Entrepalavras. Fortaleza, v.7, n. 1 (7) 2016 / v.8, n. 3 (8), 2018.
Entrepalavras. Fortaleza, v.8, n. 3 (8), 2018.
Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas
Editado por:
Eulália Leurquin
Luzia Bueno
Institucional
Folha de rosto
Expediente
Apresentação
- A didatização da escrita por licenciandos do curso de Letras-Português da UFPE
- Lívia Suassuna, Alane Kerolaine Gondim Leitão
- A profissão docente representada por estagiários do curso de Letras
- Pollyanne Bicalho Ribeiro, Eliane Gouvêa Lousada
- O estágio na formação docente: superação do aspecto prescritivo em busca da experiência
- Karen Cristiny de Andrade Correia
- A atividade docente à luz de categorias da semântica do agir em relatórios de estágio
- Diana Ribeiro Guimarães, Regina Celi Mendes Pereira
- O desenvolvimento de habilidades de leitura no estágio docente em Português na Sala de Recursos Multifuncionais
- Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Renilson José Menegassi
- O diário de campo na experiência inicial docente
- Sheila Oliveira Lima
- Formação de professores de Letras: o estágio como possibilidade de desenvolvimento acadêmico e profissional
- Avany Aparecida Garcia, Marta Chaves, Vinícius Stein
- Dimensão formativa da escrita de si: vivências e necessidades de professores em formação inicial
- Bruna Viedo Kich, Adriana Claudia Martins
- SER professor: mediação de competências socioemocionais no Estágio Supervisionado em Letras
- Ângela Francine Fuza, Daniela Silva Costa Campos
- Estágio Supervisionado e saberes docentes: o diário reflexivo na formação inicial
- Érica Danielle Silva, Neluana Leuz de Oliveira Ferragini, Maria Izabel Rodrigues Tognato
- Ser/estar professor: desafios da prática docente da licenciatura em Letras
- Maria Edilene de Paula Kobolt, Ane Patrícia Viana José de Mira
- Estágio Supervisionado de Língua Inglesa como espaço de (trans)formação de professores
- Cristiane Carvalho de Paula Brito, Fernanda Costa Ribas
- Letramento acadêmico e formação docente: Reflexões sobre estágio em um curso de licenciatura em Letras
- Neiva Maria Jung, Giselli Cristina Claro Rampazzo, Rosângela Aparecida Alves
- Observação e atuação reflexiva no estágio supervisionado de língua inglesa: somente refletir não basta
- Rosi Ana Gregis, Hilaine Gregis
- Considerações sobre a formação do professor de inglês em um mundo globalizado
- Barbara Cristina Gallardo, Wélica Cristina Duarte de Oliveira
- English language teaching in a public school in Brazil: an experience of a student teacher in a state school
- Laryssa Paulino de Queiroz Sousa, Alexandre de Araújo Badim, Eliane Carolina de Oliveira
- PDF (ENGLISH)
- O estágio de regência em língua inglesa e o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades docentes
- Lidia Cardoso, José da Silva Netto
- O francês com objetivos universitários na formação de futuros professores da Universidade Federal do Ceará
- Ticiana Telles Melo
- Discursos sobre o Estágio Supervisionado na formação de professores de Espanhol-LE
- Rebeca Sales Pereira
- Acción Poética: quando um estágio atravessa os muros da escola e impacta na população
- Willian Henrique Cândido Moura, Naiane Carolina Menta Três, Eline Souza Barbosa
- Profissionalização e saberes docentes na perspectiva da formação de professores de Língua Espanhola
- Anelise Copetti Dalla Corte, Cibele Krause Lemke
- O lugar do professor da escola básica no estágio docente de espanhol: um trabalho (in)visível
