História da Educação. Santa Maria, v.24, 2020.
Editorial
- Entre a experiência e a expectativa: percursos e desafios da Revista História da Educação
- Dóris Bittencourt Almeida (Brasil), Terciane Ângela Luchese (Brasil), Tatiane de Freitas Ermel (Brasil), Chris de Azevedo Ramil (Brasil)
Dossiê “História da Educação: Sensibilidades, patrimônio e cultura escrita”
- História da Educação: sensibilidades, patrimônio e cultura escrita
- Luciane Sgarbi Santos Grazziotin (Brasil), Eduardo Cristiano Hass da Silva (Brasil)
- Pesquisas sobre a Educação dos Sentidos e das Sensibilidades na História da Educação: algumas indicações teórico-metodológicas
- Marcus Taborda de Oliveira (Brasil)
- Narrativas do espaço habitado: sensibilidades no estudo dos prédios escolares de Porto Alegre/RS (1940/1980)
- Lucas Costa Grimaldi (Brasil), Dóris Bittencourt Almeida (Brasil)
- Patrimônio do escrito: cadernos de usos não escolares e as contribuições para a cultura escrita.
- Vania Grim Thies (Brasil)
- La educación epistolar: los intercambios de cartas entre mujeres burguesas como fuente de desarrollo personal en la inglaterra victoriana
- Meritxell Simon-Martin (Reino Unido)
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- Escritas femininas na casa oitocentista: memórias sobre o diário da Viscondessa de Arcozelo
- Maria Celi Chaves Vasconcelos (Brasil)
- Eu te dedico: História, educação e sensibilidades nas dedicatórias de livros de um professor catarinense (1940-1980)
- Maria Teresa Santos Cunha (Brasil)
- Dossiê ” História da Educação Matemática”
- História da Educação Matemática em perspectiva iberoamericana: relações entre campo disciplinar e ciências da educação
- Wagner Rodrigues Valente (Brasil)
- O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX
- Neuza Bertoni Pinto (Brasil)
- PDF PDF (ENGLISH)
- História da Educação Matemática no Curso Primário e Formação de Professores no Brasil
- Wagner Rodrigues Valente (Brasil), Maria Célia Leme da Silva (Brasil)
- PDF PDF (ENGLISH)
- Manuales en Buenos Aires (1967-1987) en la búsqueda de una “vulgata escolar”. Racconto de un proceso de iniciación a la investigación.
- Alejandra Deriard (Argentina)
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- Espacios de formación complementaria de los educadores matemáticos venezolanos. Caso: Escuela Venezolana para la Enseñanza de la Matemática – EVEM
- Cinthia del Carmen Humbría Burgos (Venezuela), Fredy Enrique Gonzalez (Brasil)
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA)) PDF (ENGLISH)
- La difusión de los juegos de la “Maison Des Petits” en España
- Dolores Carrillo Gallego (Espanha), Pilar Olivares Carrillo (Espanha)
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- A Matemática na aula, um estudo histórico iconográfico
- José Manuel Matos (Portugal), Alexandra Sofia Rodrigues (Portugal)
- PDF PDF (ENGLISH)
Artigo / Article / Artículo
- Formação de profissionais especializados para educação de excepcionais: proposições e representações a partir do impresso periódico Mensagem da APAE (1963-1973)
- Giovani Ferreira Bezerra (Brasil), Alessandra Cristina Furtado (Brasil)
- La institucionalización de la formación de los maestros rurales en la provincia de Entre Ríos (Argentina, 1894-1914)
- Janet Cian (Argentina)
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- A escola étnica na cidade de São Paulo e os primeiros tons de uma identidade italiana (1887-1912)
- Claudia Panizzolo (Brasil)
- “Una società senza scuola è un corpo senz’anima”: As escolas italianas de Pelotas/RS mantidas pelas sociedades de mútuo socorro no século XIX
- Renata Brião de Castro (Brasil), Alberto Barausse (Itália)
- As entidades nacionais na política educacional das escolas de arquitetura e urbanismo do Brasil – entendimentos sobre a área da tecnologia da construção
- Albenise Laverde (Brasil), Cláudia Terezinha de Andrade Oliveira (Brasil)
- Erros que podem ser corrigidos ou evitados: Conselhos de Leonor Posada às meninas (década de 1950)
- Fernanda Theodoro Roveri (Brasil)
- A imprensa pedagógica e educação no Pará em dias de República: a revista A Escola e a Revista do Ensino como instituições de formação (1900-1912)
- Darlene Monteiro Dos Santos (Brasil), Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França (Brasil)
- El trabajo docente durante la dictadura cívico-militar en Chile (1973-1990): una mirada desde las políticas públicas educacionales
- Felipe Andres Zurita Garrido (Chile)
