção para a questão da intolerância religiosa, racismo religioso e proselitismo religioso como fatores que dificultam que as aulas de ensino religioso não estejam conectadas com uma proposta de educação para os direitos humanos.
Os pesquisadores Ângela do Céu Ubaiara Brito, Izaias Loureiro Tavares e a Eliana do Socorro de Brito Paixão com o artigo denominado “Acesso de Indígenas ao Ensino Superior da Universidade do Estado do Amapá: Estudos e Notas sobre o uso da Internet e suas Tecnologias”. O tema trabalhado é muito interessante e muito atual. A problematização feita é pensar como está sendo o acesso dos indígenas do Amapá e de outras regiões ao ensino superior na universidade estadual do Amapá. A tecnologia tem sido um instrumento para poder pensar esta questão.
O mestre em ensino de História pela Universidade Federa do Amapá, o docente Danilo Sorato Oliveira Moreira contribui com esta edição com o título “As Perspectivas da Política Externa de Bolsonaro: A Continuidade com a Nova Política Externa Brasileira”. Debate muito instigante e atual. Com a eleição do presidente Jair Bolsonaro houveram modificações sensíveis as diretrizes da atuação da política externa brasileira. O referido autor pontua estas mudanças e a repercussão internamente no Brasil e em relação a outros países e atores internacionais.
Os autores Diego Saimon de Souza Abrantes e Hillary Patrizya Maciel Rodrigues tentam compreender os fatores que levam algumas mulheres não adotarem a plataforma feminista na sua atuação política. O texto rotulado “A Concepção de Mulheres Acerca do Feminismo: Fatores que Influenciam na não Participação deste movimento”. Tema contemporâneo e que levanta o debate da necessidade de maior participação das mulheres nas decisões políticas do Brasil.
O pesquisador Humberto Silvano Herrera Contreras com o trabalho “Mídias e Tecnologias na Formação Humana: Reflexões de Zygmunt Bayman sobre a Educação” em termos de ampliação dos usos das redes sociais as questões digitais afetam as relações interpessoais. A partir das reflexões de Bayman o autor discute como tem se dado as relações entre as pessoas nas plataformas digitais.
As questões sobre religião e política também se fazem representadas nesta edição. A cada ano que passa as religiões interferem cada vez mais no espaço público. Poucos são os trabalhos que discutem esta relação nos estados do Acre e do Amapá. O texto intitulado “Religião, Política e Fronteira: Revisão Histórica da Presença do Catolicismo nos Estados do Acre e do Amapá” escrito pelos pesquisadores Marcos Vinicius de Freitas Reis, Geórgia Pereira Lima e Kássio Vilhena oferecem informações históricas e da atualidade sobre a presença dos grupos religiosos na política em seus respectivos estados.
O professor do curso de Direito da Universidade Federal do Amapá Roberto José Nery Moraes escreve o trabalho “Paradigmas do Racismo Religioso: Aprendizagem, Reprodução e Prática do Racismo Religioso”. Conceitua o que seria racismo religioso e sua tipologia.
A discussão sobre a relação entre mídia e religião está presente neste número. Paulo Vitor Giraldi Pires com o trabalho “O Jornalista da Religião: Rompendo paradigmas da comunicação eclesial midiática” vem detalhando como as instituições religiosas tem construído suas próprias mídias para difusão de seus valores religiosos.
As doutoras Maria da Conceição da Silva Cordeiro e Silvia Carla Marques Costa com o texto “O Vivido Etnográfico: Combinação de Sentidos e Significados entre a Observação Participante e a Captura de Imagens”. Dissertam como a partir do método científico da etnografia conseguem apreender informações das comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombola, terreiros e outros agrupamento de pessoas.
E por fim, Adriel Gonçalves Sousa das Neves, Bruno Borges Moura, Wanildo Figueiredo de Sousa contribuem com o trabalho “Educação Falaciosa: Uma Análise Crítica ao Dualismo Educacional Desde a Antiguidade até a Contemporaneidade” discutem o papel da educação no curso da História.
Boa leitura!
Marcos Vinicius de Freitas Reis (UNIFAP)
Marco Antônio Domingos Teixeira (UNIR)
REIS, Marcos Vinicius de Freitas; TEIXEIRA, Marco Antônio Domingos. Apresentação. Tempo Amazônico, Macapá, v.4, n.2, 2017. Acessar publicação original [DR]
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