História e Historiografia da Educação. Curitiba, v.1, n. especial 2017.
- Cláudio de Sá Machado Jr., Evelyn de Almeida Orlando
DOSSIÊ TEMÁTICO
- Apresentação – Como construir uma nação?
- Fabiana da Silva Viana, Marileide Lázara Cassoli
- Escolas, catequese e trabalho de índios aldeados nas Minas Gerais (século XVIII)
- Adriano Toledo Paiva
- Os horizontes de expectativas de progresso: a organização da instrução profissional nos discursos do Senado Mineiro
- Bárbara Braga Penido Lima
- A família (en)contra a escola: pobreza, conflitos e obrigatoriedade escolar nas Minas Gerais do século XIX
- Fabiana da Silva Viana
- Família, educação e trabalho: as estratégias educativas das famílias em relação aos seus “descendentes” nas comarcas do Rio da Velhas e de Vila Rica entre cerca de 1720 e 1770
- Fabrício Vinhas Manini Angelo
- Escola rural, tempo escolar e crianças trabalhadoras em Minas Gerais (1892-1899)
- Gilvanice Barbosa da Silva Musial
- Úteis a si e à nação: a criança no processo de transição do sistema de trabalho – Brasil, segunda metade do século XIX
- Heloísa Maria Teixeira
- “Trata-se de uma rapariga de cor…”: honestidade, moral e serviço doméstico feminino. Belo Horizonte, 1897-1920
- Marileide Lázara Cassoli
FLUXO CONTÍNUO
- Educação e liberalismo no pensamento de Clemente Mariani
- Alvaro de Oliveira Senra
- Utopias negras: Eduardo de Oliveira e Oliveira, educação e questão racial no Brasil (anos 1970)
- Rafael Petry Trapp
- Fatores associados ao fraco acesso das meninas ao Ensino Primário em Moçambique
- Octavio Jose Zimbico
- A quem pertencem nossas escolas?
- Rogério Cunha de Castro, Lia Ciomar Macedo de Faria
RESENHAS
- A história da educação dos negros no Brasil
- Cíntia Borges de Almeida, Marcelo Gomes da Silva