Gênero, cidade e cotidiano / Dimensões / 2009

Este número de Dimensões – Revista de História da Ufes é uma edição singular e, portanto, especial. À grande importância desse momento em que mais um número da revista vem a público, soma-se a realização de uma nova edição do evento acadêmico bienal promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas, da Universidade Federal do Espírito Santo, o II Simpósio Internacional de História, em parceria com a Université de Paris-Est, cuja temática será Cidade, Cotidiano e Poder, razão pela qual o presente dossiê se intitula Gênero, cidade e cotidiano.

Trata-se de uma edição que é dedicada exclusivamente a um tema predefinido e que reúne em um mesmo conjunto de textos perspectivas de diferentes autores, estudiosos de temáticas que dizem respeito às relações de gênero e ao cotidiano da vida feminina nas cidades. O objetivo básico dessa edição é dar aos leitores uma visão geral de seu conteúdo, que de regra compreende estudos que envolvem as relações urbanas.

Fruto da dedicação e trabalho da equipe de organizadores e editores, que não poupou esforços (e tempo) para a sua elaboração, desde a concepção, passando pela chamada de trabalhos, a seleção e edição, Dimensões ganha, nesta edição, o dossiê Gênero, cidade e cotidiano, que concretiza um projeto elaborado há muito tempo pelo Programa de Pós-Graduação: o de uma publicação especial reunindo pesquisadores vinculados a instituições acadêmicas, governamentais ou não governamentais, que investigam aspectos históricos, culturais, econômicos e políticos da temática “gênero”.

A opção por esse dossiê denota a necessidade de um novo entendimento sobre o cotidiano das cidades, suporte de representações e de memórias que se transformam no dia-a-dia a partir de mudanças que se originam do comportamento feminino e das relações entre os homens, entre as mulheres e entre os homens e as mulheres. O subsídio dado a essas transformações urbanas pelos estudos dos comportamentos sociais baseados no feminino e nas conquistas dos movimentos sociais gera pontos de vista distintos que, combinados aqui talham a marca da interdisciplinaridade e refletem significativas diferenças teóricas.

Os artigos elaborados pelos pesquisadores que compõem esta edição são temas conjunturais, estruturais e práticos, que, supomos, darão aos leitores a oportunidade de constatar que os estudos de gênero não são conceitualmente fechados em si mesmos, antes são pesquisas que estão presentes em todos os segmentos acadêmicos. Além do que, os artigos aqui reunidos se pautam pela análise sociohistórica e político-legal da vida nas cidades que tem influenciado o cotidiano da mulher brasileira.

O presente dossiê, por tudo isto, e pelo marco que alcança, reforça a ideia de que é singular e, ao mero folhear da revista, percebe-se que a coletânea de artigos foi concebida com este espírito e com seu habitual propósito, que é o de proporcionar uma leitura acadêmica dinâmica e compromissada com o aprendizado intelectual.

Fica nossa felicitação para todos os homens e mulheres participantes pelo seu efetivo esforço e auxílio intelectual na construção de mais uma edição de Dimensões – Revista de História da Ufes.

Professora Doutora Maria Beatriz Nader

Professor Doutor Sebastião Pimentel Franco

Organizadores.


NADER, Maria Beatriz; FRANCO, Sebastião Pimentel. Apresentação. Dimensões. Vitória, n.23, 2009. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.