Hipátia. São Paulo, v.4, n.2, 2019 / v.1, n.1, 2016.
Hipátia. São Paulo, v.4, n.2, 2019.
Publicado: 2019-12-30
Editorial
Ensaios
- A Tragédia da Esquerda Acadêmica e o Mal-estar na Universidade Brasileira
- Marcelo Salles Batarce | pdf
- Artigos
- Ciências Humanas e Exatasum diálogo difícil
- Roberto Ribeiro Baldino | pdf
- Rupturas em Limites de Estruturas Matemáticas da Música Ocidental
- Chrisley Bruno Ribeiro Camargos, Ademir Donizeti Caldeira | pdf
- Ensaios sobre Compreensões em Matemática em Perspectivas de Resolução de Problemasuma análise percussiva de atividades ao zapeamento
- Luiz Carlos Leal Junior, Lourdes de la Rosa Onuchic | pdf
- Uma Caracterização das Tarefas Desenvolvidas na Disciplina Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental em Matemática de uma Instituição Privada
- Diego Fogaça Carvalho , Osmar Pedrochi Junior , Fátima Dias | pdf
- Os Teoremas de Pappus para os Sólidos de RevoluçãoA demonstração de James Gregory
- Robson Raulino Rautenberg, Roy Wilhelm Probst | pdf
Iniciação Científica
- O Método dos Mínimos Quadrados Aplicado ao Ajuste de Curvas
- Francisca Edna Ferreira, Reginaldo Amaral Cordeiro Junior | pdf
- A Abordagem da Trigonometria no Livro Didático do 9º Ano do Ensino Fundamental
- Jeferson Santos José | pdf
Relatos de Experiência
- O Ensino da Matemática por meio da Contação de Histórias
- Wellington Rabello de Araujo, Gisele de Lourdes Monteiro, Fabiane Mondini, Rosa Monteiro Paulo | pdf
Resenhas
- PEREIRA, D. E. Correspondências Científicas como uma Relação Didática entre História e Ensino de Matemática. 2014. 281 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
- Luís Felipe Gonçalves Carneiro, Mirian Maria Andrade Gonçalez | pdf
Hipátia. São Paulo, v.4, n.1, 2019.
Publicado: 2019-07-03
Editorial
- Editorial
- César Otero-Garcia; Linlya Sachs | pdf
- Apresentação
- Milton Rosa | pdf
Ensaios
- O Programa Etnomatemática e a Crise da Civilização
- Ubiratan D’Ambrosio | pdf
Artigos
- Um Currículo Trivium para a Matemática Fundamentado nas Perspectivas da Etnomatemática e da Modelagem
- Milton Rosa, Daniel Clark Orey | pdf
- Potencialidades do Inventário da Realidade para Escola do Campo em Áreas de Reforma Agrária
- Línlya Sachs | pdf
- Aproximações da Etnomatemática e Interculturalidade nas Produções Acadêmicas com a Temática Indígena
- Maria Aparecida Mendes de Oliveira | pdf
- A História da Matemática numa Perspectiva para a Formação Humana dos Futuros Professores de Matemática
- Janine Barbosa Lima Fransolin, Roberto Barcelos Souza | pdf
- Uma Proposta para Integrar a História da Matemática ao Ensino de Matemáticahistória das matrizes e as regras do discurso matemático
- Aline Bernardes | pdf
- Etnomatemática e Prática Docente Indígenaa cultura como eixo integrador
- Sanda Maria Nascimento de Mattos, José Roberto Linhares de Mattos | pdf
- A Etnomatemática em uma Comunidade Quilombola da Região Amazônicaelo entre conhecimento empírico e escolar
- Romaro Antônio Silva, José Roberto Linhares de Mattos | pdf
- Uma Discussão sobre a Educação Matemática no Contexto do Trabalho e da Economia Solidária
- Geisa Zili Shinkawa da Silva, Marcela Aparecida Penteado Rossini, Renata Cristina Geromel Meneghetti | pdf
- Etnomatemática e Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemáticaum olhar sobre a produção científica no Brasil
- Rodrigo Tadeu Pereira Costa, Cristiane Coppe Oliveira | pdf
- Sentidos Produzidos ao Processo Educativo a partir de uma Prática Pedagógica com Base na Etnomatemática
- Vanessa Silva da Luz, Celiane Costa Machado | pdf
- Etnomatemática, Práticas Pedagógicas e Professores da Educação Básica
- Marli Teresinha Quartieri, Ieda Maria Giongo, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt | pdf
- Educação Financeira na Escola Básica Brasileiraum olhar sociológico
- Luzia de Fátima Barbosa Fernandes, Denise Silva Vilela | pdf
Hipátia. São Paulo, v.3, n.2, 2018.
