Prezado Leitor,
Está em suas mãos o número 17, de Sæculum, a revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFPB. Nesse número, apresentamos o dossiê História e Poder que, diante dos avanços teóricos e metodológicos da ciência por nós professada e “professorada”, ultrapassa a área da história política, tal qual haviam nos ensinado os antigos – mas não necessariamente velhos – compêndios escolares.
História e Poder implica afirmar que o animal político, aquele mesmo do paradigma aristotélico com sede de mandar na Pólis e aclamado pela Ágora, não foi ainda subsumido pelos culturalismos reinantes que insistem em proclamar a morte da política, o fim das ideologias e o apagamento da centralidade do poder. Ora, não se conhece nenhuma cultura histórica – da revolução neolítica à massificação das tevês digitais – onde o exercício do poder e a estruturação da sociedade tenham sido levados a cabo pelos cachorros ou pelos gatos. Aos homens e mulheres de nosso tempo o que nos pertencem, animais políticos e racionalizadores de cultura. Não há cultura que não seja complexamente racionalizada e politicamente orientada.
Nesse sentido, os artigos do dossiê História e Poder, de Sergio Alberto Feldman, Wellington Barbosa da Silva, Martinho Guedes dos Santos Neto, Jayme Fernandes Ribeiro, Damião de Lima e Paulo Giovani Antonino Nunes explicitam, a partir de variados pressupostos teóricos e de aportes documentais específicos, o estado da arte que relaciona a história com o próprio poder e seus derivados lancinantes como a política, o Estado, a governança, a autoridade, a dominação e as rupturas institucionais.
Mais quatro artigos compõem o número 17 de Sæculum, que enfocam a migração nordestina para a Amazônia, as ficções narrativas sobre o Nordeste no cinema e na televisão brasileiros, as memórias de uma mulher do cangaço e a nação republicana vista a partir dos romances de Nestor Duarte. São os artigos de Francivaldo Alves Nunes, Claudio Cardoso de Paiva, Gilvan de Melo Santos e Giselle Laguardia Valente, respectivamente.
Ainda compõem o dossiê duas resenhas de livros recentemente lançados pelo mercado editorial brasileiro, de autoria do cientista social André Botelho, do Programa de Sociologia e Antropologia da UFRJ, e dos historiadores Ângela de Castro Gomes e Jorge Ferreira, ambos do Programa de Pós-Graduação em História da UFF. As resenhas são assinadas por Diogo da Silva Roiz e por Regina Maria Rodrigues Behar.
Por fim, a expectativa de que a maioridade de Sæculum chega com o próximo número, esperamos que a leitura deste, não lhe seja um infortúnio, amigo leitor.
Organizadores
Equipe Editorial
Referências desta apresentação
Equipe Editorial. Editorial. SÆCULUM – Revista de História. João Pessoa, n.17, p.7, jul./ dez. 2007. Acessar publicação original [DR]
Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…
Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…
Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…
Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…
This website uses cookies.