Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.4, n.1 2009 / v.20, n.3, 2015.
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.4, n.1 2009.
ARTIGOS
- Liberale Ausbildung und multikulturelle Forderungen
- Daniel Löewe
- O logos em Heidegger: lógica, verdade e metafísica
- Jaqueline Stefani
- O cotidiano como fonte de pes
- Nilda Stecanela
- Aristóteles e ação humana
- Sônia Maria Schio
- A relação: os padres da Igreja com a educação antiga
- Pe. Vital Corbellini
- Didática e suas forças vertiginosas
- Sônia Regina da Luz de Matos
- Vulnerabilidade e proteção: a prática e a pesquisa em psicologia
- Alice Maggi
- Educação Superior e sociedade do conhecimento: entre as orientações econômicas e pedagógicas do Banco Mundial na década de 90
- Cezar Luiz de Mari
- PD
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.14, N. 2
ARTIGOS
- Apropriação da linguagem,
- Cláudia Maria Mendes Gontijo
- O ensino e aprendizagem da compreensão do texto escrito
- Aline Elisabete Pereira, Onici Claro Flôres
- Hipertexto e gêneros digitais: modificações no ler e escrever?
- Gislaine Gracia Magnabosco
- Produção de narrativa e autoria
- Neiva Maria Tebaldi Gomes
- Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência
- Neires Maria Soldatelli Paviani
- Linguagem matemática e Língua Portuguesa: Diálogo necessário na resolução de problemas matemáticos
- Edi Jussara Candido Lorensatti
- Da leitura escolarizada à leitura literária: a tragetória na formação do leitor
- Renata Junqueira de Souza, Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto
- A linguagem literária e a pluralidade cultural: contribuições para uma reflexão étnico-racial na escola
- Eliane Santana Dias Debus, Margarida Cristina Vasques
- Literatura e gênero: vetores para a formação do autor
- Cecil Jeanine Albert Zinani
- Literatura infantil e gênero: subjetividade e auto conhecimento
- Salete Rosa Pezzi dos Santos
- Reflexões sobre a contação de histórias:uma proposta para integrar oralidade, leitura e escrita
- Ana Luisa Brandt, Felipe Gustsack, Juliana Feldmann
- Vamos cantar histórias?
- Leila Mury Bergmann, Maria Cecília A. R. Torres
- Contação de história: uma análise da escolha de histórias em um recorte de experiências gaúchas
- Edgar Roberto Kirchof, Rosa Maria Hessel Silveira
- Jornadinhas Nacionais de Literatura de Passo Fundo formando leitores: em foco a 4ª Jornadinha
- Adriana Röhrig, Fabiane Verardi Burlamaque
- ENTREVISTAS
- Letramento acadêmico: leitura e escrita na universidade: entrevista com David Russel
- Flávia Brocchetto Ramos, Vânia Marta Espeiorin
- Ensino de Língua Portuguesa: repercussões educacionais, políticas e socioeconômicas: entrevista com Irandé Antunes
- Flávia Brocchetto Ramos
- RESENHAS
- Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para a Pré-Escola e o Ensino Fundamental
- Nathalie Vieira Neves
- História da educação: uma forma de aprender
- Roseli Maria Bergozza
- Desafio ao tradicional
- Deline Farenzena
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.14, N. 3
ARTIGOS
- Educação e cultura da paz. À luz do esboço kantiano, à paz perpétua [Zum ewigen Frieden], ainda é possível pensar uma Cultura da Paz?
- Paulo César Nodari
- A paz perpétua e a educação: uma análise sobre o projeto kantiano
- Celso de Moraes Pinheiro
- Ética e alteridade: a educação como sabedoria da paz
- Nilo Ribeiro Júnior
- Cultura urbana y educación como desafíos a la teoría de Habermas del actuar comunicativo
- Federico Altbach-Núñez
- Luta pela civilização: condições e exigências de uma educação da humanidade para a paz
- Álvaro Mendonça Pimentel
- Direitos humanos na educação: superar os desafios
- Karen Franklin
- Multiculturalismo, educación e paz
- Daniel Löewe
- Educação para a paz e novas tecnologias
- Dom Irineu Rezende Guimarães
- “Beati gli operatori di pace
- Mauro Meruzzi
- RESENHAS
- Educar para a paz em tempos difíceis
- Nestor Basso
- Não violência na educação
- Karin Zanotto
- Pedagogia da Convivência
- Lisiane Reis Brum
- Cidadãos do mundo: para uma teoria da cidadania
- Gisele Rizzon
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.15, N. 1
ARTIGOS
- Resiliência e espiritualidade: algumas implicações para a formação humana
- Ana Lúcia Leal, Ferdinand Röhr, José Policarpo Júnior
- Considerações acerca da Educação Infantil: história, representações e formação docente
- Milena Cristina Aragão Ribeiro de Souza, Lúcio Kreutz
- A construção das noções de espaço e tempo nas crianças da Educação Infantil
- João Alberto da Silva, Júnior Saccon Frezza
- A máscara de Emílio
- Deniz Alcione Nicolay
- “No meio e misturado”: o moreno como identificação de cor entre estudantes de uma escola pública
- Alan Augusto Moraes Ribeiro
- Multiculturalismo, juventude e formação do professor: potenciais para uma discussão sobre a diferença
- William de Goes Ribeiro
- As diferentes manifestações da juventude na escola: uma visão dos impasses e das perspectivas
- Mariane Brito da Costa
- Dança, gênero e sensualidade: um olhar cultural
- Giuliano Souza Andreoli
- Uma escola para todos e para cada um: escola inclusiva, uma comunidade de aprendizes
- Judithe Eva Dupont Ló
