Educação e História da Matemática. Fortaleza, v.8, n.23, 2021.
- Número Especial – I Encontro Cearense de Educação da Matemática
- Publicado: 2021-06-17
- Editorial
- Editorial
- Isabelle Coelho da Silva, Suziê Maria de Albuquerque
- 1-13
- GT01 – Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Construindo uma prática da Pedagogia Histórico-CríticaAplicação de oficinas de matemática no Ensino Fundamental
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5155
- Cássia Eufrásia da Silva Costa, Maria Selta Pereira
- 14-29
- Uma análise de vídeos de canais do Youtube como recursos didáticos para o ensino de operações de adição e subtração na educação infantil
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5144
- Claudia de Oliveira Lozada, Bruna Gama dos Santos, Cryslãne de Araújo Lima
- 30-49
- O Geoplano e a Sequência Fedathi no ensino de Geometriauma proposta didática para os anos iniciais
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5125
- Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião, Italândia Ferreira de Azevedo, Monaliza de Azevedo Silva
- 50-64
- Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamentaluma proposta investigativa em sala de aula
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5112
- Adriana Costa Santos da Silva, Maria Elizabete Souza Couto
- 65-80
- A Early Algebra no currículo da educação infantiluma análise dos documentos nacionais e internacionais
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5070
- Fabiana dos Santos Vieira, Sandra Maria Pinto Magina
- 81-98
- Iniciação Matemática na Educação Infantila pergunta como estratégia de mediação
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5027
- Larissa Maria Alves Santiago, Francisco Edison Eugenio de Sousa
- 99-114
- Possibilidades de desenvolvimento do pensamento algébrico a partir de tarefas nos anos
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4998
- Jocelei Miranda da Silva, Klinger Teodoro Ciríaco
- 115-130
- Interações virtuais acerca do processo de alfabetização matemática na perspectiva do letramento
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4876
- Mariany Fonseca Garcia, Danielle Abreu Silva, Klinger Teodoro Ciríaco
- 131-147
- Concepções matemáticas de professoras de educação infantil
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4863
- Janice Anacleto Pereira dos Reis
- 148-160
- Jogo de palitosconhecimentos de estudantes do 5º ano sobre probabilidade em situação de jogo
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4751
- Itatiane Borges Lima, Carlos Henrique Nunes da Silva
- 161-176
- Um estudo sobre o uso do jogo de RPG na Educação Matemática em anos iniciais do ensino fundamental
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4730
- Kelly de Lima Azevedo Spinelli, Anderson Spinelli Valdevino da Silva
- 177-191
- GT02 – Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
- Uma análise das potencialidades dos aplicativos Mathup, aventura do bebê panda com matemática e Train Brain para o ensino das operações básicas na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5148
- Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Sidney Leandro da Silva Viana, Claudia de Oliveira Lozada
- 192-208
- Trissecção do ângulo obtuso com origamium olhar para a história e a investigação matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5132
- Carolina Yumi Lemos Ferreira Graciolli, Carolina Cordeiro Batista, Rodolfo Masaichi Shintani
- 209-225
- Análise de situações de proporção simples em provas de matemática do ENEM
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5113
- José Diego Martins da Silva, Ernani Martins dos Santos
- 226-241
- Teoria dos Grafos no Ensino Médioum estudo introdutório
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5109
- Jonathan Haryson Araújo Aguiar, Francisco Cleuton de Araújo
- 242-257
- Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5099
- Elaine de Sousa Teodosio
- 258-268
- Possibilidades didáticas com construções geométricas para os anos finais do ensino fundamentalum estudo com o teorema de Pitágoras
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5101
- Cleide Ribeiro Mota Arinos, Camila de Oliveria da Silva
- 269-285
- Relato de experiência de ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental com atividades de cooperação
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5092
- Bruno Reuber Maia Pinheiro
- 286-300
- Live “jogo da onçaestudando geometria em uma diversão indígena”
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5082
- Késsia Tatiane Rodrigues dos Santos, Sarah Rafaely dos Santos, Erenilda Severina da Conceição Albuquerque
- 301-317
- Análise de resoluções de problemas de partilha à luz da Teoria de Objetivação
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5065
- Anailde Felix Marques, Marcelo Lins Muniz de Melo Santos, Jadilson Ramos de Almeida
- 318-333
- Sequência Fedathi e Metacogniçãouma abordagem para o ensino de equações do 1° grau
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5064
- Bruna Sousa Pinto, Francisca Cláudia Fernandes Fontenele
- 334-357
- DominóA matemática e a estratégia
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5007
- Tayná Elias dos Santos, Elisa Fonseca Sena e Silva, Nickson Deyvis da Silva Correia
- 358-372
- Músicaa Matemática na nota musical Mi
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5004
- José Monteiro Hilário da Silva, Viviane Oliveira Santos, Tayná Elias Santos
- 373-389
- Função Quadrática e área máxima de retângulo em livros didáticos do Ensino Médio
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5002
- Jeandson Moura Santos, Elisângela Bastos de Melo Espindola
- 390-404
- Enfeites natalinosconstruções matemáticas por meio de dobraduras
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4986
- Nickson Deyvis da Silva Correia, Viviane de Oliveira Santos, José Monteiro Hilário da Silva
- 405-422
- Reflexos da ideologia da certeza no enfrentamento à COVID-19como as aulas de matemática podem ajudar?