Publicado: 2018-12-31
Editorial
Artigos
- UMA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA PARA O MODELO CLÁSSICO DE MALTHUS
- Lorena Carolina Rosa Biffi, Breno Gabriel da Silva, Lucieli Trivizoli | PDF
- INVARIANTES OPERATÓRIOS E NÍVEIS DE GENERALIDADE MANIFESTADOS POR ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- Keila Tatiana Boni, Angela Marta Pereira das Dores Savioli | PDF
Iniciação Científica
- PÁGINA DA INTERNET PARA O ESTUDO DE SISTEMAS LINEARES VIA FATORAÇÃO LU
- Isabela Cassia Dominical Parra, Gustavo Cabrelli Nirschl | PDF
Relatos de Experiência
- LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM DEBATE A LUZ DAS PROPOSTAS DA UFT E DA UFCA
- ROCHELANDE FELIPE RODRIGUES, Paulo Gonçalo Fárias Gonçalves, Kaled Sulaiman Khidir | PDF
Resenhas
- MORAIS, R. dos S. O processo constitutivo da Resolução de Problemas como uma temática da pesquisa em educação matemática. 2015. 471f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2015
- Cidimar Andreatta, Norma Suely Gomes Allevato | PDF
- SILVA, C. R. da. Os Signos Peirceanos e os Registros de Representação Semiótica: qual Semiótica para a Matemática e seu Ensino? 2013. 202f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2013.
- Naíma Soltau Ferrão | PDF
Hipátia. São Paulo, v.3, n.1, 2018.
Publicado: 2018-06-30
Editorial
Ensaios
- FONOLOGIA, DISCURSO E INTERDISCIPLINARIDADE: RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE A FONOLOGIA E A MÚSICA
- Waldemar Ferreira Netto | PDF
Artigos
- SINAIS DE PONTUAÇÃO E LINGUÍSTICA APLICADA
- Anderson Silva | PDF
- ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: MUITO ALÉM DA GRAMÁTICA E DA ESTRUTURA DO TEXTO
- Maria Beatriz Gameiro Cordeiro | PDF
- GÊNEROS DA ESFERA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E A FORMAÇÃO DE LEITORES
- Jéssica Máximo Garcia | PDF
- NO PRINCÍPIO ERA O VERBO, FEZ-SE A LINGUAGEM E CRIOU-SE O DISCURSO
- Marta Silva Souza | PDF
- O QUE UMA SIMPLES VOLTA NA PRAÇA PODE DIZER SOBRE NÓS: UM ESTUDO SOBRE NARRATIVA ORAL E O CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO DO MÉDIO TIETÊ
- Rosicleide Rodrigues Garcia, Fábio Garcia Dias | PDF
- GÊNEROS DISCURSIVOS E ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: CONTRASTES DA TEORIA À PRÁTICA PEDAGÓGICA
- Vitor Pereira Gomes | PDF
Hipátia. São Paulo, v.2, n.2, 2017.
Editorial
- Editorial
- César Otero-Garcia, Línlya Sachs
Artigos
- CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE AS METODOLOGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
- Gabriela Castro Silva Cavalheiro, Renata Cristina Geromel Meneghetti, Augusta Teresa Barbosa Severino | PDF
- O NÚMERO DE EULER: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA A ESCOLARIDADE BÁSICA.
