Se o princípio da reação em cadeia é válido quando se trata da publicação de revistas científicas, então a RBHM está diante deste fenômeno, no melhor aspecto positivo possível: o número 2 da publicação está espetacular, como uma certa consequência da qualidade atingida na edição inaugural (jan-jun 2012). As boas repercussões atingidas na estreia parecem mesmo ter impactado este número 2, que recebeu um elevado volume de artigos e resenhas para apreciação, propiciando bastante trabalho para vários pareceristas (a lista está na página 06).
Naturalmente, fez-se uma seleção, sendo contemplados desde novos autores – como a pesquisadora Luciana Grande, uma das vencedoras do Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Comunicação 2011 – até figuras consagradas, como o professor português Jorge Pedro Sousa (Universidade Fernando Pessoa). Outra contribuição valiosa vem da Espanha, por uma entrevista especial concedida à professora Ana Regina Rêgo (da Universidade Federal do Piauí) pelo professor Manuel Pares i Maicas, da Universidad Autónoma de Barcelona (UAB). E estes são apenas três exemplos possíveis.
Ademais, há o dossiê TV, que apresenta diversos olhares sobre este que, com certeza, é o mais impactante Meio de Comunicação de Massa (MCM) da história. As discussões a que os autores se entregaram vão desde aspectos regionais até estudos em escala nacional. Na variante brasileira, decorridas seis décadas desde a transmissão inaugural, a TV permanece como um campo deveras fértil para investigações.
Esta edição 2 também apresenta uma espécie de trilha pelo Brasil. O professor Marques de Melo aborda aspectos envolvendo Alagoas. Silnei Soares trata de Santa Catarina, enquanto José Antônio Martinuzzo versa quanto ao Espírito Santo. O sumário na página 07 permite visualizar o restante desta caminhada geográfica e temática.
Em linhas gerais, caro(a) leitor(a), o cenário é este. Assim que terminar esta leitura, não deixe de acompanhar a chamada para o número 03, espalhando a notícia para seus contatos, de modo que nossa rede em torno da História da Mídia continue a crescer. Desta feita, o tema central será a trajetória dos cursos de Comunicação Social no Brasil, outro eixo no qual há vasto espaço para estudos. Temos a convicção de que esta fertilidade será notada no sumário da edição que começa a circular dentro de seis meses.
Boa leitura!
Carta aos leitores. Revista Brasileira de História da Mídia. Teresina, v.1, n.2, 2012. Acessar publicação original [DR]
Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…
Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…
Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…
Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…
This website uses cookies.