Estruturas retóricas modelares

ORIENTAÇÕES DE LEITURA E FICHAMENTO PARA REVISÕES DA LITERATURA

Colegas,

Vocês já produziram um perfil da literatura que tangencia ou foca no seu problema central de pesquisa. O passo seguinte é aprofundar revisão, fazendo leituras integrais do material selecionado.

Devemos lembrar que os artigos, dissertações e tesses são longos textos que guardam a mesma estrutura nuclear: questão, argumento e referências.

Assim, todo o trabalho de leitura que vocês vão fazer se resume a encontrar o objetivo central do texto e encontrar a resposta central do texto.

O objetivo central pode estar no título do trabalho, no prefácio, no sumário na apresentação ou na introdução. A resposta central deve estar nas conclusões ou considerações finais.

O objetivo central é estruturado em verbos. Se ele não estiver presente de modo explícito, localize a pergunta central do trabalho e a transforme em objetivo.

A resposta central é estruturada em verbos. É uma declaração afirmativa ou negativa, ou que deixa a questão em aberto. Ela deve ser um argumento, ou seja, uma declaração composta por uma frase conclusiva (afirmação ou negação sobre algo) e por uma frase evidencial (as razões pelas quais o leitor deve acreditar na frase conclusiva).

Uma forma racional e eficaz de encontrar objetivos e respostas centrais é seguindo estes passos:

  1. Leia os elementos pré-textuais e a introdução.
  2. Grife objetivo central.
  3. Leia a conclusão ou considerações finais.
  4. Grife a resposta central (argumento)
  5. Compare o objetivo e a resposta.
  6. Se o autor cumpriu o objetivo, leia os capítulos para listar as vidências.
  7. Se o autor não cumpriu o objetivo, leia os capítulos para listara falta de evidências.
  8. Se o autor cumpriu parcialmente o objetivo, leia os capítulos para listar os argumentos acompanhados de evidência e os argumentos que carecem de evidências.

Estas orientações valem para o conhecimento geral do trabalho. mas a sua leitura pode ganhar outra orientação se a sua preocupação for bastante localizada.

Você pode encontrar anotar a pergunta a resposta e se fixar sobre as formas ou o uso das formas de justificar o trabalho, os conceitos, as fontes, as técnicas ou técnicas de investigação, ou o plano de composição da narrativa.

Escolhido o ponto a aprofundar, mãos à obra.

 

ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO FICHADA

 

De posse das sentenças colhidas junto aos trabalhos, disponham o material em listas, antecedidas por perguntas ou temas que as classifiquem. Essa tipificação somente você pode fazer.

Pode começar das mais gerais às mais específicas em relação ao seu problema de pesquisa, das mais antigas às mais recentes, das mais distantes espacialmente às mais próximas ao seu objeto. No modelo de redação abaixo vocês encontrarão outros modos de classificar o material.

Repetindo: organize os argumentos coletados em listas, como neste exemplo:

Quais relações os pesquisadores estabelecem entre crenças epistemológicas e ensino de História?

As implicações giram em torno de: 1) possibilidades gerais de obter conhecimento do passado, 2) o papel do historiador na aquisição de conhecimento e 3) a natureza e o uso de evidências e justificativas classificam os três primeiros. (McCrum, 2013, p.x).

Crenças epistemológicas em estreita conexão com os três tipos ideais de posições histórico-teóricas: 1) o positivista e 2) a teoria histórica cética e 3) a posição do construtivismo narrativo como mediador. (Nitsche, 2016, p.x).

Há conexões entre as crenças epistemológicas dos alunos e seu desempenho acadêmico. (Cano, 2005, p.x).

Os alunos com crenças epistemológicas elaboradas foram mais abertos a múltiplas perspectivas e conexões entre diferentes ideias. (Bondy et al., 2007, p.x).

Há indícios de correlações entre dimensões individuais e úteis de conhecimento em alunos (sobretudo na certeza e simplicidade do conhecimento) e sua capacidade de pensar criticamente, selecionar e aplicar metas de competência e entender textos com conteúdo conflitante. (Bråten e Strømsø, 2006, p.x).

Há uma conexão entre as crenças epistemológicas dos professores e seus hábitos de ensino (Muis, 2004, p.x; Yang, Chang e Hsu, 2008, p.x).

Os alunos com crenças mais úteis eram mais propensos a se envolver em atividades de aprendizagem mais criativas e orientadas para a pesquisa. (Tsai e Liang, 2009, px.).