- O significado do aprender: linguagem e pesquisa na reconstrução de conhecimentos
- Roque Moraes
- RESENHAS
- As imagens do outro sobre a cultura surda
- Gabriele Vieira Neves
- O jogo do Eu: mudanças de si em uma sociedade global
- Sueli Salva
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.15, N. 2
ARTIGOS
- A reconstrução das práticas educativas e a arte de escolher
- Adriano Rodrigues Ruiz
- TV Pendrive: o que dizem os professores
- Doralice Aparecida Paranzini Gorni, Ana Cláudia Cerini Trevisan, Gabriela Spagnuolo Cavicchioli, Mariana Sieni da Cruz Gallo
- Ciborgues, robôs e clones na pedagogia do cinemaCiborgues, robôs e clones na pedagogia do cinema
- Angela Dillmann Nunes Bicca, Maria Lúcia Castagana Wortmann
- Linguagem, educação e TICs
- Diego Chiapinoto
- Aprendizagem no ciberespaço
- Neusa Maria John Scheid, Cledes Antonio Casagrande, César Fernando Meurer
- Interação mediada por computador: hipermídia educacional nas atividades de estudo a distância
- Fábio da Purificação de Bastos, Fabiane Sarmento Oliveira Fruet
- A cultura emergente na convivência em MDV3D
- Luciana Backes
- Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares
- Lucília Regina de Souza Machado, Luciene Aparecida da Silva
- A ação de projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem: relações entre a construção de formalizações e a criação de novidades
- Maria Luiza Becker, Patricia Alejandra Behar, Sílvia Meirelles Leite
- Ambientes Virtuais de Aprendizagem: um relato da capacitação online de professores para utilização de softwares da coleção Educação Digital do Sistema “S”
- Valéria De Bettio Mattos
- A tensão modernidade/pós-modernidade como força propulsora das simbioses contemporâneas e o cotidiano escolar
- Maria Lucia de Amorim Soares, Leandro Petarnella
- RESENHAS
- Homo Zappiens: educando na era digital
- Leandro Petarnella, Eduardo de Campos Garcia
- Pesquisando fundamentos para novas práticas na educação online
- Marcelo Prado Amaral Rosa
- Games em educação: como os nativos digitais aprendem
- Cristina Maria Pescador
- A inteligência coletiva
- Celso Samir Guielcer de For
- TRADUÇÕES
- O papel da tecnologia no ensino e na sala de aula
- Marc Prensky
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.15, N. 3
ARTIGOS
- Educação Infantil e ensino intuitivo:a contribuição de Marie Pape-Carpantier (1815-1878)
- Maria Helena Camara Bastos
- A história do primeiro parque infantil municipal de Sorocaba: o contexto histórico e as circunstâncias específicas da criação e da instalação da escola
- Suad Aparecida Ribeiro de Oliveira
- Civismo e militarismo da infância: uma abordagem baseada no jornal O Rebate (Pelotas/RS, 1914-1915)
- Giana Lange do Amaral, Maria Augusta Martiarena de Olivera
- ELA: uma contribuição da cultura escolar para a formação inicial
- Léia Adriana da Silva Santiago
- Alguns aspectos sobre a Educação de Adultos na Europa
- Abudo Machud, Muleka Mwewa, Ana Inés Renta
- Do ambiente doméstico às salas de aula: novos espaços, velhas representações
- Milena Cristina Aragão Ribeiro de Souza, Lúcio Kreutz
- Escola complementar: primeira escola pública para formação de professores primários na cidade de Caxias do Sul – 1930-1961
- Roseli Maria Bergozza, Terciane Ângela Luchese
- A perfomance do professor coordenador na escola burguesa
- Márcia Natália Motta Mello, José Luis Vieira de Almeida
- A Educação a Distância na sociedade da informação: uma análise histórica da Educação Superior a Distância na formação de gestores públicos no cenário brasileiro
- Rejane Esther Vieira
- Caminhares: fragmentos sobre oficinas de escrita e interrogações sobre os ensinares e os aprenderes
- Mariana De Bastiani Lange
- Ecos de um cotidiano juvenil: as escritas de si na privação de liberdade
- Nilda Stecanela, Carmem Craidy
- RESENHAS
- Professoras primárias e seus papéis no palco da vida
- Cláudia Luci Scussel
- A caverna
- Andreza Marques de Castro Leão
- Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar
- Andréia Bonho Borba
- O legado educacional do século XX no Brasil
- Eli Narciso da Silva Torres
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.16, N. 1
ARTIGOS
- Über einige Schwierigkeiten, die antike Moralphilosophie zu verstehen
- Christoph Horn
- La noción aristotélica de vida contemplativa (bíos theoretikós). Ethica nicomachea X 7 y IX 9: vivir, sentir y pensar
- Jesús Araiza
- O direito de ter para ser livre
- Marly Carvalho Soares
- El nosotros ético-histórico: hacia una ética en perspectiva latinoamericana
- Juan Carlos Scannone
- Belleza y formación en el pensamiento de Platón
- Juan Carlos Mansur
- Entre o Dizer e o Dito: sobre a precariedade e a finitude de nosso saber em Emmanel Levinas
- Sandro Cozza Sayão
- Para além dos argumentos
- Sofia Miguens
- Esclarecimento, educação e autonomia em Kant
- Paulo César Nodari, Fernando Saugo
- Posição original: um recurso procedimental puro
- Elnora Gondin, Osvaldino Gondin
- RESENHAS
- RACHELS, James. Elementos da filosofia moral.
- Keberson Bresolin
- HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais
- Mateus Salvadori
- NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas.
