História e Diversidade. Cáceres, v. 10, n. 1, 2018.
Dossiê: História Indígena, Ensino d(e) História Indígena e Educação Escolar Indígena Brasileira
APRESENTAÇÃO
- APRESENTAÇÃO | Osvaldo Mariotto CEREZER, Marli Auxiliadora de ALMEIDA | | 1-5 |
DOSSIÊ
- FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DOS ÍNDIOS BORORO NAS TERRAS DE MATO GROSSO | Loiva CANOVA | | 6-23
- REMANESCENTES INDÍGENAS NO PLANALTO SERRANO | Suelen de ANDRADE, Nanci Alves da ROSA | | 24-40
- O PRIMEIRO CONTATO DO POVO PANDÉÉRÉÉJ DO MUNICIPIO DE ARIPUANÃ: UMA PERSPECTIVA INDÍGENA | Beatriz Cinta LARGA, Regiane Cristina CUSTÓDIO | | 41-57
- A DESINTRUSÃO DE MARÃIWATSÉDÉ: NARRATIVAS INDÍGENAS DE UM RETORNO | Elidio Tsõrõné PARIDZANÉ, Marli Auxiliadora de ALMEIDA | | 58-72
- CASAMENTOS INTERÉTNICOS NA ALDEIA UMUTINA: AUTORRECONHECIMENTO DA IDENTIDADE UMUTINA | Alessandra Corezomáe BOROPONEPÁ | | 73-88
- CULTURA INDÍGENA: BATIZADO TRADICIONAL DO MENINO MANOKI | Claudionor Tamũxi IRANXE, Regiane Cristina CUSTÓDIO | | 89-104
- ARTEFATO CULTURAL DO POVO MYKY: MACHADO DE PEDRA | Tupy MYKY, Carlos Edinei de OLIVEIRA | | 105-118
- Catequese, escola e militarismo: A missão dos capuchinhos na fronteira Brasil e Paraguai | Verone Cristina da SILVA | | 119-136
- UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O 3º GRAU INDÍGENA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Iraci Aguiar MEDEIROS, Leda GITAHY | | 137-151
- O PAPEL DA UNIVERSIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA: UMA ANÁLISE DOS CURSOS DE HISTÓRIA EM SANTA CATARINA | Luisa Tombini WITTMAN, Stefani DIAS, Kerollainy Rosa SCHÜTZ, Rodrigo Ferreira dos REIS | | 152-165 |
ARTIGOS EXTRAS
História e Diversidade. Cáceres, v. 9, n. 1, 2017.
Dossiê Fronteiras e Migrações
APRESENTAÇÃO
ARTIGOS EXTRAS
História e Diversidade. Cáceres, v. 8, n. 1, 2016.
Dossiê: Fronteiras em perspetivas
APRESENTAÇÃO
DOSSIÊ
- Fronteira/fronteiras: conceito polissêmico, realidades complexas | Arno Alvarez Kern | | 10-19
- Fronteiras: definições conceituais e possibilidades investigativas | Sílvia Helena Zanirato | | 20-33
- Cristãos e Infiéis nos espaços de fronteira, Chiquitania e Pantanal: conflitos, reciprocidade e mobilidade social (século XVIII) | Ariane Aparecida Carvalho de Arruda | | 34-53
- Uma fronteira letrada: as reações escritas dos guaranis ao tratado de limites (1752-1761) | Eduardo S. Neumann | | 54-69
- “Diré también alguna cosa de las que no he visto, a fin de que se sepa las que han existido”: as populações indígenas em “Viajes por la America Meridional”, de Felix de Azara (1809) | Eliane Cristina Deckmann Fleck, Elisa Fauth da Motta | | 70-90
- Um certo capitão-mor: Poder local e redes familiares na expansão da fronteira Sul da América portuguesa (1721-1735) | Fábio Kühn | | 91-106
- A Companhia de Jesus nas fronteiras da América Espanhola | Ione Aparecida Martins Castilho Pereira | | 107-125
- Índios e civilização na Capitania de Mato Grosso sob a perspectiva do directório | Loiva Canova | | 126-143
- Tierra adentro: fronteira e contato interétnico na pampa de Buenos Aires (século XVIII) | Maria Cristina Bohn Martins | | 144-161
- La esclavitud indígena em los siglos XVI, XVII y XVIII em relación a la región del Paraguay y de Chiquitos en el Oriente Boliviano | Mercedes Avellaneda | | 162-188
- O SECRETÍSSIMO PLANO DE COMÉRCIO E DE SEGURANÇA: O CONTRABANDO NA FRONTEIRA OESTE DA AMÉRICA PORTUGUESA E AS ANTIGAS MISSÕES JESUÍSTICAS DE MOJOS E CHIQUITOS, VICE REINADO DO PERU/VICE REINADO DO PRATA – 1770-1777 | Otávio Ribeiro Chaves | | 189-206
- O cotidiano num enclave de fronteira: a colônia do sacramento (1680-1777) | Paulo César Possamai | | 207-219
- Espaço do povo e espaço do rei na terra da conquista: vila bela, cuiabá e os seus distintos espaços | Romyr Conde Garcia | | 220-235
- Entre rios; Fronteiras, populações e cultura material no norte | Tatiana de Lima Pedrosa Santos | | 236-243 |
ARTIGOS EXTRAS
História e Diversidade. Cáceres, v. 7, n. 2, 2015.
