Entre nós, cotidianamente, faz-se presentes questões de gênero e sexualidade. Debates acerca dos discursos construídos e instituídos sobre os papeis desempenhados na nossa sociedade a partir das ideias de gênero e sexualidade, estão, cada vez mais, presentes de forma múltipla e diferenciada, e são discutidas, rotineiramente, em jornais, artigos, revistas e demais meios midiáticos, fazendo-se, assim, um tema de amplo debate tanto no meio social quanto acadêmico.
Entre os historiadores, os debates sobre o papel desempenhado pelas relações de gênero expandiram-se e ganharam força mediante a sua abertura para novos objetos e temas de pesquisa, o que se deu a partir das análises interdisciplinares que têm ganhado espaço nas últimas décadas. Compreender e analisar os diversos discursos construídos sobre o gênero e a sexualidade, permite aos pesquisadores observar as experiências históricas sob novos olhares e questionamentos, inserindo, de vez, as questões de gênero, em toda sua complexidade, dentro do métier do historiador atual.
Este novo número da Em Tempo de Histórias apresenta o Dossiê Temático “Gênero e Sexualidade”, o qual tem por objetivo problematizar as relações entre os debates acerca de gênero, sexualidade e historiografia. Busca-se, neste sentido, ampliar os horizontes de análise do historiador, dirigindo o seu olhar para um dos temas mais suscitados na sociedade contemporânea, apreendendo-se, assim, a correlação tão necessária entre estas três áreas do saber. Neste sentido, este Dossiê traz contribuições significativas que apresentam e discutem as imbricações entre questões de gênero e pesquisa histórica, abarcando interesses e temas de pesquisas atuais.
Dentre os artigos que compõem este Dossiê são abordados debates que envolvem as discussões sobre gênero e o discurso literário, a exemplo do artigo de Márcia Medeiros e Tânia Zimmermann, ou ainda, os debates voltados para a questão de gênero, tomando-se por base dados iconográficos, como no artigo de Humberto Araújo. Estão ainda presentes outras discussões, como a análise das práticas sociais e culturais, a partir das questões de gênero, nos movimentos artísticos da década de 1960 no Brasil, conforme apresentada por Andrea Beatriz Wozniak- Giménez, e a interessante relação entre gênero e história oral presente no artigo de Ilsyane do Rocio Kmitta e André Cândido da Silva. É bastante ampla e significativa a multiplicidade de questões presentes em outros artigos deste Dossiê, os quais perpassam o diálogo com a historiografia política, intelectual e cultural em suas diversas questões e possibilidades.
Este novo número apresenta também uma seção livre de artigos. Nesta seção são apresentados trabalhos com temáticas variadas, os quais abrangem diferentes temas de pesquisa e questionamentos. Questões relevantes como as suscitadas nos debates sobre os discursos construídos acerca da independência do Brasil e o ensino de história nas escolas, a título de exemplo, são apresentadas e debatidas no artigo de Joyce Karla Pereira. Portanto, este novo número traz aos leitores uma plêiade de artigos que, em seu conjunto e variedade, busca fomentar e enriquecer os debates historiográficos em voga na Academia nos últimos tempos, colaborando com o desenvolvimento de novos temas de pesquisa na área.
Aproveitamos para agradecer àqueles que contribuíram para este novo número de Em Tempo de Histórias. Desejamos uma boa e instigante leitura!
Diogo D’Angelo de Araujo Roriz
Walkíria Oliveira Silva
Universidade de Brasília
Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…
Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…
Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…
Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…
This website uses cookies.