- Charlene Cidrini Ferreira
- Ensino de Língua de Sinais Brasileira como primeira língua: currículo em práticas no estágio do Letras Libras
- Margarida Maria Pimentel de SOUZA, Sandra Patrícia de Faria-Nascimento, Francisca Geny Lustosa
Entrepalavras. Fortaleza, v.8, n. 6esp (8)
Estudos em Funcionalismo Linguístico
Editado por:
Márcia Teixeira Nogueira
Nadja Paulino Pessoa Prata
Institucional
Folha de rosto
Expediente
Apresentação
- O estatuto categorial dos subordinadores adverbiais complexos numa visão cognitivo-funcional da linguagem
- Maria Helena de Moura Neves, André Vinícius Lopes Coneglian
- Relativa restritiva em perspectiva construcional
- Edvaldo Balduíno Bispo
- Funcionalismo translinguístico e cognição: relações entre corpo e gramática das línguas
- Leosmar Aparecido da Silva, Vânia Cristina Casseb-Galvão
- Gramática e cognição: uma análise dos verbos chegar, querer e resolver
- Ediene PENA-FERREIRA
- “Gramática é conceitualização”
- Maria Claudete Lima
- A expressão lexical da evidencialidade: reflexões sobre a dedução e a percepção de evento
- Marize Mattos Dall Aglio Hattnher
- A integração dos aspectos sintáticos, semânticos e pragmático-discursivos na manifestação da evidencialidade
- Cláudia Ramos Carioca
- Aposição não restritiva em língua portuguesa: análise e formalização segundo a Gramática Discursivo-Funcional
- Márcia Teixeira Nogueira
- Aspectos semânticos e morfossintáticos da modalidade volitiva nos discursos de investidura de Rodríguez Zapatero
- André Silva Oliveira, Nadja Paulino Pessoa Prata
- A progressão temática em Língua Portuguesa: uma análise de notícias sobre a operação Lava Jato no jornal Folha de São Paulo
- Izabel Larissa Lucena, Fábio Fernandes Torres, Carlla Gabrielle Ferreira Brasil
- Fanzine: um estudo em descrição
- Maria Fabiola Vasconcelos Lopes
Entrepalavras. Fortaleza, v.8, n. 2 (8)
Institucional
Folha de rosto
Expediente
Apresentação
- Prática comunicativa no portal do MEC: Um estudo do plano da expressão
- Flávia Furlan GRANATO, Naiá Sadi CÂMARA
- Análise discursiva da tridimensionalidade do livro pop-up
- Luana Alves Luterman, Guilherme Figueira-Borges, Agostinho Potenciano de Souza
- Multimodalidade e persuasão em uma peça publicitária audiovisual
- Francisco Wellington Borges Gomes, Ana Paula de Oliveira Silva
- Dialogismo: as vozes em notícias de um estupro coletivo
- Rosângela Longhi, Luciane Todeschini Ferreira
- Por uma visão dialógica da forma: contribuições do Círculo de Bakhtin para os Estudos da Linguística
- Kelli Ribeiro
- Disciplina, corpo e discurso na publicidade de produtos para cabelos cacheados
- Mônica da Silva Cruz, Graça Regina Braga CAMPOS
- A recategorização como processo de construção de objetos de discursos: quando grafitar é transformar a realidade
- Francisca Poliane Lima de Oliveira, Maria Helenice Araújo Costa
- Atividades de retextualização do gênero receita médica em contextos de comunicação médico-paciente
- Francisco Renato Lima
- O uso argumentativo da pressuposição linguística em textos jornalísticos: um estudo sobre editoriais
- Marco Antônio Rosa Machado, Drielle Lorane de Souza Mendonça
- Modelo teórico/didático do gênero artigo de opinião: ferramentas para análise do gênero
- Rithielle Aparecida Castellani, Eliana Merlin Deganutti de Barros
- Intervenção em compreensão de leitura: uma abordagem desenvolvida para estudantes com Síndrome de Asperger (SA)
