História Hoje. São Paulo, v.11, n.22, 2022.
Janeiro-Junho
DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v11i22
Sumário
Editorial
- Mônica Martins da Silva
- 10.20949/rhhj.v11i22.953
- Historiografia e Ensino de História em tempos de crise: experiências, narrativas e futuros possíveis
- Daniel Pinha, Wagner Geminiano
- 10.20949/rhhj.v11i22.954
Dossiê
- Por uma história que corte feito estilete: presença, experiência e sentidos em uma aula de História.
- Caroline Jaques Cubas
- 10.20949/rhhj.v11i22.851
- A vida como mestra da história, a vida como mestra da escola
- Marcia de Almeida Gonçalves
- 10.20949/rhhj.v11i22.861
- Não se faz mais linhas do tempo como antigamente – ainda bem!
- Susanna Fernandes Lima
- 10.20949/rhhj.v11i22.859
- Sintomas de crise na História? Investigando regimes de historicidade em discursos sobre a história do Brasil
- Giuvane de Souza Klüppel
- 10.20949/rhhj.v11i22.818
- Pela família e pela liberdade: aspectos da racionalidade neoliberal no debate sobre a ideologia de gênero
- Géssica Góes Guimarães
- 10.20949/rhhj.v11i22.863
- Patrimônios negros? Reflexões acerca da história local e o Ensino de História
- Juçara da Silva Barbosa de Mello, Iamara da Silva Viana
- 10.20949/rhhj.v11i22.870
- A História do Brasil entre “mundos” e a excepcionalidade europeia: a Base Nacional Curricular Comum (2014-2018)
- André Luan Nunes Macedo
- 10.20949/rhhj.v11i22.810
- “Escutas da docência”: Ensino de História sobre a ditadura em tempos de autoritarismo e capitalismo digital pandêmico
- Edmilson Alves Maia Junior
- 10.20949/rhhj.v11i22.872
- Formando historiadores em meio à crise pandêmica
- Jandson Bernardo Soares, Juliana Teixeira Souza
- 10.20949/rhhj.v11i22.827
Artigos
- Gênero no (do) Referencial Curricular Amapaense para o Ensino Infantil e o Ensino Fundamental
- Antônio Carlos Sardinha, David Junior de Souza Silva, Marcos Vinicius de Freitas Reis
- 10.20949/rhhj.v11i22.777
- O lugar do ensino de História nas licenciaturas em História no Brasil: saberes, reflexões e desafios
- Erinaldo Cavalcanti
- 10.20949/rhhj.v11i22.779
- Histórias locais, memórias e identificações: trabalhadores no ensino escolar de História
- Jean Carlos Moreno, Adilson Carlos Lima, Mariane Melo Bueno
- 10.20949/rhhj.v11i22.786
- Ensino de História e História Pública: refletindo sobre experiências passadas e contemporâneas nos cursos de História da Universidade Federal do Paraná
- Clóvis Gruner, Joseli Nunes Mendonça
- 10.20949/rhhj.v11i22.873
Entrevista
- Entrevista com Joana Neves: O ensino de História e as utopias: memórias dos Colégio Vocacionais e de uma professora da primeira geração do “campo” do ensino de História
- Tiago Alinor Hoissa Benfica
- 10.20949/rhhj.v11i22.828
- Falando de História hoje
- Exu faz presença na sala de aula: reflexões sobre as práticas religiosas afro-brasileiras no Ensino de História
- Carlos André Silva de Moura, Mário Ribeiro dos Santos, Sandra Simone Moraes de Araújo
- 10.20949/rhhj.v11i22.854
- História Intelectual de Mulheres Negras: um novo “território existencial” historiográfico
- Giovana Xavier
- 10.20949/rhhj.v11i22.849
E-Storia
- “Por que um canal do YouTube mentiria?”: a relação entre os estudantes do ensino médio e os conteúdos históricos divulgados no YouTube
- Osvaldo Rodrigues Junior
- 10.20949/rhhj.v11i22.788
História Hoje na sala de aula
- O Pibid de História/UFRN e o enfrentamento ao racismo na sala de aula: o Movimento Negro como ator social na educação
- Daniel Luiz Sousa de Lima, Antonio Matheus Bezerra Costa
- 10.20949/rhhj.v11i22.767
- O papel da literatura no ensino de História: experimentação de tempos em Morte e Vida Severina
- Cláudia Cristina da Silva Fontineles, Nathiely de Araújo Silva
- 10.20949/rhhj.v11i22.706
- A perspectiva decolonial dos saberes e práticas escolares: a experiência do Pibid no Subprojeto/História da UENP (Jacarezinho-PR)
- Geane Kantovitz, Gabriely Cristine de Souza, Andressa Ferreira
- 10.20949/rhhj.v11i22.727
- O ensino de história ambiental na educação básica: uma Aula-Oficina sobre a “pré-história”
- Evandro Cardoso do Nascimento
- 10.20949/rhhj.v11i22.790