Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.21, n.1, 2016/v.25, n.1, 2020.
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.21, N. 1
APRESENTAÇÃO
- Apresentação // Presentation
- Os Editores
- I-XII
- ARTIGOS
- L’arte del palato e la denaturalizzazione del cibo: momenti di una storia evolutiva // The art of the palate and the denaturalization of food: moments of an evolutionary history
- Rosalia Cavalieri
- PDF (ITALIANO)
- Significatividad y mundo en los escritos del joven Heidegger // Significance and world in the writings of the young Heidegger
- Blanco Ignacio Ilari
- PDF (ESPANHOL)
- Diálogo: fusão de horizontes – para uma fundamentação gadameriana da antropologia pedagógica // Dialogue : fusion of horizons – for Gadamerian foundation of pedagogical anthropology
- Teresa Arbelaez Cardona
- Filosofia, ensino e emancipação // Philosophy, education and emancipation
- Paulino Eidt, Celso Eidt
- Cyberbullying: preocupação dos professores e o envolvimento da escola // Cyberbullying: preocupation of teachers and school’s involvement
- Maria José Carvalho de Souza Domingues, Silvana Silva Vieira Tambosi, Vanessa Edy Dagnoni Mondini, Gustavo da Rosa Borges
- A substancialidade ética da Constituição-Estado hegeliana // The ethical substantiality of hegelian state-constitution
- Mateus Salvadori, Idalgo José Sangalli
- Projeto político-pedagógico: possíveis articulações com aspectos culturais locais e educação do campo // Pedagogical political project: possible joints with cultural and local aspects and education of the field
- Rerlen Ricardo Silva Paglia, Silvia Sell Duarte Pillotto
- Políticas educacionais integradoras: propostas curriculares do Brasil e da Argentina // Integrative Educational Policies: Argentina and Brazil’s plans of studies
- Léia Adriana da Silva Santiago, Serlei Maria Fischer Ranzi, Marco Antônio de Carvalho, Maria Esperança Fernandes Carneiro
- Mediação Educativa e Alteridade // Education and Otherness mediation
- Carmen Lucia Fornari Diez, Wanderleia Dalla Costa
- PDF PDF
- A hermenêutica heideggeriana e a questão do conhecimento // The knowledge question and Heidegger’s hermeneutics
- Cezar Luís Seibt
- ENTREVISTAS
- Alex Guilherme e o diálogo de e com Martin Buber
- Nilda Stecanela
- RESENHAS
- GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Heidegger urgente: introdução a um novo pensar.
- Luís Gabriel Provinciatto
- RAMOS, Flávia Brocchetto; PANOZZO, Neiva Senaide Petry. Mergulhos de leitura: a compreensão leitora da literatura infantil.
- Mariele Gabrielli
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.21, N. 2
APRESENTAÇÃO
- Apresentação // Presentation
- Everaldo Cescon, Nilda Stecanela, Evaldo Antônio Kuiava
- I-XII
- ARTIGOS
- Modernidade, infância e linguagem em Walter Benjamin // Modernity, childhood and language in Walter Benjamin
- Eloiza Gurgel Pires
- O pensamento em constelação adorniano como possibilidade de reflexão crítica sobre as práticas formativas em contextos educativos // Thought on Adorno’s constallation as critical reflection possibility of practice formation in educational contexts
- Alex Sander da Silva, Jéferson Luís de Azeredo, Ricardo Luiz de Bittencourt
- A (in)determinância do capital cultural e do background no desempenho dos bolsistas Prouni: das notas além do esperado às hipóteses de resultados improváveis // The indeterminacy of the cultural capital and background in the Prouni scholarship students
- Julio C. G. Bertolin, Cristina Fioreze
- O discurso pós-metafísico em uma sociedade secularizada segundo Habermas // The postmetaphysical speech in a society secularized by Habermas
- Paulo César Nodari, Alexandre Bressiani
- Klaus Günther e a nova perspectiva sobre a teoria da argumentação: justificação e aplicação // Klaus Günther and the new perspective on the argumentation theory: justification and application
- Keberson Bresolin
- Por um aprender da invenção: modos de ler-escrever em oficinas de escrileituras // For a learning of invention: modes of read-write in escrileituras’s workshops
- Josimara Wikboldt Schwantz, Carla Gonçalves Rodrigues
- Formação, educação e cultura: Reflexões sobre o ideal de formação cultural (Bildung) na elaboração do sistema educacional alemão
- Marcos Fábio Alexandre Nicolau
- Ética da alteridade e o paradoxo da hospitalidade ao outro na educação //
- José Valdinei Albuquerque Miranda
- Virtualização e sociedade digital: reflexões acerca das modificações cognitivas e identitárias nos sujeitos imersivos // Virtualization and digital society: reflections on the cognitive and identity changes in immersive subjects
- Martha Kaschny Borges, Sandro de Oliveira
- O uso de fontes orais na pesquisa em Lomba Grande/RS: aspectos das escolas isoladas (1940-1950) // The oral sources for use in research in Lomba Grande/RS: aspects of isolated schools (1940-1950)
- José Edimar de Souza
- RESENHAS
- NUSSBAUM, Martha. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades.
