História da Educação. São Leopoldo, v. 22, n. 54, jan./abr. 2018.
Apresentação – Introduction
- OS HISTORIADORES E AS VICISSITUDES DO TEMPO: PERCEBER, IMAGINAR, ELEGER, COMPREENDER, CONSTRUIR
- Maria Stephanou (Brasil)
Sessão especial – Special issue
- CÓDIGO DISCIPLINAR Y HISTORIA DE LAS DISCIPLINAS ESCOLARES: ENTREVISTA CON RAIMUNDO CUESTA
- Marcelo Pinheiro Cigales (Brasil), Ana Martina Baron Engerroff (Brasil)
- PDF (Español (España))
Dossiê “Representaciones de la universidad en los imaginarios sociales de la Europa Mediterránea e Iberoamérica”
- APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “REPRESENTACIONES DE LA UNIVERSIDAD EN LOS IMAGINARIOS SOCIALES DE LA EUROPA MEDITERRÁNEA E IBEROAMÉRICA EN TIEMPO DE CAMBIO (1968-1998)” – METÁFORAS DE LA PRENSA DIARIA PARA LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN. DEL “LARGO 68” AL FIN DE LA “TERCERA OLA” EN LA EUROPA MEDITERRÁNEA E IBEROAMÉRICA
- José Luis Hernández Huerta (Espanha)
- PDF (Español (España))
- LOS JÓVENES UNIVERSITARIOS Y LA OPINIÓN PÚBLICA EN ITALIA DURANTE EL ’68
- Antonella Cagnolati (Itália)
- PDF (Español (España))
- REPRESENTAÇÕES DOS MOVIMENTOS ESTUDANTIS BRASILEIROS NA IMPRENSA DIÁRIA DURANTE O ANO DE 1968. DE CALABOUÇO À MISSA DO SÉTIMO DIA
- José Luis Hernández Huerta (Espanha)
- EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA. DISCURSOS SOBRE A UNIVERSIDADE PORTUGUESA EM TEMPOS DE TRANSIÇÃO (1974-1976)
- Helder Henriques (Portugal)
- PDF (Português (Portugal))
- LA PRENSA Y LA PARTICIPACIÓN ESTUDIANTIL EN LA NEGOCIACIÓN DEMOCRÁTICA DE ESPAÑA (1978-1982)
- Tamar Groves (Espanha), Mª Inmaculada Pedrera Rodríguez (Espanha)
- PDF (Español (España))
- EL ACCESO IRRESTRICTO DE ESTUDIANTES A LAS UNIVERSIDADES ARGENTINAS A TRAVÉS DE LOS DISCURSOS DE LA PRENSA DIARIA (1982-1983)
- Sara González Gómez (Espanha), Guillermo Ramón Ruiz (Argentina)
- PDF (Español (España))
- MALAS RELACIONES: PRENSA Y MOVIMIENTO ESTUDIANTIL UNIVERSITARIO EN CHILE A FINES DE LA DICTADURA E INICIOS DE LA TRANSICIÓN DEMOCRÁTICA (C.1988-C.1998).
- Pablo Toro-Blanco (Chile)
- PDF (Español (España))
Artigo / Article / Artículo
- CONTEXTOS, PRÁTICAS E INSTITUIÇÕES: O ENSINO SECUNDÁRIO E A ORGANIZAÇÃO DE REPERTÓRIOS PEDAGÓGICOS NO SEGUNDO REINADO
- Carlos Eduardo Dias Souza (Brasil)
- LEGADO, CRÍTICA Y SUPERACIÓN DEL IDEARIO DE LA REFORMA UNIVERSITARIA DE 1918: JULIO V. GONZÁLEZ Y LA RADICALIZACIÓN DEL PENSAMIENTO REFORMISTA
- Claudio Suasnábar (Argentina)
- PDF (Español (España))
- A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O ENSINO ANALISADOS EM DUAS OBRAS CLÁSSICAS: CÁRCEL DE AMOR E LA VIDA DE LAZARILLO DE TORMES
- Conceição Solange Bution Perin (Brasil), Silvana Malavasi (Brasil)
- CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DO ENSINO PRIMÁRIO NA DÉCADA DE 30 DO SÉCULO XX, EM PORTUGAL
- Joaquim Jacinto Escola (Portugal), Paula Machado Catarino (Portugal), Ana Paula Florêncio Aires (Portugal)
- PDF (Português (Portugal))
- UMA CONFIGURAÇÃO PARA O ENSINO SECUNDÁRIO (1930-1960): CULTURA, FORMAÇÃO HUMANA E BOA EDUCAÇÃO
- Fabiany de Cássia Tavares Silva (Brasil), Maurinice Evaristo Wenceslau (Brasil)
- EDUCAÇÃO, MEDICINA E RACIALIZAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ESCOLAS PRIMÁRIAS (PERNAMBUCO, DÉCADA DE 1930)
- Adlene Silva Arantes (Brasil)
- OS CONTEÚDOS PARA O ENSINO DE MÚSICA E CANTO ORFEÔNICO NA ESCOLA SECUNDÁRIA BRASILEIRA (1931–1946)
- Wilson Lemos Junior (Brasil)
- PEDAGOGIAS DAS BOAS MANEIRAS: FORMANDO CIDADÃOS CIVILIZADOS E HIGIÊNICOS
- Maria Angélica Zubaran (Brasil), Juliana Ribeiro de Vargas (Brasil)
- MAESTROS PARA LA DEMOCRACIA. LA FORMACIÓN INICIAL DEL MAGISTERIO EN ESPAÑA CON LA LEY DE ORDENACIÓN GENERAL DEL SISTEMA EDUCATIVO
- Teresa González Pérez (Espanha)
- PDF (Español (España))
- AS CONTRIBUIÇÕES DE JOSEPH HERMAN PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO PERÍODO IMPERIAL
- Jefferson da Costa Soares (Brasil)
- LA PRÁCTICA ESCOLAR DURANTE LOS PRIMEROS AÑOS DEL FRANQUISMO
- Gabriel Barceló Bauzà (Espanha), Francisca Comas Rubí (Espanha), María del Mar del Pozo Andrés (Espanha)
- PDF (Español (España))
- Resenha / Digest / Reseña
- ENTRE O PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL: OS MUSEUS PEDAGÓGICOS E OS VESTÍGIOS DA CULTURA ESCOLAR ESPANHOLA
- Karla Simone Willemann Schütz (Brasil)
Acervos e documentos – Archives and documents
- ARTEFATOS DO OFÍCIO: O ACERVO DO COLÉGIO MÃE DE DEUS E SEU POTENCIAL PARA AS PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO DE LONDRINA
- Bernadete de Lourdes Streisky Strang (Brasil), Aline Vanessa Locastre (Brasil)
Publicado: 2018-01-04