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- O encontro das linhas: cidade de Aracaju e grupos escolares (1914-1925)
- Dayse Araujo Lapa (Brasil), Simone Silveira Amorim (Brasil)
- A série de livros de leitura para a América Latina no contexto da política do Institute of Inter-American Affairs (USA)
- Eliane Peres (Brasil)
- Casos e histórias da profissionalização docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1928-1935)
- André Luiz Paulilo (Brasil)
- Acessível, desenvolvimentista e renovada: as perspectivas sobre a escola primária no discurso científico da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1950-1971)
- Milena Colazingari da Silva (Brasil)
- O ensino secundário público na cidade do Rio Grande/RS (1846-1873)
- Vanessa Barrozo Teixeira Aquino (Brasil), Elomar Tambara (Brasil)
- O Ensino dos Jesuítas na Universidade de Évora – O Uso Didático de Azulejos no Colégio do Espírito Santo
- Francisco António Lourenço Vaz (Portugal)
- La didáctica de la Historia del Arte en el siglo XVIII: aportaciones de las Academias
- María del Mar Bernabé Villodre (Espanha)
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- Entre o pódio e o picadeiro: o sportsman circense Zeca Floriano
- Daniel de Carvalho Lopes (Brasil), Mônica Caldas Ehrenberg (Brasil)
- ¿Clásico o Técnico? El Bachillerato y la Enseñanza Secundaria en Colombia, 1903-1956
- Oscar de Jesus Saldarriaga (Colômbia), Rafael Galindo Reyes (Colômbia)
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- A História Magistra Vitae no Brasil no século XIX: Dario Vellozo e os ensinamentos de História
- Ernando Brito Gonçalves Junior (Brasil), Vanessa Elisabete Raue Rodrigues (Brasil)
- A educação no Brasil colonial: revisão bibliográfica e caminhos para pesquisas na Amazônia
- Maria Betania Barbosa Albuquerque (Brasil), Jane Elisa Otomar Buecke (Brasil)
- Os escritos pombalinos sobre a Inglaterra e sua relação com o ensino de Inglês em Portugal e no Brasil (1762-1809)
- Luiz Eduardo Meneses de Oliveira (Brasil)
- Uma crônica de retorno da Companhia de Jesus no século XIX: ação missionária e persistência catequética junto aos índios do Brasil
- Maria Juraci Maia Cavalcante (Brasil)
- Práticas de leitura no centro psychico de Caetité, Bahia, Brasil (1905-1930)
- Joseni Pereira Meira Reis (Brasil), Ana Maria Oliveira Galvão (Brasil)
- Estado da arte sobre educação e relações étnico-raciais (2003-2014): História da educação de crianças e jovens negros(as)
- Marcelo Pagliosa Carvalho (Brasil)
- «HABLAR POCO Y HACER MUCHO»: Las campañas de educación popular – una iniciativa del servicio universitario del trabajo para las universidades españolas (1962-1968)
- Jon Igelmo Zaldívar (Espanha), Gonzalo Jover Olmeda (Espanha), Patricia Quiroga Uceda (Espanha)
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- Práticas do ensino de música e canto orfeônico no Ginásio Paranaense (1931-1961)
- Wilson Lemos Junior (Brasil)
- Associação do professorado catharinense: histórias, meios de ação e composição
- Danielly Samara Besen (Brasil), Vera Lucia Gaspar da Silva (Brasil)
- Pois aprendendo a ler, havemos de enxergar: alfabetização de adultos nas escolas radiofônicas de Pernambuco (1961-1966)
- Kelly Ludkiewicz Alves (Brasil)
- La Universidad de Barcelona en el NO-DO (1943-1975): análisis de la educación superior a través de la verdad oficial del régimen franquista
- Jordi Garcia Farrero (Espanha), Anna Gómez-Mundó (Espanha)
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- La transferencia de las escuelas primarias nacionales a las provincias durante la última dictadura militar en Argentina (Entre Ríos, 1976-1978)
- Eva Mara Petitti (Argentina)
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- Por uma educação visual a partir dos objetos: debates sobre o método duplo-museu aplicado às exposições
- Ana Carolina Gelmini de Faria (Brasil)
- Pelos bastidores da OCDE: embates e perspectivas sobre educação e desenvolvimento econômico (1958-1962)
- Fernando Cesar Sossai (Brasil)
Entrevista / Interview / Entrevista
- Entrevista com catedrático Justino Magalhães: os municípios na educação em pauta
- Gisele Belusso (Brasil), Terciane Ângela Luchese (Brasil)
- PDF (PORTUGUÊS (PORTUGAL))
Resenha / Digest / Reseña
- A emergência da escola
- Miriam Fernandes Muramoto (Brasil)
- Mulheres inovadoras no ensino
- Carolina Cechella Philippi (Brasil)
- Pensar os arquivos
- Marcos Luiz Hinterholz (Brasil)