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4983
- Ângela da Silva Rodrigues, Ana Brena Silva, Carina Brunehilde Pinto da Silva
- 423-438
- Ensino Exploratório de Matemática e Tecnologias Digitaisanálise de uma aula desenvolvida sob essas perspectivas
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4981
- Dinar Paulino Damasceno, Alessandra Senes Marins
- 439-454
- Trilha das Expressões no ensino de Expressões Numéricasuma experiência no ensino remoto
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4978
- Alberto Carlos Ferreira da Silva Filho, Luís Fernando Mesquita de Lima, Suzy Kelly da Silva
- 455-469
- Uma proposta de aula remota utilizando o Ensino Exploratório de Matemáticadesenvolvendo o conceito de semelhança de figuras geométricas no contexto da residência pedagógica
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4969
- Maria do Socorro de Sousa, Maria Thaís Azevedo de Sousa, Alessandra Senes Marins
- 470-484
- Ensino Exploratório de Matemáticauma proposta de aula com possibilidade de aplicação no ensino remoto
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4962
- Carolina Cordeiro Oliveira, Ramone Freire de Sousa, Isaque Garcia Penha
- 485-500
- Ensino Exploratório de Matemáticauma proposta de aula para a educação básica elaborada no contexto do projeto de residência pedagógica
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4948
- Maria Solange da Silva Lima, Tyciane Araújo Braga, Alessandra Senes Marins
- 501-518
- Mediação tecnológica no ensino da Matemáticaconsiderações sobre a utilização do software Winplot em atividades
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4862
- Luís Fernando Mesquita de Lima, Willemberg Oliveira da Silva
- 519-533
- GT03 – Educação Matemática no Ensino Superior
- Contribuições do Programa de Extensão em Educação Matemática na FECLESC e na comunidade externa
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5076
- Antônio Anderson Oliveira Silva, Dianara Figueirêdo Freire, Francisco Edisom Eugenio de Sousa
- 534-549
- GT04 – História da Matemática e da Educação Matemática
- Influência das missionárias presbiteriana no ensino de álgebra e desenho da Escola Doméstica de Natal (1918 – 1924)
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5154
- Maria Maroni Lopes
- 550-564
- História da Matemática em sala de aulaum olhar histórico para uma das plêiades da matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5120
- Juscimar da Silva Araujo, José Milton Lopes Pinheiro
- 565-578
- Os critérios para o uso de textos originais nos trabalhos de conclusão de curso da licenciatura em Matemática da UECE/Itaperi (2013 – 2018)
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5111
- Laura Damasceno Braga Fontenele, Antonia Naiara de Sousa Batista, Isabelle Coelho da Silva
- 579-592
- Aspectos históricos da Matemática Recreativa de Kaprekar
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5081
- Arthur Henrique da Silva, Gabriela Lucheze de Oliveira Lopes
- 593-608
- Apontamentos iniciais acerca de uma carta escrita por al-Biruni (973-1048) no século XI
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5046
- Francisco Neto Lima de Souza, Giselle da Costa Sousa
- 609-625
- Timetoast Timeline como proposta para linha do tempo interativa e uso em Educação Matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5040
- Anna Beatriz de Andrade Gomes, Giselle Costa de Sousa
- 626-640
- Considerações iniciais sobre a obra Kitab AL-Fusul Fi Al-hisab Al-Hindi
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4972
- Suziê Maria de Albuquerque, Bernadete Barbosa Morey
- 641-653
- Álgebra islâmica de al-Khwarizmi a Omar Khayyam
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4966
- Rosangela Araújo da Silva, Bernadete Barbosa Morey
- 654-664
- Um estudo da primeira e segunda parte do tratado da circunferência de Al-Kāshī
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4964
- Kaline França Correia Andrade
- 665-676
- Notas de Análise Combinatória na Matemática Islâmica
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4949
- Davidson Paulo Azevedo Oliveira
- 677-690
- A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4936
- Jeniffer Pires de Almeida, Ana Carolina Costa Pereira
- 691-706
- Uma descrição das escalas do Cross-Staff (1623) de Edmund Gunter
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4922
- Andressa Gomes dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira
- 707-720
- GT05 – Tecnologias Digitais e Educação a Distância
- O uso dos aplicativos Photomath e Toon Math no ensino de matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5142
- Wilamis Micael de Araújo Aviz, Audrey Emmely Rodrigues Vasconcelos, Claudia de Oliveira Lozada
- 721-737
