Nas últimas décadas, a expansão das pesquisas históricas no Brasil, especialmente como resultado do crescimento e aprimoramento dos programas de pós-graduação na área, tem sido notável. Cada vez mais, antigos temas vêm sendo revisitados, assim como novas propostas e perspectivas de estudos nos possibilitam ampliar nosso escopo analítico.
Parte importante desse impulso, quantitativo e qualitativo, nos estudos históricos, se deve aos esforços de profissionais que atuam em universidades de todo o país, com ou sem programas stricto sensu, geralmente distantes dos grandes centros onde muitos desses pesquisadores realizaram seus estudos de mestrado e doutorado. Contudo, apesar das dimensões geográficas brasileiras, a crescente popularização do uso de tecnologias de informação, como a internet, e a constituição de grupos de pesquisa compostos por pesquisadores nacionais e internacionais, têm se tornado elementos importantes na divulgação e no compartilhamento de artigos, dissertações, teses e outras referências bibliográficas, além de maior disponibilização de acervos digitais, democratizando o acesso a diversos tipos de fontes originalmente impressas e audiovisuais.
Precisamos, portanto, avançar na direção do estreitamento dos contatos entre pesquisadores e suas temáticas. Na região Norte, por exemplo, não resta dúvida de que há muito a ser feito para um maior e mais constante intercâmbio entre as suas universidades. Nesse contexto, as revistas eletrônicas desempenham a função primordial de veiculação de pesquisas atuais, com o dinamismo e a fluidez próprias aos websites, e é nesse sentido que a Revista Tempo Amazônico pretende contribuir com esse movimento.
Nesta segunda edição, reunimos artigos sob a temática “cultura, poder e sociabilidades”, com trabalhos que vão desde a história social de manifestações populares nos estados do Amapá, Amazonas, Pará e Maranhão, até debates historiográficos sobre intelectuais e cultura política no Brasil e na Argentina, além de uma transcrição comentada de fonte. Trata-se de textos que nos revelam pesquisas interessantes e originais, sobre temas que podem nos ajudar a pensar nossas próprias realidades numa perspectiva comparativa, sempre instigante e proveitosa.
Somando-se à publicação da Revista Fronteiras & Debates e a realização do I Encontro Estadual da ANPUH-AP em dezembro de 2014, a diretoria da secional amapaense da Associação Nacional de História mantém seu compromisso por uma ativa participação no ambiente e debate acadêmico, partindo das especificidades do extremo norte amazônico, rumo ao fortalecimento da expansão historiográfica a que nos referimos no início desta apresentação. Esta edição da Revista Tempo Amazônico chega ao público como um passo a mais nessa direção. Desejamos uma excelente leitura!
Adalberto Paz
Editor Responsável da Revista Tempo Amazônico
PAZ, Adalberto. Apresentação. Tempo Amazônico, Macapá, v.1, n.2, 2014. Acessar publicação original [DR]
Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…
Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…
Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…
Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…
This website uses cookies.