Dossiê: Ensino de História, Cidadania, Cultura e Identidades
APRESENTAÇÃO
ENSINO DE HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E DIVERSIDADE
TEORIA DA HISTÓRIA, CAPITAL E DIVERSIDADE
ARTIGOS EXTRAS
RESENHAS
História e Diversidade. Cáceres, v. 6, n. 1, 2015.
As leis e suas práticas: diversidade em exercício
DOSSIÊ
- APRESENTAÇÃO | Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho | | 3-5
- A DIVERSIDADE NA HISTÓRIA ENSINADA NOS LIVROS DIDÁTICOS: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NAS NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DA NAÇÃO | Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho | | 6-21
- RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO PNBE 2008 PARA A EDUCAÇÃO INFANTILATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DA NAÇÃO | Paulo Vinicius Baptista da Silva, Verediane Cintia de Souza de Oliveira | | 22-34
- JUNTANDO AS PONTAS NO ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA: DO CHÃO DA ESCOLA PARA A UNIVERSIDADE | Valeska Garbinatto, Gerson Wasen Fraga | | 35-50
- DIVERSIDADE E DIFERENÇA NO ESPAÇO ESCOLAR: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA | Tânia Mara Pedroso Müller, Jorge Luís Rodrigues dos Santos | | 51-63
- O ENSINO DE HISTÓRIA A GEOGRAFIA NO DF: PERCALÇOS E PERCURSOS DE UMA ÚNICA HISTÓRIA CHAMADA BRASÍLIA | Cristina Maria Costa LEITE, Renísia Cristina GARCIA-FILICE | | 64-76
- DESCOLONIZANDO HISTÓRIAS DE ÁFRICA, CULTURAS AFRICANAS E DA DIÁSPORA | Maria Antonieta Antonacci | | 77-92
- POVOS INDÍGENAS, AÇÕES AFIRMATIVAS E UNIVERSIDADE: CONQUISTAS E DILEMAS DA RESERVA DE VAGAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ | Assis da Costa Oliveira, Jane Felipe Beltrão, William César Lopes Domingues | | 93-106
- HISTÓRIA DA ÁFRICA NO ENSINO SUPERIOR: IMAGENS E REPRESENTAÇÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UFMT, CAMPUS CUIABÁ | Renilson Rosa Ribeiro, Luís César Castrillon Mendes, Amauri Junior da Silva Santos | | 107-124
- ENTRE ESTEREÓTIPOS E SABERES: A ÁFRICA E OS AFRICANOS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA | Maria Claudia Cardoso | | 125-141 |
ARTIGOS EXTRAS
RESENHAS
História e Diversidade. Cáceres, v. 5, n. 2, 2014.
ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CAMINHOS DE PESQUISA (PARTE II)
- APRESENTAÇÃO | Alexandra Lima da Silva, Marcelo Fronza, Renilson Rosa Ribeiro | | 3
- INVENTARIANDO CAMINHOS DE PESQUISA: A IMPRENSA PERIÓDICA COMO FONTE PARA A ESCRITA DA HISTORIA DA EDUCAÇÃO DE/EM MATO GROSSO | Adriana Aparecida Pinto | | 22
- A GUERRA DO PARAGUAI NAS EDIÇÕES DO LIVRO DIDÁTICO HISTÓRIA DO BRASIL, DE NELSON PILETTI | ANDRÉ MENDES SALLES | | 17
- O ENSINO DE HISTÓRIA EM BUSCA DE NOVAS REFERÊNCIAS: Considerações sobre o pensamento de Edgar Morin | André Wagner Rodrigues | | 11
- DINAMICIDADE NO ENSINO FORMAL: RESGATE HISTÓRICO ATRAVÉS DE MAQUETES | André Luis Ramos Soares, Andrielli Matos da Rosa, Carolina Bevilacqua Vedoin, Thaise Vanise Corrêa | | 19
- USOS DO PASSADO : A HISTÓRIA DA GUERRA DO PARAGUAI NOS MANUAIS DIDÁTICOS DURANTE O REGIME MILITAR NO BRASIL E STROESSNER NO PARAGUAI | Bruna Reis Afonso | | 17
- O ENSINO DE HISTÓRIA EM MATO GROSSO: UMA ANÁLISE DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES | Carlos Edinei de Oliveira | | 18
- AS ESCOLAS REUNIDAS COMO MODELO EDUCACIONAL SIMILAR AO GRUPO ESCOLAR EM MATO GROSSO (1910-1940) | Elton Castro Rodrigues dos Santos | | 18
- ESCOLA, ENSINO E HISTORIA LOCAL: LEI MUNICIPAL 283/09 NA CIDADE DE JOÃO CÂMARA– RN | Iranilson Pereira de Melo | | 14
- APORTES TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA A SELEÇÃO DE EDIFICAÇÕES URBANAS COMO FONTES HISTÓRICAS PRIMÁRIAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA | Ivan Ducatti | | 16
- HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS QUE ATUARAM NO ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DO RIO GRANDE/RS A PARTIR DA DÉCADA DE 1960 | Josiane Alves da Silveira | | 13
- PESQUISANDO SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA: A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA NO CEARÁ (2006-2012) | José Antonio Gabriel Neto | | 13
- ANÚNCIOS E EDUCAÇÃO NO JORNAL A UNIÃO DA PARAÍBA (1900 – 1930) | Kalyne Barbosa Arruda | | 12
- PROJETOS INTERDISCIPLINARES: ESPETÁCULO, RESIGNAÇÃO E APARÊNCIA | Mairon Escorsi Valério | | 16
- A EXPANSÃO DAS ESCOLAS ISOLADAS NO ESTADO DE MATO GROSSO (1910 – 1930) | Marineide de Oliveira da Silva | | 16
- A DISCIPLINA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR: PERSPECTIVA HISTÓRICA (1980-2010) | Sandra Guimarães Sagatio, Leilah Santiago Bufrem, Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt | | 18
- A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA PARAENSE A PARTIR DOS DISCURSOS DE PROPAGANDAS DE COLÉGIOS DO INÍCIO DO SÉCULO XX | Welington da Costa Pinheiro, Laura Maria da Silva Araújo Alves | | 19 |
História e Diversidade. Cáceres, v. 4, n. 1, 2014.
Ensino de história e história da educação: caminhos de pesquisa (Volume I) – [2014/I]
ARTIGOS EXTRA
RESENHAS
- MORIN, Edgar. O método 4: habitat, vida, costumes, organização. Trad. de Juremir Machado da Silva, 4º Ed. Porto Alegre: Sulina, 2008 (319 pags.) | André Wagner Rodrigues | | 06
- LUZ, José Augusto Ramos da. A salvação pelo ensino primário: Bahia (1924-1928). Feira de Santana. UEFS Editora. 2013.274 p. | Fabiano Moreira Silva | | 06
- ABRANTES, Elizabeth Sousa. O Dote é a Moça Educada: mulher, dote e instrução em São Luís na Primeira República. São Luís, EDUEMA, 2012. | Tatiane Silva Sales