- Daniel José Crocoli
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.16, N. 3
APRESENTAÇÃO
- Apresentação
- Everaldo Cescon
- ARTIGOS
- Os pressupostos ético-epistemológicos do ensino e da aprendizagem em Kant e Habermas
- Jayme Paviani
- Implicações éticas e pedagógicas no trabalho docente com o corpo
- Evaldo Antônio Kuiava, Lisiane Reis Brum
- Posição original: um recurso procedimental puro
- Elnora Gondin, Osvaldino Marra Rodrigues
- Sociedade de consumo: uma análise do global para o local
- Paulino Eidt
- Reflexões sobre a educação contemporânea: a contribuição de Abraham Joshua Heschel a partir de suas raízes judaicas
- Renato Somberg Pfeffer
- John Dewey e Aldous Huxley: o admirável e o impensável na formação social da mentalidade
- José Cláudio Matos
- Transitando entre o público e o privado: estratégias ficcionais de Ana Cristina César
- Ilva Maria Boniatti
- O dever indireto de promover a felicidade pessoal em Kant
- Édison Martinho Difante
- A ética discursiva e o caráter procedimental do discurso prático em Habermas
- Cledes Antonio Casagrande, Eucledes Fábio Casagrande
- RESENHAS
- MASETTO, Marcos Tarcísio. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 20031
- Paulo Tiago Cardoso Campos
- SKINNER, Q. Hobbes e a liberdade republicana. Trad. de Modesto Florenzano. São Paulo: Edunesp, 2010, 213p.
- Diogo da Silva Roiz
- OLIVA, Alberto. Filosofia da ciência. Rio de Janeiro: J. Zahar, 20031
- Paulo Tiago Cardoso Campos
- CHARLES, Sébastien. Cartas sobre a hipermodernidade ou O hipermoderno explicado às crianças. São Paulo: Barcarolla, 2009.
- Marco Antonio Gonçalves
- PAVIANI, Jayme. Platão & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008
- Gelson Leonardo Rech
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.17, N. 1
Conjectura, Volume 17, Número 1, Jan./ Abril. 2012
Tema: Ética
Ano: 2012
APRESENTAÇÃO
- Apresentação
- Everaldo Cescon, Paulo César Nodari
- ARTIGOS
- A gênese do conceito de fórmula em Cícero e sua reformulação no imperativo categórico de Kant
- Valério Rohden
- Kant e o sentimento moral – Kant and the moral sentiment
- Keberson Bresolin
- A ideia de bem em Platão – The idea of well on Plato
- Jayme Paviani
- O mal em um mundo sem Deus – The evil in a world without god*
- Jean-Christophe Merle
- Deliberación y política: notas sobre la teoría de la democracia deliberativa y la política de liberación – Deliberation and politics: notes on the theory of deliberative democracy and the politics of liberation
- Dorando J. Michelini, Eduardo O. Romero
- A recepção biopolítica da obra de Hannah Arendt – The biopolitic reception of Hannah Arendt’ works
- Odílio Alves Aguiar
- Direitos humanos e a perspectiva da pluralização e da ética intercultural – The human rights and the prospect of pluralization and intercultural ethics
- Paulo Hahn
- Por que a responsabilidade? – Why responsibility?
- André Brayner de Farias
- Razão e paixão: necessidade e contingência na construção da vida ética – Reason and passion: necessity and contingency in the construction of ethical life
- Alonso Bezerra de Carvalho
- COMUNICAÇÕES
- Pesquisa científica, TCC e outros modelos de avaliações de trabalhos de conclusão de curso – Scientific research, TCC and other models of evaluation of course conclusion works
- Wilson Paloschi Spiandorello
- RESENHAS
- TAYLOR, Charles. A ética da autenticidade Trad. de Talyta Carvalho São Paulo: É Realizações, 2011
- Fábio Beltrami
- MOORE, George Edward. Principia ethica Trad. de Maria Manuela Rocheta Santos e Isabel Pedro dos Santos 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1999.
- Juliane Scariot
- PICHLER, Nadir A. A felicidade na ética de Aristóteles Passo Fundo: Ed. da UPF, 2004
- Luisa Andrea Viana
- PAVIANI, Jayme. Filosofia, ética e educação: de Platão a Merleau-Ponty Caxias do Sul: Educs, 2010. 128p
- Carlos Roberto Sabbi
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.17, N. 2
ARTIGOS
- Práticas des castigos escolares: enlaces históricos entre normas e cotidiano
- Milena Aragão, Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas
- A sala de aula no século XIX: disciplina, controle, organização
- Eduardo Arriada, Gabriela Medeiros Nogueira, Mônica Maciel Vahl
- A perfeição humana na perspectiva católica de D. João Becker no período de 1912 a 1946
- Cláudia Regina Costa Pacheco, Elomar Antônio Calegaro Tambara, Jorge Luiz da Cunha
- Álbuns e escrita infantil: escrita epistolar dos alunos do curso primário do Colégio Farroupilha (Porto Alegre/RS –1948-1966)*
- Maria Helena Câmara Bastos
- Memórias de docentes: narrativas sobre saberes e fazeres de duas professoras rurais de Caxias do Sul/RS (1920-1950)
- Gelson Leonardo Rech, Lúcio Kreutz, Terciane Ângela Luchese
- Um periódico juvenil: civilidades nas páginas de O Clarim
- Dóris Bitencourt Almeida
- Comissão Especial de Investigação Sumária: uma estratégia política nada sutil (Brasil, golpe civil-militar/1964)
- Beatriz T. Daudt Fisher, Marcos Fontana Cerutti
- Os bastidores de uma pesquisa em história da educação: a Faculdade Católica de Filosofia de Rio Grande/RS
- Giane Lange do Amaral, Josiane Alves da Silveira
- RESENHAS
- SANDEL, Michael. Justiça: o que é fazer a coisa certa.
- Alessandra Bombassaro
- CASTELO BRANC0, P. H. V. B. Secularização inacabada: política e direito em Carl Schmitt.
