História e Cultura. Franca, v.10, n.2, 2021.
HISTÓRIA E MÚSICA NA AMÉRICA LATINA: INTERLOCUÇÕES HISTORIOGRÁFICAS
EDITORIAL
- · HISTÓRIA E MÚSICA NA AMÉRICA LATINA: INTERLOCUÇÕES HISTORIOGRÁFICAS
- Maria Luiza Franca Ramalho
APRESENTAÇÃO
- · APRESENTAÇÃO
- Leandro Braz da Costa, Icaro Bittencourt
ARTIGOS – DOSSIÊ
- · AUTONOMIA E HISTORICISMO: A FALSA ALTERNATIVA
- André Fabiano Voigt
- · MÚSICA E POLÍTICA: PARADOXOS DA HISTÓRIA SOCIAL DA MÚSICA
- André Fabiano Voigt
- · JAZZ NO BRASIL OU JAZZ BRASILEIRO? UM BALANÇO HISTÓRICO SOBRE O JAZZ DURANTE O LONGO MODERNISMO (1920 -1980)
- Renan Branco Ruiz
- · VENGA A BAILAR EL ROCK AND ROLL: A FORMAÇÃO DO MERCADO DA MÚSICA JOVEM ARGENTINA ENTRE OS PRIMEIROS ROCKER’S E A NUEVA OLA (1956-1964)
- Karin Helena Antunes de Moraes
- · PARA ALÉM DA PRÉ-HISTÓRIA: REPENSANDO A PRIMEIRA GERAÇÃO DO ROCK NO BRASIL
- Luís Fellipe Fernandes Afonso
- · CONTRACULTURA, MISTICISMO E DESATINO EM “UM SALTO NO ESCURO” DE JORGE MAUTNER
- Guilherme Araujo Freire
- · DESBUNDAR É UM ATO POLÍTICO: NOVOS BAIANOS E A DITADURA MILITAR BRASILEIRA
- Caroline Gonzaga, Soraia Gatti
- · AS CANÇÕES DE LEÓN GIECO E A LUTA POR MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA NA ARGENTINA (1983-1992)
- Vanessa Morais Dornelles
- · “POR AMOR ÀS CAUSAS PERDIDAS”: OS DONS QUIXOTES DE CERVANTES E GESSINGER AO MESSIANISMO DE WALTER BENJAMIN NAS TESES “SOBRE O CONCEITO DE HISTÓRIA”
- Wendell Guedes da Silva
ARTIGOS – LIVRES
- · PALCO DE ENCONTROS: O I CONGRESSO BRASILEIRO DE FOLCLORE (1951)
- Ewerton Wirlley Silva Barros
- · UM PRIMOR ARTÍSTICO DE ARCHITECTURA”: A CONSTRUÇÃO DO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA COMO SÍMBOLO DA MODERNIDADE.
- Luis Pedro Dragão Jeronimo
- · FRAGMENTOS DE MEMÓRIAS: MULHERES TRABALHADORAS NA ÁREA DE IMIGRAÇÃO ALEMÃ (VALE DOS SINOS, RIO GRANDE DO SUL, FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX)
- Marlise Regina Meyrer, Daniel Luciano Gevehr
- · VERSÕES E CONTROVÉRSIAS SOBRE O AI-5: OS ECOS E REPERCUSSÕES DA DITADURA MILITAR NO BRASIL
- Thiago Fidelis, Adelino Francklin, Janaína de Almeida Teles
- · MULHERES QUE MATAM, MULHERES QUE ROUBAM: AS REPRESENTAÇÕES DA CRIMINOSA NA LITERATURA DE CRIME NO RIO DE JANEIRO (FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO XX)
- Amanda Ribeiro Mafra
- · UMA ODISSEIA ANARQUISTA: RELATOS DE EXPULSÃO DE ESTRANGEIROS NO PERIÓDICO LA PROTESTA NOS PRIMEIROS ANOS DO SÉCULO XX
- Ingrid Souza Ladeira de Souza
- · A HAGIOGRAFIA ENQUANTO UMA PROBLEMÁTICA BIOGRÁFICA: O CASO DO MONGE PERFECTUS
- Augusto Machado Rocha
- · O RESPONSÁVEL FINAL PELA CENSURA NÃO TEM CARA PRÓPRIA: CHAMA-SE AUDIÊNCIA”: LESBIANIDADES, MIDIA E PRECONCEITO. UM ESTUDO SOBRE TORRE DE BABEL E BABILÔNIA
- Maiara Sanches Leite
- · CULTURA E NACIONALISMO ESCOCÊS: THE CORRIES, DUAS CANÇÕES E SUAS QUESTÕES
- Lucas Lixa Victor Neves, Bruna Aparecida Gomes Coelho
- · TEMPO E ARTISTA: A RESISTÊNCIA À DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA NA VIDA E NA OBRA DO CINEASTA HELVÉCIO RATTON
- Júlia Guimarães
Publicado: 2022-01-03