Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá, v.16, n.1, 2021.
Artigos
- A RELEVÂNCIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA A CIDADANIA E A INCOERÊNCIA DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIASThe relevance of scientific knowledge for citizenship and the incoherence of science education | Marco Antonio Moreira
- A RELEVÂNCIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA A CIDADANIA E A INCOERÊNCIA DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS | PESQUISA EM SALA DE AULA: RELATO DE ESTUDO SOBRE VACINAS DESENVOLVIDO COM ESTUDANTES DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALIn-classroom Research: study report about vaccines with 7th grade students of an elementary school | Paola Cazzanelli, Valderez Marina do Rosário Lima
- PESQUISA EM SALA DE AULA: RELATO DE ESTUDO SOBRE VACINAS DESENVOLVIDO COM ESTUDANTES DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTUDO DO AR NA ÁREA DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIAConsiderations on the Study of Air in the Education of Teachers of the Pedagogy Course | Karla Gisleine Ferrari Torres, Lucila Akiko Nagashima
- CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTUDO DO AR NA ÁREA DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA | LABORATÓRIO VIRTUAL DE ASTRONOMIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA TERCEIRA LEI DE KEPLERVIRTUAL ASTRONOMY LAB: DIDACTIC PROPOSAL FOR THE TEACHING OF PLANETARY CONFIGURATIONS IN CLASSROOM | Hualan Patrício Pacheco, Laffert Gomes Ferreira da Silva, Ana Maria de Lima Souza, Mirian Rodrigues Pedrosa
- LABORATÓRIO VIRTUAL DE ASTRONOMIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA TERCEIRA LEI DE KEPLER | METODOLOGIA DE ENSINO ATIVA BASEADA NA LEI DA DIFUSÃO DA INOVAÇÃO PARA O ENSINO MÉDIOActive teaching methodology based on the law of diffusion and innovation for high school | Eurípia Leonel Santana, Mayana Rodrigues Santos Ribeiro, Ruth Elizabeth Cruz, Maria Aparecida Gomes
- METODOLOGIA DE ENSINO ATIVA BASEADA NA LEI DA DIFUSÃO DA INOVAÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO | FOMENTANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DE UMA PROPOSTA DE ESTUDO DE CASOPromoting scientific literacy in youth and adult education from a case study proposal | Carla Irene Zampieron, Luciana Passos Sá
- FOMENTANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DE UMA PROPOSTA DE ESTUDO DE CASO | JOGO “DETROIT: BECOME HUMAN” COMO GUIA DE REFLEXÃO SOBRE A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIALGame “Detroit: Become Human” as guide of reflection about the Fourth Industrial Revolution | João Batista Lopes Coelho Jr., Claudia Jurberg, Bruna de Oliveira Santos Pinto, Marcelo Diniz Monteiro de Barros
- JOGO “DETROIT: BECOME HUMAN” COMO GUIA DE REFLEXÃO SOBRE A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL | CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DE REPRESENTAÇÕES DIAGRAMÁTICAS NO CÁLCULO DE PROBABILIDADES CONDICIONADASConsiderations on the use of diagrammatic representations in the calculation of conditional probabilities | Carla Santos, Cristina Dias
- CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DE REPRESENTAÇÕES DIAGRAMÁTICAS NO CÁLCULO DE PROBABILIDADES CONDICIONADAS | O USO DIDÁTICO DA FENOMENOLOGIA EM UMA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIASThe Didactic Use of Phenomenology in an Instrumentation Discipline for the Teaching of Sciences | Raul Isaias Campos, Frederico Firmo de Souza Cruz, Paulo José Sena dos Santos
- O USO DIDÁTICO DA FENOMENOLOGIA EM UMA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS | PROPOSIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMPLEMENTAR AO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTOLOGIA ANIMAL NO ENSINO MÉDIOProposal of a didactic sequence complementary to the textbook for teaching animal histology in the high school | Thalita Macedo Araújo, Míriam Conceição de Souza Testasicca, Adilson Ribeiro de Oliveira
- PROPOSIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMPLEMENTAR AO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTOLOGIA ANIMAL NO ENSINO MÉDIO | PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NO CONCURSO INTERNACIONAL DA NASA SOBRE ASSENTAMENTOS ESPACIAISBrazilian participation in the NASA space settlement international contest | Ivan Glaucio Paulino-Lima
- PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NO CONCURSO INTERNACIONAL DA NASA SOBRE ASSENTAMENTOS ESPACIAIS | JOGOS E MODELOS DIDÁTICOS, ASSOCIADOS À AULA EXPOSITIVA DIALOGADA, NO ENSINO DE CITOLOGIAGames and Didactic Models, Associated with the Dialogued Expository Class, in the Teaching of Cytology | Antonio Sérgio de Sousa, Francisca Carla Silva de Oliveira, Fábio José Vieira
- JOGOS E MODELOS DIDÁTICOS, ASSOCIADOS À AULA EXPOSITIVA DIALOGADA, NO ENSINO DE CITOLOGIA | VERDADE OU DESAFIO? UM JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA NO ENSINO DE TERMOQUÍMICATruth or dare? A didactic game as an alternative in Termochemistry teaching | Matheus Leão Mota, Ronilson Freitas de Souza
- VERDADE OU DESAFIO? UM JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA | ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÓRMULAS QUÍMICAS E NOMENCLATURA DE BASES E ÁCIDOS INORGÂNICOS NO ENSINO MÉDIOElaboration and application of a didatic game for teaching and learning of chemical formulas and nomenclature of inorganic bases and acids in high school | Leonardo Coutinho Ribeiro, Paulo Rogerio Garcez de Moura, Fabiana da Silva Kauark
- ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÓRMULAS QUÍMICAS E NOMENCLATURA DE BASES E ÁCIDOS INORGÂNICOS NO ENSINO MÉDIO | RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ATIVIDADES LÚDICAS SOBRE O TEMA UNIVERSOReport of experience in Science teaching: ludic activities about the universe | Roselany Firmino Marinheiro Machado, Bianca Martins Santos, André Ricardo Ghidini
- RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ATIVIDADES LÚDICAS SOBRE O TEMA UNIVERSO | ENSINO HÍBRIDO GAMIFICADO NA QUÍMICA: O MODELO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO ENSINO DE RADIOATIVIDADEGamified Blended Learning in chemistry: stations rotation model in the teaching of radioactivity | José Eudes da Silva de Oliveira, Bruno Silva Leite
- ENSINO HÍBRIDO GAMIFICADO NA QUÍMICA: O MODELO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO ENSINO DE RADIOATIVIDADE | SEMÁFORO NUTRICIONAL COMO ESTRATÉGIA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO ALIMENTARNutritional signpost as an awareness strategy for nutritional education | Ana Eliza de Freitas Martinho, Débora de Aguiar Lage
- SEMÁFORO NUTRICIONAL COMO ESTRATÉGIA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO ALIMENTAR | O TEMA ÁGUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIAThe Water Theme in Childhood Education: Experience Report | Érica de Souza e Souza, Ailton Cavalcante Machado, Augusto Fachín Terán, Laura Belém Pereira, Januário Nogueira Rodrigues Filho
- O TEMA ÁGUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA | FÍSICA QUÂNTICA E O ENSINO DE FÍSICA NA CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES À LUZ DA HISTÓRIA E DA EPISTEMOLOGIA REVISADA DE POPPERQuantum physics and the teaching of physics in contemporary times: reflections in the light of history and the Popper’s revised epistemology | Neusa Teresinha Massoni, Alan Alves-Brito
- FÍSICA QUÂNTICA E O ENSINO DE FÍSICA NA CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES À LUZ DA HISTÓRIA E DA EPISTEMOLOGIA REVISADA DE POPPER | PALEOARTE NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA FERRAMENTA PARA DIFUSÃO DO ENSINO SOBRE A PALEOBIODIVERSIDADE DA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SULPaleoart in the school environment: a tool for the dissemination of teaching about the paleobiodiversity of the central region of Rio Grande do Sul | Débora Moro, Rômulo Hohemberger, Catiane Mazocco Paniz