Professores com crenças epistemológicas sofisticadas eram mais propensos a adotar abordagens de ensino. (Brownlee, 2011, px.).

Depois de listar os argumentos, vocês inserem comparam, agrupam, suprimem repetições (incorporando referências ao mesmo argumento) e inserem os operadores argumentativos, de modo a dar sentido ao texto. E ele vai ficar assim:

Crenças epistemológicas e ensino de História

Não há uma única solução certa nem um caminho fixo para uma solução, mas várias possibilidades aceitáveis ​​dependendo da perspectiva, ponto de vista e tarefa. Em uma revisão de 2013 da literatura sobre a natureza da história por McCrum, as discussões giraram em torno das 1) possibilidades gerais de obter conhecimento do passado, 2) o papel do historiador na aquisição de conhecimento e 3) a natureza e o uso de evidências e justificativas classificam os três primeiros.

Como todos esses pontos se sobrepõem constantemente às considerações apresentadas no primeiro capítulo, Nitsche (2016) coloca as crenças epistemológicas em estreita conexão com os três tipos ideais de posições histórico-teóricas: 1) o positivista e 2) a teoria histórica cética e 3) a posição do construtivismo narrativo como mediador.

Estudos já sugeriram que crenças mais úteis estão relacionadas ao uso significativo de estratégias de aprendizagem e aos resultados de aprendizagem de um indivíduo. Cano (2005), por exemplo, foi capaz de identificar conexões entre as crenças epistemológicas dos alunos e seu desempenho acadêmico. Em Bondy et al. (2007), alunos com crenças epistemológicas elaboradas foram mais abertos a múltiplas perspectivas e conexões entre diferentes ideias. Bråten e Strømsø (2006) também encontraram indícios de correlações entre dimensões individuais e úteis de conhecimento em alunos (sobretudo na certeza e simplicidade do conhecimento) e sua capacidade de pensar criticamente, selecionar e aplicar metas de competência e entender textos com conteúdo conflitante.

Além disso, vários estudos foram capazes de mostrar uma conexão entre as crenças epistemológicas dos professores e seus hábitos de ensino (por exemplo, Muis, 2004 ou Yang, Chang e Hsu, 2008). Tsai e Liang (2009) observaram que os alunos com crenças mais úteis eram mais propensos a se envolver em atividades de aprendizagem mais criativas e orientadas para a pesquisa. Brownlee (2011) descobriu que professores com crenças epistemológicas sofisticadas eram mais propensos a adotar abordagens de ensino construtivistas centradas no aluno, enquanto professores com crenças menos elaboradas eram mais propensos a usar práticas centradas no professor e menos ativadoras do aluno. No entanto, as avaliações dos professores e as aulas efetivamente realizadas podem divergir entre si.

Fonte: Excertos colhidos em Pleyer (2022. p.199 – 222).

Encerrado o trabalho de listagem, agrupamento, reagrupamento e construção de blocos, vocês já estão prontos para formalizarem o texto da revisão da literatura, segundo o modelo que se segue.

 

 


ORIENTAÇÕES PARA A ESCRITA DO TEXTO REVISÃO DA LITERATURA

 

[Título: Subtítulo (tempo/espaço)]

[Nome da autoria]

[Filiação institucional]

[Endereço eletrônico da autoria]

 

Introdução

Neste texto, revisamos a literatura especializada sobre o/a [anuncia o tema], buscando subsídios para responder à seguinte questão: [anuncia a questão do seu projeto de pesquisa]. O trabalho principal do qual este artigo faz parte, é a dissertação de mestrado intitulada [anuncia o título provisório da sua dissertação], desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação [anuncia o nome do programa], sediado na Universidade [anuncia o nome da universidade por extenso e sigla], no biênio [anuncia o ano inicial e o ano final do mestrado].

O levantamento foi efetuado entre [mês e ano iniciais do trabalho] e [mês e ano finais do trabalho]. Fizemos consultas na base de dados [anuncia as plataformas, sites bancos de dados etc.], selecionando textos sob os seguintes critérios: teses e dissertações, publicadas entre [ano inicial de publicação] e [ano final de publicação], produzidos nas áreas de [área científica, domínio acadêmico etc.] e selecionados a partir da presença dos de [lista as palavras-chave que orientaram a busca] como descritores fundamentais.

 

Resultados

Encontramos [quantidade absoluta] trabalhos que tratam de questões relacionadas ao [tema]. Cerca de [quantidade absoluta/relativa] foram publicados na forma de [gênero]. O restante, [quantidade absoluta/relativa] ganha a forma de [gênero].