- Ensino remoto e conhecimentos matemáticosdesafios e perspectivas na visão docente
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5137
- Bárbara Adelaide Parada Eguez, Leonilda do Nascimento Silva, Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso
- 738-751
- O uso do GeoGebra nas aulas remotasuma abordagem do conteúdo de função quadrática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5136
- Maria Thais Azevedo de Sousa, Francisca Claudia Fernandes Fontinele
- 752-767
- Aplicando a Sequência Fedathi no ensino da Geometria Plana
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5133
- Maria José Araújo Souza
- 768-780
- Utilizando o GeoGebra para determinar aproximações de raízes de equações através de métodos numéricos
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5103
- Daniel Martins Nunes
- 781-797
- PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5102
- Cristiane da Silva Stamberg
- 789-813
- Uma vivência didáticaEnsino de Matemática numa Cibercultura impulsionada pela pandemia do Coronavírus
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5074
- Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Maria Helena de Andrade
- 814-828
- Explorador Básico de Igualdade da plataforma digital PhETuma análise acerca das potencialidades didáticas à luz da BNCC e do currículo de Pernambuco
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5001
- Matheus Souza de Almeida, Maria Eduarda Nunes de Oliveira, Elisângela Bastos de Melo Espíndola
- 829-845
- Softwares no ensino de matemáticaum olhar sobre a BNCC
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4961
- João Paulo Costa Ventura, Cristiane Ruiz Gomes
- 846-860
- O software GeoGebra no ensino da Função Quadrática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4954
- Tamara Sued Pinheiro de Oliveira, Dailton Cicerofram Souza Silva, Ana Cristina De Souza Lima
- 861-876
- Sala de aula invertida e aprendizagem de temas financeiros-econômico
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4890
- Izabela Badaro Machado de Oliveira, Marco Aurélio Kistemann Junior
- 877-891
- Tecnologias digitais na formação de professoresum panorama de pesquisas apresentadas no encontro nacional de educação matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4868
- Elieudo Nogueira Silva, Francisco José de Lima
- 892-905
- GT06- Didática, Modelagem, Etnomatemática e Laboratório de Matemática
- Uma Análise praxeológica de uma coleção de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental das Grandezas Volume e Capacidade
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5129
- Lemniscata Bezerra Florêncio, Katy Wellen Meneses Leão, Valéria Aguiar dos Santos
- 906-917
- Elaboração de jogos matemáticoso caso do jogo batalha naval de funções
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5083
- Gabriel Santos Evangelista, Joseleide da Silva Damascena, Elisângela Bastos de Melo Espíndola
- 918-932
- O ensino exploratório como metodologia de ensino no processo de aprendizagem matemática por meio do ensino remoto
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5077
- Jose Renilson de Brito Lima, Maria Raiane Cesar Abel, Nayara Silva do Nascimento
- 933-945
- Contribuições da cultura Afro-Indígena para a Matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5034
- Fransuelton Gomes Anastacio, Júnio Moreira de Alencar, Luciana Maria de Sousa Macêdo
- 946-959
- Análise dos processos de modelação de um movimento no plano desenvolvidos por estudantes do 1° ano do ensino médio
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4944
- Edson Ferreira da Costa Junior, Karly Barbosa Alvarenga
- 960-975
- O uso do recurso didático no desenvolvimento do pensamento algébricouma experiência no laboratório de matemática e ensino (LAMATE) com base nas sequências didáticas
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4933
- Thaís Farias de Lima, José Mairton Rodrigues dos Santos, Joelma Nogueira dos Santos
- 976-986
- Modelagem Matemática e o ensino remoto no contexto da pandemia
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4864
- Josiane Silva dos Reis
- 987-1001
- GT07 – Formação de Professores que ensinam Matemática
- Algumas reflexões sobre matemática crítica e educação a distânciauma revisão de literatura
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5149
- Damião Evandro Barbosa de Sousa, Danyella de Moura Galdino, João Nunes de Araujo Neto
- 1002-1012
- Um ensaio sobre práticas desejantesrelação docente estudante como lugar a ser ocupado
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5127
- Danilo Olímpio Gomes
- 1013-1027
- Conhecimentos compartilhados por professores e futuros professores na elaboração e análise colaborativa de situações aditivas