- Everaldo Cescon
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.21, N. 3
APRESENTAÇÃO
- Apresentação // Presentation
- Everaldo Cescon, Nilda Stecanela, Evaldo Antonio Kuiava
- I-XII
- ARTIGOS
- Friedrich Nietzsche e il “dover essere” dell’uomo: istanze antropoetiche // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.01
- Calogero Caltagirone
- A educação para a democracia entre a vulnerabilidade e a autossuficiência humana // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.02
- Angelo Vitório Cenci, Edison Alencar Casagranda
- A irredutibilidade do conceito de confiança na epistemologia do testemunho // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.03
- Patricia Ketzer
- Saberes docentes e axiologia: os valores no processo de formação inicial de professores // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.04
- Lucken Bueno Lucas, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda
- Subjetivações em meio à vida universitária e sua interface com o aprender inventivo // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.05
- Carla Gonçalves Rodrigues, Lisandra Berni Osório
- Pensiero debole, democracia e comunismo: a questão política no pensamento de Gianni Vattimo // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.06
- ANTONIO GLAUDENIR BRASIL MAIA
- Algumas reflexões tanatológicas de caráter educacional no pensamento de Platão // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.07
- Gustavo Araújo Batista
- Uma incursão pela tríade currículo, filosofia da ciência e formação de professores da área de ciências naturais // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.08
- Meirecele Calíope Leitinho, Januário Rosendo Máximo Júnior
- O tempo do doutorado e o papel das TICs: questões para pesquisa e análise // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.09
- Luiza Turnes, Lucídio Bianchetti, Rafael Cunha
- A vontade livre e a retidão moral: uma reflexão a partir do tratado sobre a queda do diabo de Santo Anselmo // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.10
- Manoel Luís Cardoso Vasconcellos
- RESENHAS
- SCHWARTZ, Suzana. Motivação para ensinar e aprender: teoria e prática.
- Paulo Tiago Cardoso Campos
- BONTEMPI JÚNIOR, Bruno. Laerte Ramos de Carvalho e a constituição História e Filosofia da Educação como disciplina acadêmica //
- Samir Ahmad dos Santos Mustapha
- GRUEN, Lori. Entangled empathy: an alternative ethic for our relationships with animals
- Ana Paula Foletto Marin, Gabriel Garmendia da Trindade
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.22, N. 1
APRESENTAÇÃO
- Apresentação // Presentation
- Everaldo Cescon, Nilda Stecanela, Evaldo Antônio Kuiava
- IX-XI
- ARTIGOS
- Belleza, morada de la persona libre
- Juan Carlos Mansur Garda
- PDF (SPANISH)
- The emergence of rationality: a philosophical essay
- Leno Francisco Danner
- PDF (ENGLISH)
- A refutação da representação poética na estruturação da cidade
- Luciano da Silva Façanha, José Assunção Fernandes Leite, Hernani Veloso Carvalho
- Regulação e controle na Pós-Graduação: do produtivismo acadêmico à noção de excelência com pertinência territorial
- Ana Maria Machado, Maria Selma Grosch, Vanice dos Santos
- Ação pedagógica, ação comunicativa e Didática
- Alexandre Zaslavsky
- Os refugiados sob o olhar da filosofia e da educação
- Darcísio Natal Muraro
- Educação, trabalho e saúde: as práticas sociais e as controvérsias do desejo
- Rogério Rodrigues
- Reconhecimento e autorrealização: um caminho para a construção da liberdade em Hegel
- Thadeu Weber, Kassius Kirsten
- O problema da experiência na disputa sobre o método científico: Dilthey, Windelband e Rickert
- José de Resende Júnior
- A Revolução Francesa segundo Kant
- Aylton Barbieri Durão, javier garcía medina
- PDF PDF
- RESENHAS
- A filosofia e o cuidado da vida
- Luís Gabriel Provinciatto
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.22, N. 2
APRESENTAÇÃO
- Apresentação // Presentation
- Everaldo Cescon, Nilda Stecanela, Evaldo Antônio Kuiava
- I-XI
- ARTIGOS
- Expressive forms of psychotic language // DOI: 10.18226/21784612.v22.n2.01
- Antonino Bucca
- PDF (EN)
- Le ragioni della sensualità del gusto // DOI: 10.18226/21784612.v22.n2.02
- Rosalia Cavalieri
- PDF (IT)
- Kant, sua interpretação moral do cristianismo e raízes bíblico-cristãs da sua ética // DOI: 10.18226/21784612.v22.n2.03
- Leonel Ribeiro dos Santos
- A infância como “dispositivo”: uma abordagem Foucaultiana para pensar a educação // DOI: 10.18226/21784612.v22.n2.04
- Andrea Braga Moruzzi
- Travessias de uma pesquisa: mapeando algumas ferramentas metodológicas da análise do discurso em Michel Foucault // DOI: 10.18226/21784612.v22.n2.05
- Bárbara Hees Garré, Paula Corrêa Henning