- Lidia Correia, Wilson Carvalho, Becky Chen
- PDF (ENGLISH)
- Inferência emocional, compreensão leitora e ensino
- Elenice Andersen
- Multiletramentos e a prática de escrita em língua estrangeira: uma análise da produção de webpages a partir da Wikipedia
- Larisse Carvalho de Oliveira, Tiago Alves Nunes, Jorge Luis Queiroz Carvalho
- A repetição em corpora históricos como índice de inabilidade em escrita
- Huda da Silva Santiago, Zenaide de Oliveira Novais Carneiro
- A utilização de that-clauses em abstracts escritos por alunos-pesquisadores brasileiros
- Anna Luisa Lopes Alves, Paula Tavares Pinto
- Livros didáticos sob a ótica do funcionalismo linguístico: o caso do ensino das orações adverbiais
- Ednaldo Tartaglia Santos
- A avaliação do livro didático como tema da formação inicial do professor de língua portuguesa
- Adair Bonini, Daniella de Cássia Yano
- Um ponto muda um conto: contribuições de um software educativo no processo de desenvolvimento de letramentos
- Nukácia Meyre Silva Araújo, Fernanda Rodrigues Ribeiro Freitas, Eleonora Figueiredo Correia Lucas de Morais
- Construções proverbiais justapostas: parataxe ou hipotaxe?
- Ivo Costa Rosário, Letícia Martins Monteiro Barros
- Graus de integração entre os verbos da perífrase V1 (E) V2 em uma perspectiva de interface variação-gramaticalização
- Maria Alice Tavares
- Traços polissêmicos do verbo calcular
- Leticia de Almeida Barbosa, Solange de Carvalho Fortilli
- Busca de medida de complexidade textual numa abordagem funcionalista
- João Bosco Figueiredo-Gomes, Wellington Vieira Mendes
- Para uma crítica lexicográfica das microestruturas da Munduruku Word List
- Jorge Domingues Lopes, Renan do Socorro dos Santos Borges
- Metáforas conceptuais na relação mãe-bebê nos primeiros anos de vida
- Janaina Aires da Silva Queiroz
- A chefa e a presidenta: marcação do gênero feminino e seus reflexos sociais
- Élide Elen Santana
- RESENHAS
- BELINTANE, Claudemir. Da corporalidade lúdica à leitura significativa: subsídios para formação de professores. São Paulo: Scortecci, 2017. 200 pág.
- Rosangela Maria de Almeida Netzel
- BUCHWEITZ, Augusto; MOTA, Mailce Borges. Linguagem e Cognição: Processamento, Aquisição e Cérebro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. 318 páginas.
- Patrícia da Silva Carvalho
Entrepalavras. Fortaleza, v.8, n. 1 (8)
Institucional
Folha de rosto
Expediente
Apresentação
- Análisis de la variación denominativa del léxico del turismo en diccionarios de ELE
- Glauber Lima Moreira, Lucimara Alves Costa
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- Muito além da flexão: um enfoque funcionalista do item linguístico meio no vernáculo conquistense e em livros didáticos de português
- Gilsileide Cristina Barros Lima, Valéria Viana Sousa, Jorge Augusto Alves da Silva
- A heterogeneidade enunciativa em memes do “Bode Gaiato”
- Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento
- O conceito bakhtiniano de cronotopo nas análises de discursos em situação de autoconfrontação
- Wescley Batista Lopes, Rozania Maria Alves de Moraes, Joao Batista Costa Gonçalves
- Reflexões sobre o discurso docente acerca da indisciplina e do mau desempenho escolar
- Roberta Rafaela Bernardino da Silva Soares, Otávia Marques de Farias
- Um estudo sociorretórico da seção de Conclusão em artigos originais da cultura disciplinar da área de Nutrição
