Formação de Professores: tecnologias e educação a distância | EmRede – Revista de Educação a Distância | 2016

Prezado(a) Leitor(a),

O volume 03 da Revista EmRede traz o dossiê Formação de Professores – tecnologias e educação a distância. Quando pensamos este dossiê, imaginávamos estas duas temáticas como essenciais à pesquisa sobre educação a distância no contexto hoje vivido pelo Brasil. Contudo, fomos surpreendidos pela preponderância do tema Tecnologias e EaD, o que explica seu destaque nos artigos aqui publicados.

Assim, os cinco primeiros artigos desse número da Revista EmRede têm o professor como foco. O primeiro artigo discute a influência da dimensão tecnológica das IES no desenvolvimento de competências docentes para a EaD. O segundo artigo faz um levantamento sobre as motivações de professores de Línguas Estrangeiras num curso na modalidade a distância. Já o terceiro apresenta os desafios e avanços dos professores quando há uma inversão da lógica da aprendizagem na sala de aula, utilizando-se ferramentas de EaD. O quarto artigo traz uma análise dos desafios enfrentados por professores e alunos no processo ensino-aprendizagem em um curso de graduação a distância. O último artigo dessa seção mostra como é necessário a intervenção ativa do professor-tutor num curso a distância para que ocorra a autonomia da aprendizagem de estudantes no que se refere à significação e à contextualização do conhecimento.

Abrindo um campo de discussão no qual preponderam as tecnologias, o sexto artigo trata da criação de uma plataforma de vídeo mantida por usuários, professores e alunos, de um curso a distância na Universidade Nacional de Educação a Distância de Madrid. O sétimo artigo discute as possibilidades e desafios do desenho didático e da mediação pedagógica em Ambientes Virtuais. A questão dos desafios continua no oitavo artigo que reflete sobre a experiência de implantação de cursos MOOC em uma IFES. Fazendo um estudo comparativo do desenvolvimento da oralidade em Língua Inglesa nas modalidades a distância e presencial, os autores do nono artigo afirmam que a aprendizagem de língua estrangeira pode demonstrar desenvolvimento oral equivalente em ambas as modalidades. O décimo artigo trata de aspectos importantes referentes às peculiaridades da educação a distância: tutoria, materiais didáticos e avaliação.

Por fim, o último artigo desta seção traz um relato de experiência da Universidade Federal do Amazonas no qual se aponta como os entraves geográficos e metodológicos tem sido superados em busca de uma tecnologia social para a Educação a Distância na região Norte.


Organizadores

Gabriel Santos Albuquerque – Professor.

Glaucia da Silva Brito – Professora.


Referências desta apresentação

ALBUQUERQUE, Gabriel Santos; BRITO, Glaucia da Silva. Editorial. Formação de Professores: tecnologias e educação a distância.EmRede – Revista de Educação a Distância. Porto Alegre, v. 3, n.1, 2016. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.