Educação Histórica. Curitiba, n.25, 2022.

Número 25 / julho – dezembro 2022

APRESENTAÇÃO……………………………………………………………………… 09 APRENDER

DIFERENTES FONTES HISTÓRICAS: UM ESTUDO COM ALUNOS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Ana Claudia Urban……………………………………………………………………………………. 12

POSSIBILIDADES DA APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA Andressa Garcia Pinheiro de Oliveira; Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt………………………………………………………………………………………… 19

EDUCAÇÃO HISTÓRICA E MULTIPERSPECTIVIDADE: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM O CONCEITO SUBSTANTIVO NAZISMO A PARTIR DE FONTES FÍLMICAS DIVERSIFICADAS Éder Cristiano de Souza; Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt…………. 34

EDUCAÇÃO HISTÓRICA E IDEIAS DE ESCRAVIDÃO: PERSPECTIVAS DE INVESTIGAÇÃO EM MANUAIS DIDÁTICOS NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Lilian Costa Castex……………………………………………………………………………………. 47

LITERACIA HISTÓRICA, UM DESAFIO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO SÉCULO XXI Maria Auxiliadora Schmidt………………………………………………………………………….. 60

RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA Marilu Favarin Marin; Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt………………. 68

NARRATIVAS DO MANUAL DIDÁTICO: APROPRIAÇÕES PELOS ALUNOS DO CONCEITO SUBSTANTIVO ESCRAVIDÃO Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd……………………………………………………………….. 86

RESENHA GAGO, Marília. Consciência histórica e narrativa na aula de história: conceções de professores. Porto: CITCEM/Edições Afrontamento, 2018. 250p. Lorena Marques Dagostin Buchtik; Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt………………………………………………………………………………………… 99

 

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