- A duplicidade na educação da areté em “A República” e em “Protágoras” de Platão // DOI: 10.18226/21784612.v22.n2.06
- Marcelo Barreira
- Ensino de filosofia com arte: entre o pensar, o sentir e o escutar // DOI: 10.18226/21784612.v22.n2.07
- Silmara Lídia Marton
- A matemática escolar: vozes de estudantes concluintes do Ensino Médio // DOI: 10.18226/21784612.v22.n2.08
- Ieda Maria Giongo, Claudia Schvingel, Eluize Santin de Oliveira
- Sobre o conceito de amorosidade em Paulo Freire // DOI: 10.18226/21784612.v22.n2.09
- Filipi Vieira Amorim, Humberto Calloni
- RESENHAS
- PÉREZ GÓMES, Angel I. Educação na era digital: a escola educativa. Trad. Marisa Guedes. Porto Alegre: Penso, 2015, 192p.
- Michel Mendes
- NODARI, Paulo César. Ética, direito e política: a paz em Hobbes, Locke, Rousseau e Kant. São Paulo: Paulus, 2014, 301p.
- Moisés João Rech
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.22 (2017)
DOSSIÊ ESTUDO DAS EMOÇÕES – INTERSECÇÕES ENTRE CIÊNCIA E FILOSOFIA
APRESENTAÇÃO
- Dossiê: Estudo das emoções: Intersecções entre ciência e filosofia
- Caroline Marim, Matheus de Mesquita Silveira
- IX-XIII
- ARTIGOS
- The empathic bases of moral behaviour // DOI: 10.18226/21784612.v22.n.especial.01
- Matheus de Mesquita Silveira
- PDF (EN)
- A felicidade e a moralidade em Kant // DOI: 10.18226/21784612.v22.n.especial.02
- Berta Rieg Scherer
- Semiótica das Afecções: uma abordagem epistemológica // DOI: 10.18226/21784612.v22.n.especial.03
- Marcelo Bergamin Conter, Marcio Telles, Alexandre Rocha da Silva
- Kant, Schiller e a virtude em observações sobre o sentimento do belo e do sublime // DOI: 10.18226/21784612.v22.n.especial.04
- Charles Feldhaus
- Emoções e motivação moral: Prinz versus Kant // DOI: 10.18226/21784612.v22.n.especial.05
- Maria de Lourdes Borges
- A capacidade de entender as normas e fazer juízos normativos é um produto da evolução? // DOI: 10.18226/21784612.v22.n.especial.06
- Caroline Izidoro Marim
- Cooperação e conflito nos processos deliberativos do liberalismo político // DOI: 10.18226/21784612.v22.n.especial.07
- Walter Valdevino Oliveira Silva, Marcos Fanton
- PDF PDF
- Axel Honneth e a virada afetiva na teoria crítica // DOI: 10.18226/21784612.v22.n.especial.09
- Filipe Campello
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.22, N. 3
APRESENTAÇÃO
Apresentação // Presentation
- Everaldo Cescon, Nilda Stecanela, Evaldo Antônio Kuiava
- IX-XI
- ARTIGOS
- La relazione Io-Tu in Ferdinand Ebner // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.1
- Calogero Caltagirone
- PDF (ITALIANO)
- Necessidad de la filosofía ante la problemática social latonoamericana // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.2
- Benjamín Panduro Muñoz, Claudia Battestin, Hildegard Susana Jung
- PDF (ESPANHOL)
- Ilan Gur-Ze’ev e o professor improvisador: a importância da educação continuada de educadores na escola pública // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.3
- Alexandre Guilherme, Denise Dalpiaz Antunes, Lucas Rech dos Santos
- Educaçãoo Superior em espaços híbridos: a presença e a copresença no processo de cooperação // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.4
- Luciana Backes, Karen Barchinski, Ana Margô Mantovani
- Desafios da supervisão escolar: o papel do supervisor escolar no planejamento participativo escolar // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.5
- Mariana Barbosa de Souza, Mateus Silva Skolaude, João Paulo Reis Costa, Bibiana Barbosa de Souza
- Contradições do progresso e ambiguidades da Educação: uma discussão a partir da Dialética do Esclarecimento // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.6
- Jéssica Raquel Rodeguero Stefanuto, Sinésio Ferraz Bueno
- Política, Democracia e Justiça: o que pode o povo com uma Justiça que se assemelha à Artêmis? // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.7
- Ester Maria Heuser
- A bíos no discurso do lógos: pessoa/participante hígida em projetos de pesquisa em saúde no Brasil // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.8
- Carlos Roberto da Silveira, Nilo Agostini
- Sobre a escuta como acolhimento do outro: fragmentos de uma poética da escuta como caminho de formação humana // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.9
- Maria Verónica Pascucci
- Currículo, subjetivação e política da diferença: um diálogo com Homi Bhabha // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.10
- William de Goes Ribeiro
- A dupla hélice do DNA: história revisitada à luz da epistemologia kuhniana // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.11
- Nyuara Araújo da Silva Mesquita, José Firmino de Oliveira Neto, Aline Prado de Oliveira, Christianne de Lima Borges Moraes
- RESENHAS
- VIDAL, G. R.; CISNEROS, E.L. Convergencias teóricas: Usos y alcances de la Retórica. México: IIF/UNAM. 2015. 223 p.