- Jorge Tércio Soares Pacheco, Cibele Gadelha Bernardino, Tatiane Lima de Freitas
- PDF PDF (ENGLISH)
- A coesão nominal em livros didáticos do ensino médio: uma análise à luz do Interacionismo Sociodiscursivo
- Francisco Wallisson Ferreira Ferreira Dodó, Mônica de Souza Serafim
- O gênero tirinhas na coleção didática “Português Linguagens” e o trabalho com a leitura em sala de aula
- Tarcilane Fernandes da Silva
Entrepalavras. Fortaleza, v.7, n. 2 (7)
Institucional
Folha de rosto
Expediente
Apresentação
- A assimetria entre verbos de concordância e verbos simples em Língua Brasileira de Sinais
- Guilherme Lourenço
- Proformas negativas e interrogativas em Sateré-mawé
- Denize de Souza Carneiro, Fernanda Ferreira Spoladore
- Orações-quando temporais-condicionais
- Cristiany Fernandes da Silva
- A polissemia do verbo dar: uma análise funcionalista
- Luana Carvalho Coelho, Valéria Viana Sousa
- Cláusulas com para e sua multifuncionalidade
- Rachel de Carvalho Pinto Escobar Silvestre, Violeta Virginia Rodrigues
- A realização fonética do galego e a do português: um estudo comparativo com o latim
- Camilla da Silva Mendes, Nathalia Reis de Medeiros, Thiago Soares de Oliveira
- O passado do futuro: uma análise diacrônica do ir + infinitivo no Português Europeu
- Paulo Ângelo Araújo Adriano
- A ordem e a função do clítico SE no Português Clássico
- Eloísa Maiane Barbosa Lopes, Cristiane Namiuti-Temponi
- O estudo operatório da argumentação
- Albano Dalla Pria, Fátima Graziele de Souza
- A referência linguística na atenção conjunta
- José Moacir Soares da Costa Filho
- O discurso sobre o feminismo na mídia brasileira nos anos de 1920 e 1940: aspectos do “bom feminismo”
- Michele Cristina Ramos Gomes, Ana Cláudia Peters Salgado
- Entre paráfrase e polissemia: a movência dos sentidos e dos sujeitos em “saímos do Facebook”
- Rodrigo de Santana Silva, Joelma Aparecida Bressanin, Giseli Veronêz da Silva
- Tendência de assinatura avaliativa: um estudo de caso exploratório em roteiro de audiodescrição de peça de teatro
- Pedro Henrique Lima Praxedes Filho, Sâmia Araújo dos Santos, Lindolfo Ramalho Farias Júnior
- Atitude e engajamento em textos argumentativos produzidos no contexto escolar: desafios para o professor de leitura e escrita
- Francieli Matzenbacher Pinton, Gabriela Eckert Pereira
- Eufemismos e representações identitárias em fronteiras migratórias
- Flavio Roberto Gomes Benites
- Atitudes linguísticas em torno da língua de imigração e a sua (não) transmissão
- Franciele Maria Martiny
- Os nomes do Hunsrückisch: aspectos linguísticos e extralinguísticos da denominação de línguas de imigração
- Jussara Habel
- (In) tolerância e preconceito linguístico no ciberespaço: Reflexões acerca dos comentários de usuários
- Valter Pereira Romano, Brenda Chauane Edlene Pereira
- As noções de intenção e intencionalidade sob a perspectiva da Sociolinguística Interacional: reflexões teóricas e análise de duas situações de interação
- Lucas Martins Gama Khalil
- Crenças e atitudes linguísticas de alunos dos cursos da disciplina de língua portuguesa no âmbito da educação a distância
- Fátima Christina Calicchio
- Vocalização da lateral /l/: um estudo acerca da sua manifestação nas séries iniciais em sujeitos do ensino particular
- André Pedro da Silva, Yasmin Maria Macedo Torres Galindo
- A expressão do aumentativo na fala manauara
- Heliene Arantes Carvalho, Silvana Andrade Martins