- Diogo da Silva Roiz
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.17, N. 3
ARTIGOS
- Condições de possibilidade para o pensar e oagir ético: a experiência da diferença e do outro
- Wanderley J. Ferreira Júnior
- A pedagogia da hospitalidade a partir da filosofia da alteridade em Levinas
- Paulo Giovanni Rodrigues de Melo, Luiz Síveres
- Noções introdutórias sobre a ética das virtudes aristotélica
- Idalgo José Sangalli, Jaqueline Stefani
- Educação moral: a busca da excelência a partir de virtudes aristotélicas e a formação do educador
- Talita Carneiro Gader Safa, Samuel Mendonça
- Ética da Libertação de Enrique Dussel: caminho de superação do irracionalismo moderno e da exclusão social
- Ivanilde Apoliceno Oliveira, Alder Sousa Dias
- Pensando a ética na perspectiva das formas simbólicas de Ernst Cassirer
- Vladimir Fernandes
- Ciência e ética: uma nova formulação do imperativo categórico como princípio da responsabilidade em Hans Jonas
- Fábio Antônio Gabriel, Odirlei Silva de Souza, Antônio Carlos de Souza
- Sobre a distinção argumentativa entre a área da lógica e a ética
- Itamar Soares Veiga
- RESENHAS
- MARTINS, Gilberto de Andrade.* Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa.
- Paulo Tiago Cardoso Campos
- SIDGWICK, Henry. História da ética
- Juliane Scariot
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.18, N. 1
ARTIGOS
- A formação de professores nas políticas públicas de inclusão digital: o programa UCA-Erechim (RS) // The training of teachers in the public policies of digital inclusion: the UCA-Erechim (RS) program
- Marcus Vinícius Maltempi, Adriana Richit
- Ambientes virtuais de aprendizagem e formação continuada de professores na modalidade a distância // Virtual learning environments and continuous teachers training in distance modality
- Miguel Alfredo Orth, Fabiane Sarmento Oliveira Fuet, Janete Otte, Marcus Freitas Neves
- AVArte: uma alternativa pedagógica à exclusão digital // AVArte: a pedagogical alternative to digital exclusion
- Elisabeth Brandão Schmidt, Michelle Coelho Salort
- Educação superior e processos de ensino e aprendizagem em EaD: os casos UCS e UFRGS // University education and teaching and learning processes in EaD: UCS and UFRGS cases
- Andréia Morés
- Identidades Nerd/Geek na web: um estudo sobre pedagogias culturais e culturas juvenis // Nerd/Geek Identities on the web: a study on cultural pedagogies and youth culture
- Angela Dillmann Nunes Bicca, Ana Paula de Araújo Cunha, Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas, Max de Lima Jahnke
- Jogos eletrônicos e aspectos morais: a borda entre o virtual e o atual // Electronic games and moral aspects: the border between virtual and actual
- Daniela Karine Ramos
- No cenário da pós-modernidade: a reiterada exigência de qualidade e excelência na educação contemporânea // Post-modern setting: the repeated demand for quality in contemporary education
- Maria Lúcia de Amorim Soares, Eliete Jussara Nogueira, Luiz Fernando Gomes
- Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space
- Marcus Vinícius de Azevedo Basso, Aline Silva de Bona, Cristina Maria Pescador, Cristiane Koehler, Léa da Cruz Fagundes
- Tecnologias virtuais na educação incidindo no universo simbólico do professor // Digital technologies in education and the teacher’s symbolic universe
- Anna Rita Sartore, Edna Cristina do Prado
- Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica // Critical theory of society: a look at education in times of technological society
- Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória, Bruno Perozzi da Silveira, Jéssica Raquel Rodeguero Stefanuto, Juliana Carla Fleiria Pimenta, Juliana Rossi Duci
- Comprendre les liens professionnels entre le Rased et les équipes éducatives // Understand the professional relationship between the Rased and educational teams
- Jean-Claude Régnier, Marie-Françoise Crouzier
- RESENHAS
- KAPP, Karl M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer, 2012.
- Marcelo Luis Fardo
- VALENTINI, C. B.; SOARES, E. M. do S. Aprendizagem em ambientes virtuais [recurso eletrônico]: compartilhando ideias e construindo cenários. Caxias do Sul: Educs, 2010.
- Jerônimo Becker Flores
- SEN, Amartya. A ideia de justiça. Trad. de Denise Bottmann e Ricardo Doninelli Mendes. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
- Lucas Mateus Dalsoto
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.18, N. 2
ARTIGOS
- A extensão universitária a partir de Jürgen Habermas e Enrique Leff // The university extension from Jürgen Habermas and Enrique Leff
- Leonardo Dorneles Gonçalves, Vilmar Alves Pereira
- A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school cultures
- Milena Aragão, Jordana Wruck Timm, Lúcio Kreutz
- Educação integral e os espaços educativos: um diálogo necessário // Integral education and educational spaces: a necessary dialogue
- Mercês Pietsch Cunha Mendonça, Iolene Mesquita Lobato, Cleonice Borges Ribeiro Faria
- A formação integral: um desafio pedagógico // Integral formation: a pedagogical challenge
- Rosa Aguilar Verástegui
- Aspectos da educação da criança na história da filosofia da educação: a perspectiva de filósofos e educadores // Aspects of children’s education in the history of philosophy of education: the perspective of philosophers and educators
- Heraldo Aparecido Silva, Fernanda Antônia Barbosa da Mota
- O que é conservadorismo em educação? // What is conservatism in education?