- Wagner Marcelo Pommer | PDF
Comunicações Científicas
- AS PESQUISAS BRASILEIRAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DV´S INCLUSOS: UMA REVISÃO CATEGORIZADA
- Fábio Alexandre Borges, Tiago Pereira | PDF
- O QUE OS ALUNOS DIZEM? UMA REFLEXÃO DE UMA PRÁTICA DE SALA DE AULA VIVENCIADA À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA
- Daniela Harmuch, Marcele Tavares Mendes | PDF
- O CAMPO DO ENSINO DE GEOMETRIA NO BRASIL: DO BRASIL COLÔNIA AO PERÍODO DO REGIME MILITAR
- Sandra Konzen, Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi, Bruna Larissa Cecco | PDF
- AS FUNÇÕES DIDÁTICAS DESEMPENHADAS PELA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
- Elisangela Miranda Pereira Carlini, Mariana Feiteiro Cavalari Silva | PDF
Resenhas
- CORDEIRO, E. M. Travessias de Cecília: a caminho da Educação Matemática no Ceeja Padre Moretti (Rondônia). São Paulo: Cultura acadêmica, 2015.
- Liliane dos Santos Gutierre | PDF
Hipátia. São Paulo, v.2, n.1, 2017.
Publicado: 2017-06-30
Editorial
- Editorial
- César Otero-Garcia, Línlya Sachs
Artigos
- O USO DO GEOGEBRA NA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ANALÍTICA NO ENSINO MÉDIO
- Gilreide Maria Silva, Miriam Cardoso Utsumi | PDF
- Comunicações Científicas
- A BALESTILHA: UM INSTRUMENTO NÁUTICO COMO RECURSO PARA ABORDAR CONCEITOS MATEMÁTICOS
- Antonia Naiara de Sousa Batista, Ana Carolina Costa Pereira | PDF
- MODOS OUTROS DE EXPRESSÃO DOS CÁLCULOS DIFERENCIAL E INTEGRAL NOS RASTROS DE EUDOXO E ARQUIMEDES
- Diego de Matos Gondim | PDF
- CÁLCULO INTERATIVO: UM AMBIENTE VIRTUAL DE SUPORTE ÀS AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
- Alan Franco do Couto, André Luis Trevisan | PDF
- Resenhas
- FUX, J. Literatura e Matemática: Jorge Luís Borges, George Perec e o OULIPO. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2016.
- Rafael Montoito Teixeira | PDF
- LORENZATO, S. (Org.). Aprender e ensinar geometria. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2015. – (Série Educação Matemática).
- Marcelo Bergamini Campos | PDF
- SKOVSMOSE, O. Educação Matemática crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001, Coleção Perspectivas em Educação Matemática, SBEM, 160 p.
- Virgínia Cardia Cardoso | PDF
Hipátia. São Paulo, v.1, n.1, 2016.
Publicado: 2016-12-31
Editorial
- EDITORIAL
- S.César Otero-Garcia
Artigos
- ALGUNS ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO CONCEITO DE FUNÇÃO
- Edna Maura Zuffi | PDF
- O QUINTO POSTULADO DE EUCLIDES COMO HISTÓRIA DE PROBLEMAS
- Línlya Sachs | PDF
- PRIMEIRO COLÓQUIO BRASILEIRO DE MATEMÁTICA: UMA BREVE APRESENTAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO FEMININA
- Angélica Raiz Calábria, Mariana Feiteiro Cavalari | PDF
- QUERIDO DIÁRIO: O QUE DIZEM AS NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO E A FUTURA PRÁTICA DO PROFESSOR QUE ENSINARÁ MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
- Américo Júnior, Carmem Lúcia Brancaglion Passos | PDF
- AS RELAÇÕES COM O SABER ESTABELECIDAS NA AÇÃO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA: INVESTIGAÇÕES REALIZADAS COM O USO DA MATRIZ 3X3 ENTRE OS ANOS DE 2011 A 2014
- Diego Fogaça Carvalho, Vanessa Largo | PDF
- OS TRIKERNELS DE STRATONOVICH E DE BEREZIN PARA J=1 E J=3/2
- Nazira Hanna Harb | PDF
Resenhas