- PALEOARTE NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA FERRAMENTA PARA DIFUSÃO DO ENSINO SOBRE A PALEOBIODIVERSIDADE DA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL | PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CINEMA COMO MEDIADOR DO DISCURSOInterdisciplinary perspective in teacher training: cinema as a moderator of discourse | Cinde de Sousa Costa, Maria Cristina Martins Penido, Dielson Pereira Hohenfeld
- PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CINEMA COMO MEDIADOR DO DISCURSO | O TEATRO CIENTÍFICO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE FÍSICA E A FORMAÇÃO DOCENTEScientific theater as methodological resource for teaching physics and teacher training | João dos Santos Cabral Neto, Iandra Maria Weirich da Silva Coelho
- O TEATRO CIENTÍFICO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE FÍSICA E A FORMAÇÃO DOCENTE | ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM CAMINHO A DEBATIBILIDADEArgumentation in the teaching of mathematics: a path the dibatability | Taís de Oliveira Silva
- ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM CAMINHO A DEBATIBILIDADE | ALAGAMENTOS EM VICENTE PIRES/DF: UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA OS ANOS INICIAISFlooding of Vicente Pires / DF: a proposal for scientific literacy for the elementary school | Wesley Pereira Nunes da Silva, Roseline Beatriz Strieder
- ALAGAMENTOS EM VICENTE PIRES/DF: UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA OS ANOS INICIAIS | O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DA FERMENTAÇÃO ALCOÓLICAThe Inquiry Teaching learning of Science as a strategy to promote scientific literacy regarding the alcoholic fermentation | Daniel Carlos Martins, Sérgio Geraldo Torquato de Oliveira
- O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DA FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA | AÇÃO CONJUNTA PARA O ENSINO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIAJoint Action for Teaching Educational Robotics in Public Schools of the Municipal Network of Goiânia | Carlos Roberto da Silveira Junior, Cláudio Afonso Fleury, Giovana Fernandes da Costa
- AÇÃO CONJUNTA PARA O ENSINO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA | A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROSTÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E EXPERIMENTAL, UTILIZANDO BLOGS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICAThe construction of electrostatic concepts in middle school: a historical and experimental approach, using blogs as a pedagogical tool | Janaína de Souza Moreira do Amaral, Marília Paixão Linhares, Cassiana Barreto Hygino Machado
- A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROSTÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E EXPERIMENTAL, UTILIZANDO BLOGS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA | O USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO- PROBLEMA PARA O ESTUDO DO SOM NO ENSINO FUNDAMENTALThe use of teaching sequence from a situation – problem for the study of sound in fundamental education | Ivan Viana dos Santos, Soraya Farinas Aquino
- O USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO- PROBLEMA PARA O ESTUDO DO SOM NO ENSINO FUNDAMENTAL | AULAS PARA ALUNOS DE TERCEIRA IDADE: TRABALHANDO O CONCEITO DE PH ATRAVÉS DA CONTEXTUALIZAÇÃO E DO TEMA GERADOR ÁGUAClasses to third Age students: the pH concept through contextualization and water as a generator theme | Sabrina Ransolin, Deise Borchhardt Moda
- AULAS PARA ALUNOS DE TERCEIRA IDADE: TRABALHANDO O CONCEITO DE PH ATRAVÉS DA CONTEXTUALIZAÇÃO E DO TEMA GERADOR ÁGUA | A QUÍMICA NA COZINHA: UMA POSSIBILIDADE DE OFICINA TEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSChemistry in the kitchen: A possibility of thematic workshop for youth and adult education | Charles Ivo de Oliveira Júnior, Rafael Xavier Resende, Lucilene Maria dos Santos Paiva, Pâmella Sabrine Ferreira Pacheco, Suzana Cavalcante Lacerda Lisboa, Simone Machado Goulart, Juliana Moraes Franzão
