EaD em Foco. Rio de Janeiro, v.11, n.2, 2021.
Edição Especial – EaD em tempos de pandemia e pós-pandemia (Parte 2/2)
- Neste número especial, vamos registrar, relatar e divulgar, em formato acadêmico, o impacto das experiências educacionais neste momento único da sociedade moderna. Os temas das contribuições são amplos, sempre relacionados ao eixo central das contribuições da EaD em tempos de pandemia.
Artigos Originais
- Avaliação da Aprendizagem em Tempo de Isolamento Social Face ao Coronavírus: Relatos sobre a Gestão do Consórcio CEDERJ
- Milena de Sousa Nascimento, Everton Costa Santos, Simone de Paula Silva, Sueli Barbosa Thomaz
- Reformulação da Educação a Distância em Tempos de Pandemia
- Alexandre Botelho José, Adriana, Ana Paula, Helena, Ellem, Flávia
- PDf – Inglês
- Não Somos Robôs: a Afetividade como Processo Pedagógico no Ensino Fundamental II Durante as Aulas Remotas
- Hosana Ramôa, Liz Regina Silveira Barbosa, Suzane Silveira
- Treinamento da Equipe do IBGE Responsável pela Coleta de Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, Edição Especial COVID19 – PNAD COVID19, através de Ensino a Distância: Análise de Contexto, Desenho e Avaliação
- Hugo Sousa Campos
- Discutindo o Uso das TDIC no Processo de Avaliação no Contexto do Ensino Remoto
- Márcia Gorett Ribeiro Grossi
- Transpondo o Ensino Híbrido para o Remoto Emergencial: Relato de Experiência em um Programa de Pós-Graduação na Área da Saúde
- Caroline Fernandes-Santos, Renata Frauches Medeiros, Gabrielle de Souza Rocha
- Informação, Cultura, Conhecimento e Entretenimento: a Rádio CECIERJ está no AR!
- Rosa Maria Garcia Monaco, Niely Natalino de Freitas Leyendecker
- Professor Criativo: uma Oficina de Divulgação das Tecnologias Digitais para Auxiliar o Processo de Ensino-Aprendizagem
- Priscila da Paixão Silva Veras, Sylvia Coelho Alves Sineiro, Camila Eller Gomes, Rosa Maria Marcos Mendes
- O Plano de Aula para Educação On-line na Pandemia de Covid-19
- Telma Brito Rocha
- Diagnóstico das Aulas de Educação Física no Estado do Rio Grande Do Sul Durante a Pandemia da Covid-19
- Any Gracyelle Brum dos Santos, Patrícia Becker Engers, Thais de Lima dos Santos, Rafaela Gonçalves Bellinazo, Phillip Vilanova Ilha
- Abre a câmera, por Favor”: Aulas Remotas no Ensino Superior, uma Abordagem Fenomenológica
- Carlos Vasconcellos Ribeiro, Marcia Cavalcanti, Aparecido Pimentel
- Elaboração de um Jogo de Perguntas e Respostas para os Processos e Ensino e Aprendizagem da COVID-19: Avaliação de Professores
- André Victor Rocha Viana, Diego Alves Simão, Karen Helen Batista de Souza, Sabrina Rosa Magalhães Garcia, Marisa Cristina Fonseca Casteluber, Silvia Quintão Savergnini, Fernanda de Jesus Costa
Estudos de Caso
- Educação em Tempos de Pandemia: Limites e Potencialidades Segundo a Percepção dos Estudantes de uma Escola Estadual do Rio de Janeiro
- Jocilea de Souza Tatagiba, Lucilene de Souza Tatagiba
- Vivências da Pandemia em uma Instituição de Ensino Superior do Norte de Portugal – Lições para o Presente e para o Futuro
- Clarisse de Mendonça e Almeida
- Impactos da Pandemia da COVID-19 nos Cursos EaD da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
- Afranio Ferreira Neves Junior, Sueyla Ferreria da Silva dos Santos, Pedro Henrique Mariosa, Renan dos Santos Rodrigues, João Victor Figueiredo Cardoso Rodrigues
- Hábitos Digitais de Alunos do Ensino Superior no Período da Pandemia de Covid-19
- Bernadete Lema Mazzafera, Lisandra Costa Pereira Kirnew , Anderson Jorge Marcolino Pinheiro, Luciane Guimarães Batistella Bianchini, Luciana Michele Ventura, Douglas Arnaldo Kraut
- Los Efectos de la Readecuación de las Estrategias de Permanencia y Adaptación para el Contexto COVID-19: una Experiencia en las Aulas de la Facultad de Derecho (UNC)
- Nerea Lucrecia Jodor, Manuel Carrasco, Trinidad Carolina Grounds, Lautaro Sánchez Lusarreta, Constanza Polinari Sabattini
- Desenvolvimento Docente para o Ensino Remoto: Experiência do Programa de Inovação e Assessoria Curricular (PROIAC) da Universidade Federal Fluminensethe Experience of the XXX Program at the XXXXX
- Daniele Mendonça Ferreira, Adriana Pittella Sudré , Cíntia Regina Lacerda Rabello, Caroline Fernandes-Santos, Silvia Pereira , Luiza Carneiro Mareti Valente
- PDF – Informações Adicionais
- O Ensino Remoto Emergencial na Perspectiva da Metacognição: Análise da Percepção de Alunos de um Curso Técnico em Enfermagem
- Luciana Rocha dos Santos, Cleide Ferreira da Silva Albuquerque, Luciana Lima de Albuquerque da Veiga, Mauricio Abreu Pinto Peixoto
- Libras em Pílulas: Incitando o Interesse Escolar dos Alunos Surdos e Ouvintes em Tempos de Pandemia
- Thiago de Oliveira Lemes, Cíntia Alethéia de Paiva
- Construindo Conhecimento por meio de Jogos Digitais com Narrativas Interativas: Engajamento na Cultura Participativa em Aulas Remotas
- Mariana Pícaro Cerigatto
- Da Imersão no Campo ao Trabalho à Distância: um Relato de Experiência da Disciplina de Educação Especial Inclusiva Semipresencial no Período de Pandemia
- Layane Cristine de Souza Rodrigues, Edicléa Mascarenhas Fernandes, Suellen da Rocha Rodrigues, Luciana Barros Farias Lima
Revisões
- Metodologias em EaD e suas Implicações no Ensino em Odontologia Durante a Pandemia da COVID-19: Revisão de Literatura
- Amanda Félix Gonçalves Tomaz, Davi Neto de Araújo Silva, Raul Elton Araújo Borges
Publicado: 2021-03-25