História & Música Popular | ArtCultura | 2010

Ao completar 10 anos de existência, a ArtCultura: Revista de História, Cultura e Arte retoma as pegadas de sua própria caminhada e põe em destaque, na forma de minidossiês, dois campos de pesquisa que se tornaram familiares a ela: as estreitas relações entre História, de um lado, e música popular e cultura visual, de outro. Muitos foram os artigos que a revista abrigou em sua agenda editorial, ao enveredar por esses temas, em particular depois da radical reorientação que sofreu desde a edição n. 9, datada de jul.-dez. 2004.

De lá para cá, História & Música Popular mereceram um dossiê à parte (no n. 13), sem falar de outro sob o título de História & Música (no n. 9). De fato, a música e/ou a canção popular como motor da reflexão histórica se converteu num dos pólos da cadeia temática da ArtCultura que mais interesse suscitam da parte dos nossos leitores e daqueles que submetem seus textos à apreciação do nosso corpo de pareceristas. Além do mais, as sucessivas reimpressões dos dois números mencionados o atestam de modo eloqüente.

O assunto é, portanto, permanentemente revisitado, porém sob focos diversos. Nesta edição, os temas abordados são novos nas páginas da ArtCultura: eles vão da folclorização do popular à música e à literatura amazônicas, passando pelas práticas musicais juvenis e pelos vínculos entre patronato e mercado fonográfico “sertanejo”. E aparecem aqui reunidas duas pesquisadoras já estabelecidas ao lado de dois jovens que exploram o veio da pesquisa aberto à época em que cursavam o Mestrado em História.

Dando um salto para trás no tempo, o segundo minidossiê, Entresséculos: Imagens de Arte e Cultura Visual, se instala na virada dos séculos XIX e XX, o que não significa, em hipótese alguma, abandonar as discussões do presente. Organizado por Luciene Lehmkuhl, professora do Instituto de História da UFU e integrante do conselho editorial da ArtCultura, e Marize Malta, professora da Escola de Belas Artes da UFRJ, ele recrutou colaboradores que não se rendem a leituras rasas dos seus objetos de estudo. Move-os, como denominador comum, a preocupação em deslindar as complexidades dos seus temas de pesquisa, expressas, entre outras coisas, nas figurações e refigurações do mesmo.

Na seqüência, publicamos, em Palestra, a fala de Edélcio Mostaço quando de sua vinda a Uberlândia, numa promoção do Programa de Pós-graduação em História da UFU. Os meandros do texto historiográfico e a narratividade sobem, então, ao primeiro plano de suas observações. Já na abertura da seção Artigos contamos com uma colaboração internacional enviada por Fernando Catroga, da Universidade de Coimbra, recentemente integrado ao conselho consultivo da ArtCultura. A ele se seguem outras três contribuições nacionais, de autores de diferentes estados, Mara Regina do Nascimento (UFU-MG), Élio Cantalício Serpa (UFG-GO) e José Adilçon Campigoto (Unicentro-PR) e Beatriz de Moraes Vieira (Ucam-RJ), compondo um mosaico temático que também tem a sua importância. E este número se fecha com duas resenhas, assinadas  por Rafael Alves Pinto Junior (UFG) e André Fabiano Voigt (UFU), que valem igualmente como duas sugestões de leitura.

Bom proveito!


Organizadores

Adalberto Paranhos  – Editor

Kátia Rodrigues Paranhos – Editora


Referências desta apresentação

PARANHOS, Adalberto; PARANHOS, Kátia Rodrigues. Apresentação. ArtCultura. Uberlândia, v. 12, n. 20, p. 5-6,  jan./jun. 2010. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.