- A QUÍMICA NA COZINHA: UMA POSSIBILIDADE DE OFICINA TEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | A ABORDAGEM TEMÁTICA E OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NA SISTEMATIZAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJAThe thematic approach and Three Pedagogical Moments in the systematization of a Didactic Sequence for teaching Sciences in YAE | Maria Ida Lima, Lucken Bueno Lucas, Priscila Caroza Frasson Costa, Marinez Meneghello Passos
- A ABORDAGEM TEMÁTICA E OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NA SISTEMATIZAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA | CAMINHO LÚDICO PARA O ENTENDIMENTO DA CATAPORA ATRAVÉS DE LIVRO TÁTIL TRIDIMENSIONALPlayful path for understanding chickenpox through a three-dimensional tactile book | Cristina Silva Ribeiro de Souza, Rafaela Rego Rivetti Dias, Daniel de Castro Franco Lima, Helena Carla Castro, Neuza Rejane Wille Lima
- CAMINHO LÚDICO PARA O ENTENDIMENTO DA CATAPORA ATRAVÉS DE LIVRO TÁTIL TRIDIMENSIONAL | CONHECIMENTOS POPULARES SOBRE PLANTAS MEDICINAIS DA CAATINGA NA CONSTRUÇÃO DE UMA OFICINA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIASPopular knowledge about medicinal plants of the Caatinga in the construction of a didactic workshop for science teaching | Antonia Marina Costa Albuquerque, Fabrício Bonfim Sudério, Aparecida Barbosa de Paiva, Jaqueline Rabelo de Lima
- CONHECIMENTOS POPULARES SOBRE PLANTAS MEDICINAIS DA CAATINGA NA CONSTRUÇÃO DE UMA OFICINA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS | APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, ALIADA A TEMÁTICA “CHÁS”, NO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID NA ESCOLAProblem-Based Learning, allied to the theme “tea” in the teaching of organic functions: an intervention of PIBID in school | Dhulya Trindade de Oliveira, Fernando Vasconcelos de Oliveira, Vanessa Candito
- APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, ALIADA A TEMÁTICA “CHÁS”, NO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID NA ESCOLA | VÍRUS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS PÓS PANDEMIAVirus: didactic sequence for post-pandemic science education | Talita Fraguas, Carlos Eduardo Fortes Gonzalez, Ronualdo Marques
- VÍRUS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS PÓS PANDEMIA | RECUPERAÇÃO DE ÁREAS SEM COBERTURA VEGETAL NAS MARGENS DOS CURSOS DE ÁGUA: UM JOGO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALRecovering areas without vegetation cover around water courses: a game for environmental education | Mauricio Capobianco Lopes, Patrick Krauss, Rafaela Vieira
- RECUPERAÇÃO DE ÁREAS SEM COBERTURA VEGETAL NAS MARGENS DOS CURSOS DE ÁGUA: UM JOGO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL | PRÁTICAS LÚDICAS EM CONTEÚDOS DE ZOOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕESPlayful practices in zoology content in elementary school: challenge and contributions | Yara Emília Arlindo da Silva, Marcelo de Carvalho
- PRÁTICAS LÚDICAS EM CONTEÚDOS DE ZOOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES | ANÁLISE DOS PROPÓSITOS E AÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DO PROFESSOR DURANTE A REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE SERES VIVOSAnalysis of teacher’s epistemological purposes and actions during the performance of an investigative activity on living beings | Thiago Luis Silva de Oliveira, Caio Castro Freire, Marcelo Pereira, Marcelo Tadeu Motokane
- ANÁLISE DOS PROPÓSITOS E AÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DO PROFESSOR DURANTE A REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE SERES VIVOS | COLEÇÃO DIDÁTICA ZOOLÓGICA: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E AUXÍLIO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIASZoological Didactic Collection: Scientific Dissemination and Assistance to the Teaching and Learning of Sciences | Paulo Rodrigo Cruz dos Santos, José Orlando de Almeida Silva, Vanessa Luz Aragão, Mayara Fernanda Cabral da Rocha, Raimundo Francisco Oliveira Nascimento