- Wilson Francisco Correia
- Questões conceituais de ética em educação // Questions about the concept of ethics in education
- Maria Judith Sucupira da Costa Lins
- A contribuição do sincretismo brasileiro para a construção de uma ética global // The contribution of Brazilian syncretism for the construction of a global ethic
- Renato Somberg Pfeffer
- La belleza, horizonte de sentido // The beauty, horizon of sense
- Juan Carlos Mansur Garda
- Democracy and democracies: between theory and facts // Democracia e democracias: entre teoria e fatos
- Marta Rios Alves Nunes da Costa
- RESENHAS
- SWAIN, Harriet (Org.). Grandes questões da ciência.
- Paulo Tiago Cardoso Campos
- GAY, P. Represálias selvagens.
- Diogo da Silva Roiz
- BAERTSCHI, Bernard. Ensaio filosófico sobre a dignidade.
- Marcos André Webber
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.18, N. 3
Apresentação // Presentation
Everaldo Cescon
ARTIGOS
- “Dar-forma” all’umano: dimensione antropologica, etica ed educativa della bildung in Edith Stein // “Shaping” the human: anthropological, ethical and educational bildung in Edith Stein
- Calogero Caltagirone
- PDF (ITALIANO)
- A questão de pesquisa sob a perspectiva da atitude fenomenológica de investigação // The research issue according to the perspective of phenomenological investigation attitude
- Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Tiago Emanuel Klüber
- Introdução da Ciência na infância: o caso da série “De onde vem?” // Introduction of Science in childhood: the case of series “De onde vem?”
- Flávia Brocchetto Ramos, Marcelo Prado Amaral Rosa
- Contextualismo Justificacionista: uma nova resposta ao problema do regresso epistêmico // Justificationist Contextualism: a new response to the epistemic regress problem
- Tiegue Vieira Rodrigues
- Insegnare matematica al tempo della crisi: come i cambiamenti economici e sociali impongono un ripensamento della didattica // Teach mathematics in the time of crisis: how the economic and social changes require rethinking didactics
- Alessandro Cordelli
- PDF (ITALIANO)
- Para além de qualquer princípio educativo: a educação escolar como processo de construção do saber // Beyond any educative principle: the school education as a process of construction of knowledge
- Rogério Rodrigues
- Problematizando a escrita com professoras em formação // Discussing writing with teachers in training
- Felipe Gustsack
- O conhecimento como princípio da colonialidade e da solidariedade // Knowledge as a principle of coloniality and solidarity
- Luiz Síveres, José Roberto de Souza Santos
- Swann e a formação objetiva do sujeito: reflexões a partir de Theodor W. Adorno // Swann and the objective cultural formation: reflections by Theodor W. Adorno
- Christian Muleka Mwewa, Alexandre Fernandez Vaz
- Ética e consumo: o consumo como estratégia ético-política // Ethics and consumption: the consumption as ethical-political strategy
- Marco Antônio Gonçalves, Everaldo Cescon
- Autonomia versus heteronomia: o princípio da moral em Kant e Levinas // Autonomy versus heteronomy: the principle of morality in Kant and Levinas
- Keberson Bresolin
- RESENHAS
- Occupy: movimentos de protesto que tomaram as ruas
- Darlan Silvestrin
- Uma era secular
- Odair Camati
- Força de Lei: o fundamento místico da autoridade
- Fábio Beltrami
- Estudos da linguagem na educação
- Fabiana Kaodoinski
A PÓS-GRADUAÇÃO E SUAS INTERLOCUÇÕES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Número especial
APRESENTAÇÃO
- Apresentação // Presentation
- Flávia Brocchetto Ramos, Jefferson Mainardes, Nilda Stecanela
- ARTIGOS
- Reflexões sobre a pós-graduação em educação no Rio Grande do Sul // Reflections on Graduate Education in Rio Grande do Sul
- Clóvis Renan Jacques Guterres
- Pesquisa e pós-graduação em educação: o sentido político e pedagógico da formação // Research and Post-Graduation in Education: the political and pedagogical meaning of the training
- Maria Isabel da Cunha
- Notas reflexivas y descriptivas sobre el enfoque de las epistemologías de la política educativa // Notas reflexivas e descritivas sobre o enfoque das epistemologias da política educativa
- César Tello
- PDF_ESPANHOL
- A emergência da análise de necessidades de formação de professores: pesquisas afins // The urgent need for analyzing the teachers’ formation: related researches
- Carla Regina Calone Yamashiro, Yoshie Ussame Ferrari Leite
- Concepções sobre a função da escola e do conhecimento nas propostas de Ciclos de Aprendizagem // Conceptions about the role of the school and knowledge in Cycles of Learning projects
- Silvana Stremel, Jefferson Mainardes
- Os impactos do Pibid nas licenciaturas e na educação básica // The impacts of Pibid in licensure and in Basic Education
- Adair Aguiar Neitzel, Valéria Silva Ferreira, Denise Costa
- PDF () PDF
- Avaliação de políticas públicas educacionais: os resultados do Prouni // Evaluation of public policies educational: results of the Prouni
- Márcio Mugnol, Maria Lourdes Gisi
- Qualidade (social) na educação básica: o desafio da construção nos municípios do oeste catarinense // Quality (social) in Basic Education: the challenge of building in the west Santa Catarina municipalities
- Elton Luiz Nardi, Marilda Pasqual Schneider
- As aulas de ciências: convocando para as identidades científicas // Science classes: calling up for scientific identities