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5110
- Flabruna Mendes de Almeida, Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Christian Eduardo Aragão dos Santos
- 1028-1043
- Sequência Fedathi e as perguntas investigativas para o ensino de formas proposicionais inseridas em quadrinhos
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5097
- Milínia Stephanie Nogueira Barbosa Felício, Daniel Brandão Menezes, Hermínio Borges Neto
- 1044-1060
- Concepções dos professores de matemática em início de carreira
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5062
- Luana Oliveira Moreira de Jesus, Thaine Souza Santana
- 1061-1077
- Os conhecimentos que emergem da régua de carpinteiro de Leonard Digges (1520-1559) a partir da visão dos licenciandos em matemática da UECE
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5057
- Sabrina de Sousa Paulino, Ana Carolina Costa Pereira
- 1078-1093
- Conhecimentos mobilizados a partir da construção do Promptuario de John Napier em um minicurso de extensão universitária
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5053
- Pedro Henrique Sales Ribeiro, Ana Carolina Costa Pereira, Gisele Pereira Oliveira
- 1094-1107
- Sobre a Linguagem Matemática de professores em formação inicial
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5029
- Francisco Wagner Soares Oliveira
- 1108-1121
- Reflexões e concepções de uma professora em relação à estatística, a partir de uma formação baseada no ensino remoto
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4984
- Danilo do Carmo de Souza, Marisa Lima de Vasconcelos, Juscileide Braga de Castro
- 1122-1138
- Abordagem do conceito de limite apresentado por James Stewart e suas contribuições para a aprendizagem e formação de professores de matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4977
- João Nunes de Araújo Neto, Francisco José de Lima, Damião Evandro Barbosa de Sousa
- 1139-1154
- Registros de relatórios finais de estágio supervisionadopercepções e aprendizagens de licenciandos em matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4955
- Francisco José de Lima, Meirilania Primo Costa
- 1155-1171
- Caracterização de modelos de formação continuada de professores alfabetizadoresuma apreciação crítica com destaques à Educação Matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4943
- Adriele Gabrine Rossini Rodrigues, Klinger Teodoro Ciríaco
- 1172-1188
- Saberes docentes presentes na percepção de professores vinculados ao Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4935
- Adriana Nogueira de Oliveira, Dianara Figueirêdo Freire, Claudiana Oliveira de Sousa
- 1189-1201
- Operadores Culturais e a Prática Pedagógica na Educação Matemática nos Anos Iniciais
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4907
- Carlos Mometti
- 1202-1218
- Alguns saberes docentes adquiridos em uma discussão sobre a medição de profundidade com o báculo de Petrus Ramus
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4877
- Francisco Hemerson Brito da Silva, Ana Carolina Costa Pereira, Antonia Naiara de Sousa Batista
- 1219-1235
- Professores de Matemática em fase inicial de carreira docentereverberações da formação inicial
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4834
- Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Luzitelma Maria Barbosa de Castro
- 1236-1251
- Investigar e explorar com tecnologiauma possibilidade para ensinar trigonometria
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4829
- Carolina Cordeiro Batista, Rosa Monteiro Paulo
- 1252-1267
- Plano de Ação Educacional para a formação continuada de professoresuma proposta para o uso pedagógico dos dados do SPAECE
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4828
- Lucia Kelly Souza Menezes, Marco Aurélio Kistemann Junior
- 1268-1283
- GT08 – Diferença, Inclusão e Educação Matemática
- Jogo Ladeira Matemáticauma possibilidade de ferramenta para a inclusão de estudantes surdos no estudo das operações básicas
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5151
- Maria Jacqueline Ferreira de Sousa
- 1284-1300
- O uso do jogo Tangram como material pedagógico matemático para alunos com surdez
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4980
- Francisca Aglaiza Romão Sedrim Gonçalves
- 1301-1313
- A Teoria do Flow como promotora motivacional para estudantes com ansiedade matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4781
- Ana Maria Antunes de Campos
- 1314-1324
- “Ainda existe entre nosso povo as trocas tradicionais”modificações econômicas dentro e fora de algumas comunidades indígenas
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4615
- Matheus Moreira da Silva, José Pedro Machado Ribeiro, Ana Paula Purcina Baumann
- 1325-1339