- COLEÇÃO DIDÁTICA ZOOLÓGICA: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E AUXÍLIO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS | SEQUÊNCIA DIDÁTICA MEDIADA POR QUESTIONAMENTOS: CONTRIBUIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS POR MEIO DO TEMA MEDICAMENTOSDidactic sequence mediated by questions: contributions to the construction of chemical knowledge through the topic of medicines | Marilde Beatriz Zorzi Sá, Maria Júlia Vargas Lucato
- SEQUÊNCIA DIDÁTICA MEDIADA POR QUESTIONAMENTOS: CONTRIBUIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS POR MEIO DO TEMA MEDICAMENTOS | APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS UTILIZANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O ESTUDO FITOQUÍMICO DA ESPÉCIE Euphorbia tirucalli L.Learning of chemical concepts using a teaching sequence involving the phytochemical study of the species Euphorbia tirucalli L. | Francisco José Mininel, Silvana Márcia Ximenes Mininel
- APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS UTILIZANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O ESTUDO FITOQUÍMICO DA ESPÉCIE Euphorbia tirucalli L. | QUÍMICA, LITERATURA E GRUPOS SOCIALMENTE EXCLUÍDOS: NEGROS, MULHERES E JUDEUS EM UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO INTERDISCIPLINARChemistry, literature and socially excluded groups: black, women and Jews in an interdisciplinary pre-service practice teaching experience | Luciana Massi, Carlos Sérgio Leonardo Júnior
- QUÍMICA, LITERATURA E GRUPOS SOCIALMENTE EXCLUÍDOS: NEGROS, MULHERES E JUDEUS EM UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR | QUÍMICA DOS SUPER HERÓIS: a utilização de uma unidade de ensino potencialmente significativa com séries de tv no ensino de radioatividadeSUPER HERO CHEMISTRY: the use of a potentially significant teaching unit with TV series in teaching of Radioactivity | Beatriz Gatti de Castro, Lúcia Maria de Assis, Raiane Dandara Pereira Pimentel
- QUÍMICA DOS SUPER HERÓIS: a utilização de uma unidade de ensino potencialmente significativa com séries de tv no ensino de radioatividade | RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARTICULADA A EXPERIMENTAÇÃO PARA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS QUÍMICOS RELACIONADOS A TEMÁTICA QUALIDADE DA GASOLINA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIOProblem solving articulated the experimentation to approach chemical contents related to the theme of gasoline quality for highschool students | Edilane Alice de Alcântara Assunção, Ivoneide de Carvalho Lopes Barros, Angela Fernandes Campos
- RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARTICULADA A EXPERIMENTAÇÃO PARA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS QUÍMICOS RELACIONADOS A TEMÁTICA QUALIDADE DA GASOLINA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO | ESTUDO DA TEMÁTICA TINTAS SOB UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR E DECOLONIALStudy of theinks the mefromaninter disciplinary and decolonial perspective | Hellen Crislanny Marinho, Karla Kilma Correia, Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda
- ESTUDO DA TEMÁTICA TINTAS SOB UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR E DECOLONIAL | HORTA ORGÂNICA NO ENSINO DE QUÍMICAOrganic Vegetable Garden in Chemistry Teaching | Carla Esteves Garcias Frigato, Tamara Simone Van Kaick
- HORTA ORGÂNICA NO ENSINO DE QUÍMICA | O ENSINO SOBRE A PERMEABILIDADE DO SOLO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALSoil Permeability Teaching: A didactic proposal for Elementary School last years | Aline Peixoto Vilaça Dias, Edson Soares Stellet Mariano, Cristiana Barcelos da Silva, Carlos Henrique Medeiros de Souza
- O ENSINO SOBRE A PERMEABILIDADE DO SOLO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Publicado: 2021-04-25