- Moisés Alves de Oliveira, Aline de Moura Mattos
- Crianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica // Children as researchers? Scenarios of children’s participation in Middle School
- Paulo Jorge Freitas da Silva e Costa, Natália Fernandes, Maria Beatriz Oliveira Pereira
- Escola e mediação literária // School and mediation in literature
- Célia Regina Delácio Fernandes, Maísa Barbosa da Silva Cordeiro
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.19, N. 1
APRESENTAÇÃO
- Apresentação // Presentation
- Everaldo Cescon
- ARTIGOS
- Accion y libertad: la critica de Ricoeur al reduccionismo // Action and freedom: Ricoeu’s critics to reductionism
- Blanco Ilari Juan Ignacio
- PDF PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA)) PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- Por el anonadamiento a la libertad del “amor nuevo”. Una lectura estetico teológica de “El Espejo de las alma simples” de M. Porete // By annihilation to freedom of “new love”. A theological aesthetic reading of “The mirror of simple souls” by M. Porete
- Cecilia Avenati de Palumbo
- Lo scandalo dell’unicità e le sue conseguenze. La proposta ontologica di Raimon Panikkar // The scandal of the uniqueness and its consequences. The ontological proposal of Raimon Panikkar
- Stefano Santasilia, Paolo Calabrò
- Antinomias do conceito de autoética de Edgar Morin a partir dos pressupostos teóricos do materialismo dialético // Antinomies of the concept of Edgar Morin’s auto-ethics from the theoretical assumptions of dialectical materialism
- Ricardo Gauterio Cruz, Rossane Vinhas Bigliardi, Luis Fernando Minasi
- As várias faces estéticas na formação humana: o fecundo universo da Filosofia da Educação
- Lúcia Schneider Hardt, Rosana Silva de Moura, Heloiza Helena Barbosa
- Il fatto educativo // The educational fact
- Rocco Carsillo
- PDF PDF (ITALIANO)
- Subjetividade, alteridade e educação: aproximações entre Adorno e Levinas // Subjectivity, otherness and education: approaches between Adorno and Levinas
- Alex Sander da Silva
- O Niilismo nietzschiano como mais uma referência analítica para a compreensão do fenômeno do mal-estar docente // The nietzschean nihilism as an additional analytical reference for understanding the phenomenon of teacher malaise
- Sérgio Pereira da Silva, Yara Magalhães dos Santos
- A Escola como primado da representação: as contribuições do pensamento de Gilles Deeluze // The school as a primacy of representation: contributions of the Gilles Deleuze’s thought
- Marcos Carneiro Silva
- Convento da Penha: um lugar de memória e de história cultural // Convent of Penha: a place of memory and cultural history
- Alberto Carlos de Souza, Tulio Alberto Martins de Figueiredo
- RESENHAS
- Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade
- Darlan Silvestrin
- O que o dinheiro não compra
- Leandro da Silva Bertoncello
- Corpos voláteis, corpos perfeitos
- Osvaldo Barreto Oliveira Júnior
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.19, N. 2
APRESENTAÇÃO
- Apresentação // Presentation
- Everaldo Cescon
- ARTIGOS
- The functions of languagem and the understanding of mental disorders // As funções da linguagem e o entendimento das desordens mentais
- Antonino Bucca
- PDF (ENGLISH) PDF (INGLÊS)
- La cognizione del gusto // The cognition of taste
- Rosalia Cavalieri
- PDF (ITALIANO) PDF (ITALIANO)
- A Dialética Materialista de Paulo Freire como método de pesquisa em educação // The materialist dialectics of Paulo Freire as a method of research in education
- Ricardo Gauterio Cruz, Rossane Vinhas Bigliardi, Luis Fernando Minasi
- Relações educacionais do podcast com as hierarquias expressivas online // Educational relations of brazilian podcast with expressive hierarchies online
- Eugênio Paccelli Aguiar Freire
- Ecos da escola básica: estratégias de disciplinamento e controle // Echoes of basic school: discipline and control strategies
- Ieda Maria Giongo, Angélica Vier Munhoz, Fabiane Olegário
- Orientações internacionais nas políticas de educação e trabalho para juventude no contexto brasileiro // International orientations in educational policies and work for youth into brazilian context
- Jaqueline Puquevis de Souza, Adair Angelo Dalarosa
- O paradigma da sustentabilidade: o que pensam pesquisadores em Educação Ambiental sobre as sociedades sustentáveis? // The sustainability paradigm: what do researchers in environmental education think about sustainable societies?
- Elisabeth Brandão Schmidt, Caroline Rodrigues da Matta
- Mais que um bonde, uma família: grupos de risco, EJA e identidades juvenis // More than a “bonde”, a family: risk groups, EJA and young people’s identities
- Nilda Stecanela, Paola Monteiro de Barros
- O lugar da ignorância na relação pedagógica // The place of ignorance in the pedagogical relationship
- Wilson Francisco Correia
- Nietzsche-Schopenhauer e a pedagogia da vontade // Nietzsche-Schopenhauer and the pedagogy of will
- Deniz Alcione Nicolay
- A Escola Menonita de Curitiba: manutenção da identidade étnica e religião // Mennonite school of Curitiba: maintenance of ethnic identity and religion
- Valquiria Elita Renk, Fabio Henrique Oliveira da Cruz
- RESENHAS
- HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade.
- Julia Poletto, Lúcio Kreutz
- TUGENDHAT, Ernst. Egocentricidade e mística: um estudo antropológico.
