História Oral. Rio de Janeiro, v.23, n.1, 2020.
Narrativas, universidades e educação
- Arthuro Grechi
APRESENTAÇÃO
- · Editorial
- Regina Beatriz Guimarães Neto, Sara Oliveira Farias
- · Apresentação
- Marieta de Moraes Ferreira, Aryana Costa
DOSSIÊ
- · Trajetória da formação de professores de Matemática no Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda (1998-2009)
- Ines Florinda Baluta, Maria Laura Magalhães Gomes
- · Notas sobre ensino superior e formação de professores no norte e nordeste do estado de Santa Catarina (1960-1970)
- Ilanil Coelho, Fernando Cesar Sossai
- · Entre projetos e espaços habitados: sociabilidades intelectuais, ciências humanas e a Universidade Federal de Santa Catarina (décadas de 1960-2000).
- Karla Simone Willemann Schütz
- · Potencialidade do PIBID para além da formação de seus bolsistas: relatos de uma coordenadora
- Thaiara Magro Pereira, Caian Cremasco Receputi, Daisy de Brito Rezende
- · A construção de um ethos de formação: as relações entre os saberes históricos acadêmicos e o ensino de história
- Renata Augusta dos Santos Silva
- · Como se constrói uma universidade: a trajetória da UERJ na visão de seus reitores
- Leonardo Faria Cazes
- · Culturas populares na universidade: uma proposta de educação decolonial
- Pedro Rodolpho Jungers Abib, Lucas Gesteira Ramos da Silva
- · Roda de conversa: metodologia na produção de narrativas sobre permanência na universidade
- Flávia Marinho Lisbôa
- · “Ela veio da comunidade e para a comunidade”: a criação de uma universidade no Município do Rio Grande (RS)
- Karin Christine Schwarzbold
- · Entre expectativa e realidade: a interiorização da Universidade Pública Federal no Brasil do governo Lula. Uma análise da criação da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) e sua instalação em Realeza, Paraná, por fontes orais
- Fernanda Nichterwitz
ARTIGOS VARIADOS
- · Museu, acervo permanente, antropologia visual e história oral: a experiência do LABOME, em Sobral (CE)
- Nilson Almino de Freitas
ENTREVISTAS
- · Cruzando fronteiras: Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro e os deslocamentos institucionais/ epistemológicos para formar professores(as) de História no Brasil
- Juliana Alves Andrade
PUBLICADO: 2020-08-13