História da Educação. Santa Maria, v.23, 2019.
Editorial
- Novos tempos se anunciam
- Maria Helena Camara Bastos (Brasil), Dóris Bittencourt Almeida (Brasil), Chris de Azevedo Ramil (Brasil), José Edimar de Souza (Brasil), Luciane Sgarbi Santos Grazziotin (Brasil), Tatiane de Freitas Ermel (Brasil)
Dossiê “Arquitetura escolar: diálogos entre o global, nacional e regional na história da educação”
- Arquitetura escolar: diálogos entre o global, o nacional e o regional na história da educação
- Tatiane de Freitas Ermel (Brasil), Marcus Levy Benconstta (Brasil)
- Building citizens: school architecture and its societal programme – comparative visions from 19th and 20th century Switzerland and Luxembourg
- Marianne Helfenberger (Suiça), Catherina Schreiber (Áustria)
- PDF (ENGLISH) PDF
- L’edilizia scolastica in Italia ai tempi del fascismo
- Valeria Viola (Itália)
- PDF (ITALIANO) PDF
- Una arquitectura escolar nacional y popular durante la revolución constitucionalista de 1914-1917
- Carlos Ortega Ibarra (México)
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- Un episodio de la cultura material: la inauguración de 54 edificios escolares en la ciudad de Buenos Aires (1884-1886)
- Nicolás Arata (Argentina)
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- Escola graduada e arquitetura escolar no Paraná e Rio Grande do Sul: a pluralidade dos edifícios para a escola primária no cenário brasileiro (1903-1928)
- Tatiane de Freitas Ermel (Brasil), Marcus Levy Bencostta (Brasil)
Dossiê “Manuais disciplinares, discursos pedagógicos e formação de professores (Séculos XIX e XX)”
- Dossiê: “Manuais disciplinares, discursos pedagógicos e formação de professores (Séculos XIX e XX)”: apresentação
- Denice Barbara Catani (Brasil), Décio Gatti Júnior (Brasil)
- Os temas da evolução e do progresso nos discursos da Psicologia educacional e da História da Educação
- Ana Laura Godinho Lima (Brasil)
- A medicalização da Pedagogia: discursos médicos na construção do discurso pedagógico e nos manuais de formação de professores em Portugal (Séculos XIX-XX)
- Antonio Carlos Correia (Portugal)
- PDF (PORTUGUÊS (PORTUGAL))
- Educação, sociedade e democracia: Dewey nos manuais de História da Educação (Brasil, Século XX)
- Geraldo Gonçalves de Lima (Brasil), Décio Gatti Júnior (Brasil)
- As ideias de Durkheim nos manuais de História da Educação: cientificidade e moralidade laica na vida social e na escola
- Katiene Nogueira da Silva, Giseli Cristina do Vale Gatti
- Metáforas e comparações que ensinam a ensinar: a razão e a identidade da Pedagogia nos manuais para professores (1873-1909)
- Vivian Batista da Silva (Brasil), Denice Barbara Catani (Brasil)
Artigo / Article / Artículo
- Sob o governo de Higia: os saberes médico-pedagógicos e a construção de um corpo hígido na Paraíba (1930-1940)
- Azemar dos Santos Soares Júnior (Brasil)
- A política pública dos jardins de recreio como espaço civilizador no contexto urbano de Porto Alegre (1920-1950)
- Fabiana Gazzotti Mayboroda (Brasil), Luciane Sgarbi Santos Grazziotin (Brasil)
- Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas
- Wagner Rodrigues Valente (Brasil)
- Associativismo ginástico e escotismo no Rio Grande do Sul (1913-1934)
- Evelise Amgarten Quitzau (Uruguai)
- La institucionalización del oficio de pedagogizar los cuerpos: el nacimiento de la formación profesional en Educación Física en Argentina (1897-1912)
- Eduardo Lautaro Galak (Argentina)
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar Aritmética de modo intuitivo (final do século XIX)
- Marcus Aldenisson Oliveira (Brasil)
- A criação do Colégio Universitário da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (1964-1965): entre o Superior e o Agrotécnico
- Joana D’Arc Germano Hollerbach (Brasil)
- O curso de organização de museus escolares do Museu Histórico Nacional (Brasil, 1958)
- Ana Carolina Gelmini de Faria (Brasil), Zita Rosane Possamai (Brasil)
- Fuentes para la elaboración de un mapa editorial de libros de texto en España
- Miguel Beas Miranda (Espanha), Erika González García (Espanha)
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- A Biblioteca Pública de Campo Grande nos anos 1930 pelas páginas da Revista Folha da Serra
- Eglem de Oliveira Passone Rodrigues (Brasil), Kênia Hilda Moreira (Brasil)
- Livros didáticos como textos de memória: notas sobre narrativas da imigração alemã em livros didáticos de história regionais