- Marcelo Lucas Cesco
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.19, N. 3
APRESENTAÇÃO
- Apresentação // Presentation
- Everaldo Cescon
- ARTIGOS
- O conceito de religião no início da filosofia moderna, três exemplos: Maquiavel, Cardano e Bruno // The concept of religion in early modern philosophy, three examples: Machiavelli, Cardano and Bruno
- Thomas Leinkauf
- A possibilidade de pensar a filosofia na perspectiva da diferença: impregnando a formação de professores e experimentando o inédito // The possibility thinking philosophy in perspective of difference
- Carla Gonçalves Rodrigues, Samuel Molina Schnorr
- Atividade filosófica na EJA: um relato de práticas interdisciplinares // Philosophical activity in EJA: a report of interdisciplinary practices
- Wanderley da Silva
- Responsabilidade e heurística do temor em Hans Jonas // Responsibility and heuristic of fear in Hans Jonas
- Paulo César Nodari, Luiza de Avezedo Pacheco
- A formação do ethos contemporâneo: desafios à educação // The formation of contemporary ethos: challenges to education
- Roque Strieder, Anderson Luiz Tedesco
- Possibilidades para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia por meio da prática de ensino em Filosofia // Effective for possibilities discipline of identity of Philosophy through practice in teaching Philosophy
- Rodrigo Diego de Souza, Márcia Regina Carletto, Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos
- Alguns modos de ensinar e de aprender // Some modes of teaching and learning
- Jayme Paviani, Neires Maria Soldatelli Paviani
- Trabalho Colaborativo: um conceito polissêmico // Collaborative Work: a polysemic concept
- Carmem Lúcia Lascano Pinto, Carlinda Leite
- A temática da violência escolar na formação docente inicial: das lacunas existentes às discussões necessárias // The theme of school violence in initial formation of teacher: from existing faults to the necessary discussions
- Denis Domeneghetti Badia, Ana Paula Poli, Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza
- Cartografia como estratégia metodológica: inflexões para pesquisas em educação // Cartography as methodological strategy: inflections for research in education
- Marilda de Oliveira, Cristian Poletti Mossi
- TRADUÇÕES
- Iniciativas escolares entre imigrantes italianos no Rio Grande do Sul lembradas no Álbum do Cinquentenário da colonização italiana
- Gelson Leonardo Rech
- RESENHAS
- OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. A religião na sociedade urbana e pluralista.
- Sandra Maria Krindges
- GODOY, Luciana Bertini. Ceifar, semear: 13 a correspondência de Van Gogh.
- Pepita de Souza Afiune
- SINGER, Peter. Ética prática.
- Wiltonn william Leite
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.20, N. 1
APRESENTAÇÃO
- Apresentação // Presentation
- Everaldo Cescon
- ARTIGOS
- Distúrbios de linguagem e de aprendizagem em crianças canhotos // Language and learning disorders in hander children
- Antonino Bucca, Carmen Valentina Arcoraci
- PDF (ITALIANO) PDF (ITALIANO)
- Il gusto alimenta l’eros // The taste feeds eros
- Rosalia Cavalieri
- PDF (ITALIANO)
- Autonomia e educação: reflexões e tensões para a formação humana // Autonomy and education: reflections and tensions in ways for human training
- Rafael Bianchi Silva
- O esforço como presença na experiência temporal docente // Effort as presence in-teaching temporal experience
- Sandrelena da Silva Monteiro, Renata Morais Lima
- O pensamento crítico como ferramenta de defesa intelectual // Critical thinking as a tool of intellectual defense
- Valdemir Guzzo, Guilherme Brambatti Guzzo
- O processo de cientificização da pedagogia expresso na passagem da noção de experiência para experimento na literatura educacional especializada // The scientific process of pedagogy in the transition of experience for to experiment presented…
- Bruno Gonçalves Borges, Décio Gatti Júnior
- Trabalho, formação integral e ensino de língua estrangeira: (des)encontros no Ensino Médio integrado ao Técnico // Work, integral formation and foreign language teaching: (des) meetings in the high school integrated with technical
- Daniella de Souza Bezerra, Aleksandar Jovanovic
- Para uma releitura das relações entre teoria e prática em educação: contribuições de Habermas // Toward a re-reading of the relationship between theory and practice in education: contributions of Habermas
- Amelia Escotto do Amaral Ribeiro
- O Colégio de Aplicação da Ufrgs e suas precursoras: memórias apagadas (1954-1996) // The Ufrgs School of Application and its precursors: memories deleted (1954-1996)
- Doris Bittencourt Almeida, Valeska Alessandra de Lima
- Nacionalização do ensino e o processo escolar entre imigrantes poloneses no Rio Grande do Sul // Nationalization of education and school process among polish immigrants in Rio Grande do Sul
- Adriano Malikoski, Lúcio Kreutz
- RESENHAS
- MONTANDON, Alan. O livro da hospitalidade: acolhida do estrangeiro na história e nas culturas.
- Sandra Patricia Eder Comandulli
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.20, N. 2
APRESENTAÇÃO
Apresentação // Presentation
- Os Editores
- ARTIGOS
- Fondamento etico dell’educare in Romano Guardini // Ethical basis of educating in Romano Guardini
- Calogero Caltagirone
- PDF (ITALIANO)
- Il paradigma Nietzsche di M. Heidegger tra metafisica e im-possibilità dell’oltre // The paradigm of M. Heidegger’s Nietzsche between metaphysics and im-possibility of addition
- Luigi De Blasi
- PDF (ITALIANO)
- Movimentos sociais e educação popular no contexto das sociedades complexas: desafios políticos e epistemológicos // Social movements and popular education in the context of complex societies: political and epistemological chalenges
- Telmo Marcon
- O ensino como lugar de encontros alegres: reflexões a partir da psicologia sócio-histórica e da filosofia de Espinosa // Teaching as a place of joyful encounters: reflections from the socio-historical psychology and the philosophy of Espinosa
- Eliana Sousa Alencar Marques, Maria Vilani Cosme Carvalho
- Learning to live together in peace and harmony: um olhar comprometido com a formação humana // Learning to live together in peace and harmony: a look committed to human formation
- Claudemir Inacio dos Santos, José Policarpo Junior
- As contribuições do anarquismo cristão para a educação: para além do prometeísmo social // The contributions of christian anarchism for education: beyond the social prometheanism
- Gildemarks Costa e Silva
- Indícios de inovação e criatividade no processo de formação continuada // Evidence of innovation and creativity of the continuing education process
- Maria José de Pinho, Maria José da Silva Morais, Jocyléia Santana dos Santos
- Implicações para a prática de pesquisa contemporânea em ciências humanas analisadas à luz da ética científica // Implications of practice of contemporary research in humanities examined in the light of ethics
- Olzeni Costa Ribeiro, Luiz Síveres
- Inclusão sociodigial: a implantação do Proinfo em Minas Gerais // Sociodigital inclusion: implementation Proinfo in Minas Gerais
- Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Ademir José Santos, José Wilson Costa
- Análise dos Museus e Centros Culturais Virtuais como mediadores entre sujeitos e o conhecimento // Analysis of Virtual Museums and Cultural Centers as mediators between subjects and knowledge
- Daniel Mill, Jorge Luiz Pierobon
- RESENHAS
- SÍVERES, Luiz. Encontros e diálogos: pedagogia da presença, proximidade e partida
- Ivar César Oliveira de Vasconcelos
- SANDEL, Michael J. Contra a perfeição: ética na era da engenharia genética.
