Educação Histórica. Curitiba, n.25, 2022.
Número 25 / julho – dezembro 2022
APRESENTAÇÃO……………………………………………………………………… 09 APRENDER
DIFERENTES FONTES HISTÓRICAS: UM ESTUDO COM ALUNOS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Ana Claudia Urban……………………………………………………………………………………. 12
POSSIBILIDADES DA APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA Andressa Garcia Pinheiro de Oliveira; Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt………………………………………………………………………………………… 19
EDUCAÇÃO HISTÓRICA E MULTIPERSPECTIVIDADE: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM O CONCEITO SUBSTANTIVO NAZISMO A PARTIR DE FONTES FÍLMICAS DIVERSIFICADAS Éder Cristiano de Souza; Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt…………. 34
EDUCAÇÃO HISTÓRICA E IDEIAS DE ESCRAVIDÃO: PERSPECTIVAS DE INVESTIGAÇÃO EM MANUAIS DIDÁTICOS NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Lilian Costa Castex……………………………………………………………………………………. 47
LITERACIA HISTÓRICA, UM DESAFIO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO SÉCULO XXI Maria Auxiliadora Schmidt………………………………………………………………………….. 60
RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA Marilu Favarin Marin; Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt………………. 68
NARRATIVAS DO MANUAL DIDÁTICO: APROPRIAÇÕES PELOS ALUNOS DO CONCEITO SUBSTANTIVO ESCRAVIDÃO Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd……………………………………………………………….. 86
RESENHA GAGO, Marília. Consciência histórica e narrativa na aula de história: conceções de professores. Porto: CITCEM/Edições Afrontamento, 2018. 250p. Lorena Marques Dagostin Buchtik; Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt………………………………………………………………………………………… 99