- Rosiane Ribeiro Bechler (Brasil), Cristiani Bereta da Silva (Brasil)
- Ideais de homem civilizado veiculados nos livros didáticos de Educação Moral e Cívica na Ditadura Civil-Militar
- Daniele Cristina Frediani Gusmão (Brasil), Tony Honorato (Brasil)
- O professor Amaro Cavalcanti e a imprensa do Ceará: uma leitura do intelectual no império brasileiro
- Fabiana Sena (Brasil)
- Da universidade quinhentista de Paris para o mundo: currículo e método em Petrus Ramus
- Jorge Ramos do Ó (Portugal), Ana Luísa Paz (Portugal)
- PDF (PORTUGUÊS (PORTUGAL))
- A imprensa pedagógica e escolar na Itália entre o século XIX e XX
- Giorgio Chiosso (Itália)
- PDF PDF (ITALIANO)
- Discursos sobre a emergência da educação da infância formal em Portugal (1880-1950)
- António Gomes Ferreira (Portugal), Luís Mota (Portugal), Carla Cardoso Vilhena (Portugal)
- PDF (PORTUGUÊS (PORTUGAL))
- O grande terremoto de Lisboa e a irrupção de uma nova ordem socioeducativa
- Gisela Maria do Val (Brasil), Julio Groppa Aquino (Brasil)
- O espetáculo que educa o corpo: clubes atléticos na cidade de Niterói dos anos 1880
- Victor Andrade Melo (Brasil)
- Agro e Usaid: o convênio Esalq/USP e Ohio University (1964-1985)
- Rodrigo Sarruge Molina (Brasil)
- La operación del dispositivo de sexualidad en las identidades emocionales atribuidas a los niños en los libros de lectura españoles y colombianos en la primera mitad del siglo XX
- Federico Guillermo Serrano-López (Colômbia)
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- ¿Modernización institucional o movimiento democratizador de la educación superior chilena? Una reinterpretación de la trayectoria previa a la dictadura civil-militar (1920-1973)
- Mauricio Esteban Rifo (Chile)
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- La expansión del estado argentino sobre los territorios patagónicos a fines del siglo xix: integración y resistencia de los pueblos indígenas frente a la estrategia religiosa-educativa
- Oscar Daniel Duarte (Argentina)
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- Evolução histórico-legal do regime de gestão e administração da escola pública portuguesa: dos descobrimentos até à primeira república
- Maria João de Carvalho (Portugal), Teresa Soares (Portugal)
- PDF (PORTUGUÊS (PORTUGAL))
- Pensões e enxovais: investimentos familiares com a instrução em internatos na corte imperial do Rio de Janeiro (Século XIX)
- Joaquim Tavares da Conceição (Brasil)
- Folhas para colher frutos: escrita biográfica e autobiográfica nos conventos femininos portugueses (séculos XVII e XVIII))
- Ana Cristina Pereira Lage (Brasil), Terezinha Oliveira (Brasil)
- Obrigatoriedade escolar e investimento na educação pública: uma perspectiva histórica (São Paulo, 1874-1908)
- Wiara Rosa Alcantara (Brasil)
- El proceso depurador en la enseñanza primaria durante la españa franquista. Un estudio de caso en la provincia de Santa Cruz de Tenerife
- Manuel Ferraz Lorenzo (Espanha)
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- e81871
- América Latina e Abya Yala no ensino de história espanhol: o “descobrimento”, a conquista e as controvérsias da leyenda negra
- Carlos Renato Carola (Brasil), Rafael Valls Montés (Espanha)
- Pedagogia do Oprimido como referência: 50 anos de dados geohistóricos (1968-2017) E o perfil de seu leitor
- Otacilio Antunes Santana (Brasil), Susana Carvalho de Souza (Brasil)
- José Veríssimo, um clássico brasileiro: a antologia escolar como canonização literária e formação de leitores
- Felipe Tavares de Moraes (Brasil)
- Poema pedagógico: sociabilidades e retórica na edificação da pedagogia de Anton Makarenko
- Cristiane Fernanda Xavier (Brasil), Marcelo Hornos Steffens (Brasil)
- A Gramática das Criancinhas: um projeto inovador da educadora portuguesa Virgínia Gersão
- Sónia Coelho (Portugal), Susana Fontes (Portugal)
- PDF (PORTUGUÊS (PORTUGAL))
- Saberes profissionais do professor que ensina geometria: propostas belgas no relatório de Luiz Reis (1892)
- Gabriel Luís da Conceição (Brasil), Maria Celia Leme da Silva (Brasil)
- Educação Rural em Portugal como Objeto de Estudo: Possibilidades de Especificações Conceituais (1990-2018)
- Flávio Reis Santos (Brasil), Magda Valéria Silva (Brasil)
- Golpes y brazos en cruz: el castigo escolar en la escuela pública franquista (1938-1951)
- Miriam Sonlleva Velasco (Espanha)
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- “Contra o terrível mal do analfabetismo”: Escopo e raio de ação do jornal “A Escola” (1918-1920).
