O presente dossiê tem como objetivo central fomentar o diálogo e debate entre estudantes e pesquisadores que investiguem fontes e problemas relacionados às dimensões da Literatura e da Teoria da História, bem como suas interações. Para cumprir esse objetivo, toma a oportunidade que a Revista História Escrita propicia ao nosso grupo de trabalho e pesquisa, o História & Linguagens, para criamos espaços como este que estão no cerne de abrangentes e multiformes linhas de contato com a teoria da literatura, a qual, segundo Luiz Costa Lima, tende a ampliar verticalmente e horizontalmente o fazer historiográfico. E ao tomar como ponto de partida a perspectiva de que estes objetos fornecem novas evidências fragmentárias e pistas verossímeis a respeito das formas de sentir e pensar em determinado contexto sócio-histórico se mostram e tornam-se passíveis de tematização crítica.
Nesse sentido, o presente dossiê reuniu trabalhos que dialogam com os fundamentos constitutivos da formatividade literária e da Teoria da História, por meio de análises que concebam a possibilidade de uma escrita da história a partir de um diálogo abrangente, no qual narrativas biográficas e literárias estejam presentes em pesquisas e pesquisadores de várias frentes possíveis. Desde os anos de 1970 Hayden White nos chama a atenção para importância que as estruturas metanarrativas têm para a formação do conceito de história, na mesma esteira, Luiz Costa Lima nos traz a evidência de que o não questionamento teórico entre Ficção e História faz com que o historiador se compreenda como ileso no processo de construção de seu discurso e acarrete um fechamento da historiografia para a possibilidade de reflexão filosófica de si mesma.
Nos últimos anos, em um movimento que acompanha a expansão dos métodos e abordagens mobilizados por historiadores e historiadoras, as discussões a respeito das relações multifacetadas entre história, ficção e narrativa ganharam fôlego renovado. E têm se desdobrado em pesquisas dedicadas ao amplo universo de temas relacionados à literatura enquanto fonte histórica: estudos de trajetórias, biografias e itinerários sociais de literatos e editores, livreiros e leitores; análises dedicadas à materialidade dos livros e aos processos editoriais, à circulação e mobilidade dos textos; articulações entre literatura e memória, literatura e patrimônio, poesia e memória, imaginários sociais e sensibilidades; bem como a concepção expansiva entre uma possível escrita da história com elementos da ficção, de modo a romper com sua pressuposta dicotomia opositiva, em favor de tessituras narrativas em que se deslinde uma relação simbiótica entre História, Ficção e Literatura.
Todos esses eixos ligados pela relação em que a análise da vida do sujeito produtor, discursos e devir no mundo possa ser orientadora de sua prática teórica e escrita. Assim, o presente Dossiê visa agregar trabalhos que lidem com esses temas e problemas, não de modos isolados, mas de forma a atravessar por um questionamento metodológico, teórico e pela via da linguagem, capaz de orientar uma escrita da história que tenha a sensibilidade de tocar temas que foram pouco explorados a partir das transformações na relação entre historiador, epistemes e objeto de estudo.
Trazemos hoje a possibilidade de que estes textos sejam também um lugar de diálogo. Onde possa se perceber que o que chamamos de teoria da história não é apenas um preparo que surge colado à metodologia e a historiografia. Mas uma elaboração posterior às nossas práticas, que nos permita reunir dados para uma reflexão sobre o nosso fazer e sobre o mundo em que vivemos.
Organizadores
Ana Carolina de Azevedo Guedes – Grupo de estudos História e Linguagens, (PUC-RIO)
Edson Silva de Lima – Grupo de estudos História e Linguagens. (UNIRIO)
Evander Ruthieri da Silva -Grupo de estudos História e Linguagens. (UNILA)
Maycon Silva Tannis – Grupo de estudos História e Linguagens. (PUC-RIO)
Referências desta apresentação
GUEDES, Ana Carolina de Azevedo; LIMA, Edson Silva de; SILVA, Evander Ruthieri da; TANNIS, Maycon Silva. Apresentação. Escrita da História, v.8, n.15, p.8-9, jan./jun. 2021. Acessar publicação original [DR]
Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…
Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…
Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…
Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…
This website uses cookies.