- Gestão do multilinguismo no espaço visual público em Foz do Iguaçu: um estudo sobre a visibilidade da diversidade linguística
- Isis Ribeiro Berger, Laisla Rafaelly Jardim Elsenbach
- Variação linguística e diversidade cultural em amostras de livros de inglês como língua adicional para adultos
- Fernanda Gruendling
- A variação linguística em materiais didáticos de língua portuguesa: ultrapassando as barreiras do erro
- Eleonora Figueiredo Correia Lucas de Morais, Fernanda Rodrigues Ribeiro Freitas, Aluiza Alves de Araújo, Nukácia Meyre Silva Araújo
- Gêneros textuais em livros didáticos de história: enfoque na diversidade de textos verbais
- Ana Gabriela de Souza Seal
- Gêneros textuais e ensino: uma análise do livro didático de língua portuguesa do ensino secundário da 12ª classe de Angola
- Léia Cruz de Menezes, Jeremias Abel Graciano Boio
- Análise linguística em substituição ao ensino de gramática? Incompreensões teórico-metodológicas e possibilidades de articulação dos eixos de ensino
- Camilla Maria Martins Dutra, Laura Dourado Loula Régis
- Gramatização do português brasileiro nos séculos XIX e XX e início do século XXI
- Nahendi Almeida Mota, Ingrid Bomfim Cerqueira, Isabel Cristina Michelan de Azevedo
- A linguística brasileira e a influência de línguas africanas no português do Brasil
- Samantha de Moura Maranhão
- La elección del método deductivo por Louis Hjelmslev en Prolegómenos a una teoría del lenguaje
- Carolina Paola Tramallino
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- Contemporary conversations on authorship in Applied Linguistics: a literature review
- Ana Paula Carvalho Schmidt, Desirée MOTTA-ROTH
- PDF (ENGLISH)
- Análise da conversação no Brasil: os desdobramentos de um campo de formação multidisciplinar
- Elisiane Araújo dos Santos Frazão, Veraluce da Silva Lima
- RELATOS DE EXPERIÊNCIA
- Espírito olímpico em sala de aula: relato de uma experiência de ensino de Língua Portuguesa
- Marine Laísa Matte, Rosana Beatriz Ernzen
Entrepalavras. Fortaleza, v.7, n. 1 (7) 2016.
Folha de rosto
Institucional
Expediente
Apresentação
- Joselito and Calentito: diminutive enigmas
- David EDDINGTON
- PDF (ENGLISH)
- Graus de esquematicidade das construções verbo-nominais com o verbo “deixar” no português brasileiro
- Edson Rosa Francisco de SOUZA, José Roberto PREZOTTO JÚNIOR
- O emprego da locução [meio + que]: um enfoque funcionalista no vernáculo conquistense
- Gilsileide Cristina BARROS LIMA, Valéria Viana SOUSA, Jorge Augusto Alves da SILVA
- A evolução do conceito de parâmetro do sujeito nulo
- Victor VERÍSSIMO
- Estigmatização em Antônio Prado (RS): ilustrando as sete consequências de atitudes linguísticas negativas de Grosjean (2001) através de trechos de entrevistas sociolinguísticas
- Raquel da Costa CORRÊA
- Um falar maranhense: análise da fala de moradores de Viana-MA sob a perspectiva sociointeracionista
- Ana Claudia Menezes ARAUJO, Catarina de Sena Sirqueira Mendes da COSTA
- Léxico toponímico: alguns pontos de intersecções linguístico-culturais na toponímia municipal alagoana
- Pedro Antonio Gomes Melo
- O léxico nas traduções de história em quadrinhos: uma experiência baseada em corpus
- Elaine Cristina OLIVEIRA, Adriane Orenha OTTAIANO, Vinícius Cineli ALVES
- Testagem de critérios de avaliação de um vocabulário básico
- Gabriela DUARTE FERREIRA
- Semântica e enunciação: a designação da palavra escravidão em artigos do jornal Folha da Noite do início do século XX
