A Revista Eletrônica da ANPHLAC, ao lançar o seu sétimo número, com o dossiê: Estados Unidos, consolida as mudanças que ocorrem desde 2002, ano do Encontro em Belo Horizonte, quando a Associação passou a congregar não apenas pesquisadores e professores de História da América Latina, mas também os de História dos Estados Unidos e do Canadá.
Tal inclusão é de capital importância para os interessados na História daquela parte do globo e para os que buscam a compreensão das Américas em geral. O dossiê demonstra que surge, no âmbito da História das Américas, trabalhos de qualidade sobre a História dos Estados Unidos, realizados por brasileiros; em sua maioria pesquisadores que se defrontam com o predominante desconhecimento da academia brasileira com relação à historiografia clássica norte-americana e com as dificuldades de acesso à documentação pertinente.
O conjunto de artigos trata de temas distintos do século XX. O número inicia-se com dois artigos que se dedicaram a pesquisas exclusivamente sobre História dos Estados Unidos. Ana Paula Spini, com Combates de memórias. Detração e resgate dos veteranos do Vietnã – parte da análise dos filmes sobre a guerra, das décadas de 1980 e 1990, e relatos dos e sobre os veteranos -, mostrando o embate em torno da imagem do combatente, revelador das disputas que se travaram nos Estados Unidos ao fim da guerra, cujas feridas ainda se encontram expostas.
Tatiana Poggi, com Os opositores conservadores do New Deal, dedica-se a compreender os conflitos existentes quando das reformas estatais instaladas pelo presidente Franklin Delano Roosevelt, a partir da década de 1930, e a entender a oposição que foi feita ao New Deal, por conservadores de diversos matizes da sociedade. Poggi mostra as disputas políticas que envolveram a execução das reformas no país, sublinhando as complexidades próprias do estudo do tema.
Dedicados a compreender as relações entre Estados Unidos e América Latina estão três dos artigos: o de Heloísa Reichel, Sob os olhos da águia: imagens da Argentina peronista na imprensa brasileira dos primeiros anos da Guerra Fria (1946-1955), que analisa a imprensa brasileira e as suas representações sobre a Argentina, através dos jornais do Rio Grande do Sul, filiados às empresas jornalísticas em âmbito nacional. A pesquisadora relaciona o distanciamento entre o Brasil e o seu vizinho ao sul, no período, com o alinhamento da imprensa analisada para com as decisões e políticas adotadas pelos Estados Unidos, as quais teriam influenciado as maneiras de apresentar a Argentina peronista.
Rodrigo Medina Zagni, com Armas e jogos. A política dos Estados Unidos para o comércio interamericano de armas no início da Segunda Guerra Mundial, busca o abrigo da Ciência Política para discutir um modelo explicativo para a política interna e externa dos Estados Unidos com relação ao comércio de armas para a América Latina, no momento em que alguns países do continente oscilavam entre se posicionarem ao lado dos norte-americanos ou dos países do Eixo.
Por fim, o trabalho de Amina Maria Figueroa Vergara encerra o dossiê com A trajetória da United Fruit Company na Costa Rica, tratando do contexto político do país centro-americano, juntamente à constituição, trajetória e funcionamento da companhia bananeira que deu as cartas na América Central na primeira metade do século XX.
Integram ainda o número, as resenhas de Iacy Maia Mata sobre o livro de Rebeca Scott, Degrees of freedom: Louisiana and Cuba after slavery, e a de Waldir José Rampinelli, sobre o de James Petras, Imperialismo e luta de classes no mundo contemporâneo. Com abordagens teóricas distintas, os livros podem ser proveitosos a pesquisadores e professores com diferentes interesses na História das Américas.
Esperamos que o dossiê venha a incentivar reflexões sobre as Américas e novas pesquisas na área. Agradecemos aos autores, colaboradores e pareceristas que contribuíram com o número e desejamos a todos boa leitura.
Organizadora
Mary A. Junqueira – Professora de História da América nos Departamentos de História e Instituto de Relações Internacionais da USP – Universidade de São Paulo.
Referências desta apresentação
JUNQUEIRA Mary A. Apresentação. Revista Eletrônica da ANPHLAC, n. 7, 2008. Acessar publicação original [DR]
Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…
Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…
Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…
Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…
This website uses cookies.