No que diz respeito ao [problema principal que orientou esta revisão da literatura], dividimos estes textos entre os que [anuncia um tipo ou classe] e os que [anuncia outro tipo ou classe] OU / dividimos estes textos entre os que foram publicados em [anuncia distribuição espacial], enquanto dos demais [anuncia distribuição espacial] OU / dividimos estes textos entre os publicados até [anuncia distribuição temporal] e os que foram publicados em [anuncia distribuição temporal] OU / dividimos estes textos entre os que abordam objetos to tipo [uma natureza ou circunstância de objeto] e os que focam em [outra natureza ou circunstância de objeto] OU / dividimos estes textos entre os que focam parcialmente o problema [anuncia distribuição por proximidade com o problema] e os que focam de maneira direta.

Os textos que [tipo/espaço/tempo/nível de proximidade] entendem que o problema é causado por [anuncia a causa].

Baseados em pressupostos [anuncia conceitos, princípios ou teorias que fundamentam a solução ao problema], afirmam que a melhor alternativa está em [anuncia os procedimentos a serem tomados e/ou as habilidades, conhecimentos, valores e atitudes a serem desenvolvidos e/ou estimulados].

Sobre os textos que [tipo/espaço/tempo/nível de proximidade], constatamos que eles entendem que o problema é causado por [anuncia a causa].

O resultados de pesquisas deste tipo estão fundamentados no princípio de que [anuncia conceitos, princípios ou teorias que fundamentam a solução ao problema]. Eles afirmam que a saída para [anuncia o problema] é  [anuncia os procedimentos a serem tomados e/ou as habilidades, conhecimentos, valores e atitudes a serem desenvolvidos e/ou estimulados].

 

Discussão

Pelo que descrevemos acima, podemos constatar que as teses e dissertações são dominantemente [possuem ou não possuem relevância social?], abordando questões como [destaca e exemplifica]. O texto de [nome autora], por exemplo, enfrenta o problema de modo original [descreve a originalidade ou outra virtude].

No que diz respeito aos objetos, notamos a [anuncia as presenças dominantes], exemplificáveis em trabalhos de [anuncia autor e trabalho]. Por outro lado, percebemos que o tema da [anuncia o tema/problema] foi pouco explorado pelos trabalhos.

Em termos teóricos, os trabalhos apresentam [variações ou homogeneidades?] que [enriquecem ou empobrecem o campo?}. Um exemplo da [riqueza ou probreza] dos textos está em [nome do autor e do trabalho]. Ele [descreve a originalidade ou outra virtude].

Em termos procedimentais, os trabalhos apresentam [variações ou homogeneidades?] que [enriquecem ou empobrecem o campo?}. Neste sentido, destacamos o [nome do autor e do trabalho] que explora com [descreve a originalidade ou outra virtude].

No que diz respeito às contribuições destes resultados para a construção da nossa pesquisa, constatamos que os textos de [nome/s do/s autor e do trabalho/s] são bastante úteis porque podem [anuncia o que vai incorporar do trabalho lido].

Já o/s texto/s de [anuncia o nome do autor e título do trabalho] podem ser relevantes sob o ponto de vista [anuncia o aspecto do trabalho que vai ajudar você a responder à sua questão de pesquisa].

 

Conclusões

Com base no que acabamos de relatar, estamos convictos que a literatura especializada oferece subsídios para que enfrentemos o problema da [anuncia o problema] com o emprego de [anuncia os procedimentos, conhecimentos etc.] OU/ Com base no que acabamos de relatar, estamos convictos de que a literatura especializada ainda não oferece subsídios claros para que enfrentemos o problema da [anuncia o problema]. Esse fato nos induz a experimentar a [anuncia procedimentos, conhecimentos etc.], baseados em nossa experiência prática e em analogias com as situações parciais de aprendizagem que foram apresentadas na literatura especializada.

 

Fontes

 

Referências

...


1. ESTRUTURA RETÓRICA DO RESUMO SIMPLIFICADO*

NOME, Prenome. Título do artigo. Revista, cidade, volume, número, número das páginas, meses, ano.

O artigo investiga se [apresente a questão ou o objetivo do autor]. Com base em [apresente conceitos, princípios ou teorias que fundamentam o trabalho ao autor], e trabalhando sobre [apresente as fontes de pesquisa empregadas na investigação], o autor conclui que [anuncie a resposta do autor à questão e/ou objetivo anunciada no início do resumo]

(*) Tente não ultrapassar as 150 palavras, inclusas as referências bibliográficas do artigo.

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