- Carolina de PAULA MACHADO
- Teoria da Argumentação na Língua e a construção de blocos semânticos: relações de sentido em um texto jornalístico
- Rita de Cássia Dias Verdi FUMAGALLI, Ernani Cesar de FREITAS
- As sequências textuais explicativas: relações entre texto e semântica cognitiva
- Jussara Maria JURACH
- El discurso pedagógico sobre el arte del actor – Análisis de las nociones de sentido y lenguaje en la propuesta de C. Stanislavski
- Mariano Nicolás ZUCCHI
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeito
- Lucas Porto de QUEIROZ
- Tempo e aspecto verbais e a construção dos sentidos do texto Favola, de Eros Ramazzotti
- Leandro Vidal CARNEIRO
- Homem de Deus quanto à idade e à raça: um olhar da análise do discurso para um artigo de publicação religiosa
- Juliana SILVA SANTOS, Bárbara Amaral da Silva
- O(s) lugar(es) da Análise Dialógica do Discurso na contemporaneidade: focalizando a crise na segurança pública no ES
- Guilherme Brambila
- Bela, recatada e “do lar”: uma análise das relações dialógicas no enunciado da Veja
- Douglas Corrêa da ROSA, Tatiana BILHAR
- Bela, recatada e ‘do lar’: uma análise semiolinguistica da matéria da revista Veja
- Bárbara Albuquerque Gomes Lopes, Mônica Santos de Souza MELO
- Luz Divina: self e face de uma personagem na construção de um percurso da loucura sob o viés do comportamento
- Flavio Biasutti Valadares, Fabrício de Souza, Hadriel Geovani da Silva Theodoro
- Face e polidez linguística em reclamações online: uma análise sob o viés pragmático
- Luana Lisboa Barrere
- Traços da oralidade em gêneros discursivos escritos na/da web
- Leiliane Aquino Noronha, Elaine Cristina Forte Ferreira, Vicente de Lima Neto
- A (des)legitimação da Libras em práticas discursivas online
- Jubileia Mendes de Matos Coelho
- Multimodalidade e hipertexto: uma análise do site Hora do ENEM
- Marcela Regina Vasconcelos da Silva
- Research on multimodality in the context of highly qualified national scientific journals: a cartographic study
- Katia Simonetti dos Santos
- PDF (ENGLISH)
- Letramentos escolares: relações de poder, autoridade e identidades
- Jakeline A. Semechechem, Neiva Maria Jung
- O papel da sensibilização no sucesso do programa de revitalização da linguagem orientado à comunidade: uma experiência do programa BASAL em Cameroon
- Gabriel Delmon Djomeni
- PDF (ENGLISH)
- A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves
- Dione Márcia Alves Moraes, Thomas Massao Fairchild
- Aprendizagem Cooperativa no Ensino Médio: histórias de quem conviveu com essa abordagem de ensino
- Ana Célia Clementino MOURA, Dilma Maria de MELLO
- RELATOS DE EXPERIÊNCIA
- Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos
- Walter Vieira Barros, Marco Antônio Margarido Costa
- TRADUÇÕES
- Os estereótipos, muito bem. Os imaginários, ainda melhor
- Patrick Charaudeau
- Etymologiae
- Isidoro de SEVILHA
- RESENHAS
- CASTRO, Ivo. Historia de la Lengua Portuguesa. Traducción del portugués al español de Beatriz Peña Trujillo. Bogotá: Edición Instituto Caro y Cuervo. Imprenta Patriótica, 2013.
- Eliabe dos Santos Procópio, Glyvory Evelyn Guevara Oliveira
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- PINTO, Rosalice; CABRAL, Ana Lúcia Tinoco; RODRIGUES, Maria das Graças Soares. Linguagem e Direito: perspectivas teóricas e práticas. São Paulo: Contexto, 2016.
- Welton Pereira e Silva, Áida Silva Penna