História & Censura no Mundo das Artes | ArtCultura | 2012
Foi dada a largada nesta edição da ArtCultura para trilharmos caminhos nunca dantes navegados em suas páginas. Assim, sob o hálito próprio ao sabor de novidades a serem experimentadas, acolhemos um dossiê e dois minidossiês que ampliam o leque temático da revista a fim de buscar atender a um repertório de interesses diferenciados dos nossos assinantes e leitores.
Este número é aberto por colaborações de peso, provenientes tanto do exterior como do Brasil, que deságuam no dossiê Cultura Histórica & Cultura Historiográfica, por meio do qual se procura adensar a reflexão teórica nos domínios da História. Sob a batuta de Julio Bentivoglio, doutor em História Econômica pela USP e professor da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), em boa hora reuniu-se um seleto grupo de pesquisadores que se lançam a novos desafios em função da envergadura dos compromissos que assumem no campo da produção intelectual.
A próxima parada é o minidossiê História & Censura no Mundo das Artes. Nele agrupamos contribuições remetidas, espontaneamente, para a ArtCultura. Seus artigos cruzam música, política e Igreja no Brasil colonial, a resistência cultural do front teatral e as memórias do medo à época da ditadura militar que se prolongou entre 1964 e 1985 no Brasil. O fio que as interliga é a ação implacável da censura em distintos momentos históricos.
A caminhada prossegue com o minidossiê História & Rádio, organizado por Newton Dângelo, doutor em História Social pela PUC-SP e professor do Instituto de História da UFU. Contamos aí com textos os recebidos pela revista que incorporam à agenda de pesquisa um tema que muitas vezes ficou pelo caminho, relegado a segundo plano, em que pese a importância do veículo rádio, seja no passado, seja no presente. Educação a distância via rádio, música popular no rádio paraense e os enlaces entre rádio e fado são as temáticas enfocadas.
Já a seção Artigos se inicia com a abordagem da escrita de mulheres e sexualidade nos tempos do Renascimento italiano. Em continuação, coerentemente com o perfil editorial da ArtCultura – que se soma aos esforços voltados para atenuar a rigidez de fronteiras fixas entre a História, de um lado, e as Artes e Cultura em geral, de outro – , abrigamos duas contribuições que colocam os cult movies e o documentário no centro da tela. Por último, em duas resenhas, o tango pede passagem e Michel Foucault é examinado sob as lentes de Georges Canguilhem.
Resta-nos, uma vez mais, agradecer à Edufu, ao CNPq, à Capes e à Fapemig pela injeção de recursos aplicados na revista, que ora se apresenta, de novo, em cores, como parte de seu constante projeto de atualização visual.
Organizadores
Adalberto Paranhos – Mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor do Instituto de Ciências Sociais e dos Programas de Pós-graduação em História e em Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisador do CNPq. Autor, entre outros livros, de O roubo da fala: origens da ideologia do trabalhismo no Brasil. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2007. E-mail: akparanhos@uol.com.br
Kátia Rodrigues Paranhos – Professora do Instituto de História da UFU e co-editora da ArtCultura.
Referências desta apresentação
PARANHOS, Adalberto; PARANHOS, Kátia Rodrigues. Apresentação. ArtCultura. Uberlândia, v. 14, n. 25, p. 5, jul./dez. 2012. Acessar publicação original [DR]