História & Cinema | ArtCultura | 2006
Para nossa alegria, que queremos compartilhar com nossos colaboradores, ArtCultura: Revista de História, Cultura e Arte vem colhendo, dia após dia, bons frutos. Nos últimos tempos, aumentou, sensivelmente, o rol de seus leitores e assinantes, fato que se traduziu, inclusive, no crescimento significativo das contribuições submetidas à apreciação do corpo de pareceristas da revista. Ao lado disso, conquistamos igualmente o reconhecimento institucional. Na mais recente avaliação do Qualis/Capes, ArtCultura foi classificada como publicação nível “A Nacional”, agora não apenas em sua área específica, História, mas também em Artes/ Música, que engloba a produção no campo de Artes Cênicas e Visuais. Para culminar, tanto o CNPq como a Capes resolveram aplicar uma injeção de recursos na revista, o que nos possibilitará, ainda em 2007, ajustar os passos com o calendário civil, lançando as edições n. 14 e 15 no seu ano de referência.
Com entusiasmo redobrado, portanto, oferecemos aos nossos leitores a ArtCultura n. 13, que leva adiante a proposta de valorizar as redes de interlocução entre História, Cultura e Artes em geral. Esta edição se abre com 8 textos que compõem o dossiê História & Literatura, a começar por um artigo inédito de Roger Chartier, na esteira de sua estada em Uberlândia durante seminário internacional promovido pela Linha História & Cultura do Programa de Pós-graduação em História da UFU. Outra novidade fica por conta da estréia da seção Polêmica, na qual Sidney Chalhoub põe em questão alguns aspectos da abordagem de John Gledson a respeito da fatura literária de Machado de Assis.
Na seqüência, aparece o dossiê História & Música Popular — organizado pelo novo co-editor de ArtCultura, Adalberto Paranhos —, um desdobramento, num certo sentido, daquele acolhido na edição n. 9 com o título de História & Música. Sob focos diversos, porém como águas do mesmo pote, se passa em revista a produção historiográfica em torno da música popular brasileira e se analisam temáticas particulares, que vão das relações de gênero no mundo das canções à busca da integração cultural do Brasil à América Latina.
Como uma contribuição a mais para fustigar a imaginação e a reflexão dos leitores, apresentamos um minidossiê, História & Cinema, cujo propósito consiste em ampliar a escala de observação dos diálogos entretidos entre História, Cultura e Arte. As imbricações envolvendo cinema e meios de comunicação, cinema e política, seja no Brasil, seja em Cuba, ocupam, aí, lugar central. Todos esses temas são, é claro, muito caros à História Cultural. Não é por outra razão que ArtCultura n. 13 se fecha com uma resenha que evidencia os estreitos nós que vinculam hoje a produção historiográfica às imagens e aos sons, para além dos textos.
Organizadora
Kátia Rodrigues Paranhos – Editora
Referências desta apresentação
PARANHOS, Adalberto; PARANHOS, Kátia Rodrigues. Apresentação. ArtCultura. Uberlândia, v. 8, n. 13, jul./dez. 2006. Acessar publicação original [DR]