História da Educação. São Leopoldo, v. 22, n. 55, maio/ago., 2018.
Apresentação – Introduction
Sessão especial – Special issue
- Los estudios de las emociones en los manuales escolares desde el punto de vista historiográfico: una entrevista con Kira Mahamud Angulo
- Luciane Sgarbi Grazziotin
- PDF.ES (Español (España))
- Dossiê “Estudos sobre o ensino secundário na América Latina nos anos 1950 e 1960”
- Apresentação do Dossiê “Estudos sobre o ensino secundário no Cone Sul nos anos 1950 e 1960”
- Norberto Dallabrida, Myriam Southwell
- Formato, pedagogías y planeamiento para la secundaria en Argentina: notas sobresalientes del siglo XX
- Myriam Southwell
- PDF.ES (Español (España))
- Las Asambleas de Profesores en la consolidación del Consejo de Enseñanza Secundaria en Uruguay (1949-1961)
- Lucas D’Avenia
- PDF.ES (Español (España))
- Luis Contier como catalisador de redes: classes experimentais e renovação do ensino secundário em São Paulo nas décadas de 1950 e 1960
- Letícia Vieira, Daniel Ferraz Chiozzini
- A inspiração nos trabalhos dos “grandes centros de estudos pedagógicos”: considerações sobre as Classes Integrais do Colégio Estadual do Paraná (1960-1967)
- Sergio Roberto Chaves Junior
- Circuitos e usos de modelos pedagógicos renovadores no ensino secundário brasileiro na década de 1950
- Norberto Dallabrida
Artigo / Article / Artículo
- Educação dos sentidos e das sensibilidades: entre a moda acadêmica e a possibilidade de renovação do âmbito das pesquisas em história da educação
- Marcus Taborda de Oliveira
- PDF.IN (English)
- Utopías, distopías y retos creativos para la construcción de la humanidad en la historia educativa occidental: a propósito del V centenario de la edición de la Utopía de Th. More (1516-2016)
- María Eugenia Bolaño Amigo, Antón Costa Rico
- PDF.ES (Español (España))
- Luiza, Isabel e Leopoldina: uma história de mulheres, nobreza e educação no Brasil imperial (1856-1864)
- Ana Cristina Borges López Monteiro Francisco, Maria Celi Chaves Vasconcelos
- Educadora Henriqueta Galeno: trajetória de uma literata feminista (1887-1964)
- Lia Machado Fiuza Fialho, Évila Cristina Vasconcelos de Sá
- Têmpera forte e completo desprendimento: história e memória das docentes no sertão paulista (1932-1960)
- Jorge Luís Mazzeo Mariano, Arilda Ines Miranda Ribeiro
- Infancia y exilio: historias de vida de los niños de la guerra civil española en Bélgica
- Andres Paya Rico
- PDF.ES (Español (España))
- A educação ultranacionalista japonesa no pensamento dos nipo-brasileiros
- Monica Setuyo Okamoto
- El poder simbólico de la Unesco en América Latina sobre el vínculo Flacso y Unesco
- Anabella Abarzúa Cutroni
- PDF.ES (Español (España))
- Mestres do amanhã: o intelectual Anísio Teixeira e a pós-graduação no Brasil (1951-1964)
- Fernando César Ferreira Gouvêa
- O testemunho dos arquivos e o trabalho do historiador da educação
- Juarez José Tuchinski dos Anjos
- Mapping the museology of education in Spain: an examination of where the issue currently stands
- Pablo Álvarez Domínguez
- PDF.IN (English)
- PDF (Español (España))
- A linguagem posta à prova pelo tempo: Carlo Ginzburg e suas contribuições para a história da educação
- Rodrigo Ribeiro Paziani, Humberto Perinelli Neto
Documento / Document / Documento
- Portaria circular n. 2 da Diretoria de Educação e Saúde Pública do Município de Pelotas/RS (1941)
- Patrícia Weiduschadt, Renata Brião de Castro
- Publicado: 2018-07-12