- Maria Alda Pinto Soares (Brasil), Maria Do Amparo Borges Ferro (Brasil)
- El control del espacio escolar: condiciones higiénicas y pedagógicas de las escuelas (España, 1857-1931)
- Francisco Martín Zúñiga (Espanha), Mª del Carmen Sanchidrián Blanco (Espanha)
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- Entre affect et autorite: modulations au cours de diffe-rents moments de l’histoire de l’education chilienne (c. 1820-c. 1950)
- Pablo Toro-Blanco (Chile)
- PDF (FRANÇAIS (FRANCE)) PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- “Os meninos diante de nós”: educação, arte e política na exposição de desenhos de escolares britânicos (1941)
- Dulce Regina Baggio Osinski (Brasil)
- Los batallones escolares de la patria. Estudio comparado de las representaciones sobre el cuerpo y el entrenamiento de los maestros de esgrima del Centenario
- Alejo Levoratti (Argentina), Diego Roldán (Argentina)
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- Génese em Portugal dos museus de arte do estado como lugares de instrução pública e sua substituição pelos museus de contemplação (1833-1899)
- António Henriques (Portugal)
- PDF (PORTUGUÊS (PORTUGAL))
- A educação rural brasileira analisada por Lourenço Filho no início da década de 1960
- Macioniro Celeste Filho (Brasil)
- Ler e escrever como possibilidade de uma relação infantil com o tempo
- Betina Schuler (Brasil)
- Educação do anormal a partir dos testes de inteligência
- Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira (Brasil)
Entrevista / Interview / Entrevista
- Dimensão acadêmica e pública da atuação de um intelectual em busca do direito à educação e da justiça social: entrevista com Carlos Roberto Jamil Cury
- Décio Gatti Júnior (Brasil)
- A pesquisa sobre o ensino primário no Brasil: um modo de compreender o significado social do ensino
- José Edimar de Souza (Brasil)
Resenha / Digest / Reseña
- Instrucção primaria municipal: “50 Lições Ruraes”
- Magda de Abreu Vicente (Brasil)
- Regras de bem viver para todos: a bibliotheca popular de hygiene do Dr. Sebastião Barroso
- Michele Ribeiro de Carvalho (Brasil)
- Por que só os pobres fazem greve?
- Cristian Cipriani (Brasil)
- Escolarização, culturas e instituições Escolas étnicas italianas em terras brasileiras
- Gisele Belusso (Brasil)
Acervo / Archive / Colección
- Tatu Magazine: os modos de ser e fazer do Repositório Digital Tatu
- Alessandro Carvalho Bica (Brasil), Tobias de Medeiros Rodrigues (Brasil), Simôni Costa Monteiro Gervasio (Brasil)
Documento / Document / Documento
- Estabelecimentos de ensino comercial existentes no Brasil – 1946
- Eduardo Cristiano Hass da Silva (Brasil)
Tradução – Translation
- Primeiro Congresso Nacional para o melhoramento das condições dos surdos-mudos
- José Raimundo Rodrigues (Brasil), Lucyenne Matos da Costa Vieira Machado (Brasil)