- Quétlin Nicole Meurer
- Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.20
APRESENTAÇÃO
Apresentação // Presentation
Everaldo Cescon, Nilda Stecanela
ARTIGOS
- A formação do sujeito de direitos humanos pela educação: bases ético-filosóficas da educação em direitos humanos // Education to formation of the human rights subject: ethical and philosophical bases of human rights education
- Paulo César Carbonari
- O direito humano à educação de pessoas jovens e adultas presas // The human right to education of imprisoned young and adult persons
- Mariangela Graciano, Sérgio Haddad
- Ontologia da diversidade // Ontology of diversity
- Junot Cornélio Matos
- Educação à paz e em direitos humanos // Education for peace and human rights
- Everaldo Cescon, Nilda Stecanela
- Interculturalidade no Ensino Superior: ações e reflexões desde os direitos humanos // Interculturality in higher education: actions and reflections from the human rights
- Guillermo Williamson, María Díaz Coliñir
- Educação do campo e direitos humanos: uma conquista, muitos desafios // Field of education and human rights: a conquest, many challenges
- Geraldo Augusto Locks, Mareli Eliane Graupe, Jisilaine Antunes Pereira
- A base conceitual do direito universal à educação superior // The conceptual basis of the universal right to higher education
- Tristan McCowan
- Envelhecimento e direitos humanos // Ageing and human rights
- Pedro Moura Ferreira
- Direitos humanos e diversidade sexual na escola: homofobia, trabalho docente e cotidiano escolar // Human rights and sexual diversity at school: homophobia, teacher’s work and everyday life at school
- Elizeu Clementino de Souza
- Educação infantil e literatura: um direito a sonhar, ampliar e construir repertório // Kindergarten and literature: right to dream, build and broaden repertoire
- Renata Junqueira de Souza, Irando Alves Martins
- Pelo direito de recontar-se: uma análise das narrativas orais de mulheres em situação de prisão // For the right to recount it: an analysis of oral narratives of women in prison
- Maria Aparecida de Barros, Alexandra Santos Pinheiro
- Dos direitos naturais aos direitos humanos e a dignidade humana // From natural rights to human rights and the human dignity
- Paulo César Nodari, Luiz Síveres
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.20, n.3, 2015.
APRESENTAÇÃO
- Apresentação // Presentation
- Os Editores
- ARTIGOS
- O ensino misto como prática escolar nos primeiros anos de funcionamento do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves/RS (1956 – 1972) // The blended learning as a school practice in the first years of the Colégio Sagrado Coração de Jesus
- Julia Poletto, Lúcio Kreutz
- Os processos de governamentalidade na escola e as lutas transversais // Governmentality process at school and the transversal struggles
- Marcos Carneiro Silva
- A epifania do epíteto sapiens e suas consequências ambientais: um ensaio filosófico sobre a ética e a epistemologia da Educação Ambiental // La epifanía del epíteto sapiens y sus consecuencias ambientales
- Humberto Calloni, Filipi Vieira Amorim
- Temporalidades na Vida de Professoras // Temporalities in the life of teaching
- Luciana P. Marques, Karla Aparecida Gabriel, Alan Willian de Jesus
- Pensar a potência dos afetos na e para a educação // Thinking about power of affections in and for education
- Cristina Novikoff, Marcus Alexandre de Pádua Cavalcanti
- Uma crítica à cidadania liberal no contexto da formação de jovens e adultos na educação escolar // A critical to citizenship in the context of liberal youth and adult education in school education
- Rubens Luiz Rodrigues, Cleonice Halfeld Solano, Ivone Ribera Ambrósio, Ana Carolina Brugger Silva, Rodrigo Bellei de Oliveira
- Filosofia dos valores: uma compreensão histórico-epistemológica da ciência axiológica // Philosophy of values : a historical-epistemological understanding of axiological science
- Lucken Bueno Lucas, Marinez Meneghello Passos
- Multirreferencialidade e o pensar filosófico em sala de aula: elementos para uma desconstrução do ensino de Filosofia tradicional // Multireferentiality and the philosophical thinking in the classroom: elementos for a deconstruction of traditional …
- Francisco Ramos Neves
- Considerações sobre a epistemologia dos experimentos mentais // Considerations about epistemology of thought experiments
- Marcia Regina Santana Pereira
- Unamuno y la poiesis educativa: las tecnicas de enseñanza y aprendizaje enfocadas a partir de la importância de los elementos del triángulo pedagógico // Unamuno and educational piesis
- Emanuel José Maroco dos Santos
- PDF (ESPANHOL)
- RESENHAS
- VIANNA, Marielle de Souza, Práticas de leitura e religiosidade em Dom Quixote.
- Luiz Carlos Bombassaro