- Erico Lopes Pinheiro de Paula
- SAUL, Ana Maria. Paulo Freire: uma prática docente a favor da educação crítico-libertadora. São Paulo: EDUC, 2016. 54p.
- Mariana Parise Brandalise Dalsotto
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.23, N. 1
Conjectura: Filos. e Educ., vol. 23, nº 1, jan.-abr./2018
APRESENTAÇÃO
- Apresentação // Presentation
- Everaldo Cescon, Evaldo Antônio Kuiava, Nilda Stecanela
- IX-XI
- ARTIGOS
- Theodor W. Adorno e a dialética negativa // DOI: 10.18226/21784612.v23.n1.1
- Pedro Savi Neto
- Pesquisas sobre leitura e escrita nos Programas de Pós-Graduação em Educação do Sul do Brasil // DOI: 10.18226/21784612.v23.n1.2
- Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig
- Construção do ponto de vista e a alteridade em textos produzidos por alunos do Ensino Médio // DOI: 10.18226/21784612.v23.n1.3
- Osvaldo Barreto Oliveira Júnior, Dinéa Maria Sobral Muniz
- Reimaginação das cidades de Calvino por meio de fragmentos tradutórios // DOI: 10.18226/21784612.v23.n1.4
- Fabiane Olegário, Sandra Mara Corazza
- Profissão docente no século XXI: concepções do professor sobre o seu papel na sociedade contemporânea // DOI: 10.18226/21784612.v23.n1.5
- Lizie Mendes Clock, Ana Lucia Pereira Baccon, Lucken Bueno Lucas, Thamiris Christine Mendes
- Por uma crítica contemporânea da educação: Justiça Ambiental e o caso das comunidades quilombolas de Oriximiná – PA // DOI: 10.18226/21784612.v23.n1.6
- Vilmar Alves Pereira, Jacqueline Rogério Carrilho Eichenberger
- Manifesto dos Educadores Mais Uma Vez Convocados: a concepção de público // DOI: 10.18226/21784612.v23.n1.7
- José Edimar de Souza, Darciel Pasinato
- Currículo e planejamento na Educação Infantil: datas comemorativas em debate // DOI: 10.18226/21784612.v23.n1.8
- Aliandra Cristina Mesomo Lira, Eliane Dominico, Lilian Martins
- Diversidade na Educação Escolar: limites e possibilidades // DOI: 10.18226/21784612.v23.n1.9
- Léia Adriana da Silva Santiago, Maria Licia dos Santos
- A perspectiva da alteridade na educação // DOI: 10.18226/21784612.v23.n1.10
- Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte, Natália de Borba Pugens
- ENTREVISTAS
- La escuela como cultura y sus prácticas educativas: entrevista con Augustín Escolano Benito
- José Edimar de Souza
- RESENHAS
- NANCY, Jean-Luc. Banalidade de Heidegger
- Luís Gabriel Provinciatto
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.23, N. 2
Conjectura: Filos. e Educ., vol. 23, nº 2, maio-ago./2018
APRESENTAÇÃO
- Apresentação // Presentation
- Everaldo Cescon, Nilda Stecanela, Evaldo Antônio Kuiava
- IX-XII
- ARTIGOS
- A fenomenologia heideggeriana e a diferença de princípio entre filosofia e ciência // DOI: 10.18226/21784612.v23.n2.1
- Marcos Alexandre Alves
- Progresso e não determinismo científicos a partir de conceitos-chave da epistemologia de Thomas Kuhn // DOI: 10.18226/21784612.v23.n2.2
- Marcello Ferreira, André Luís Silva da Silva, Maria de Fátima da Silva Verdeaux
- Entre a conservação da memória e a possibilidade de novas fundações: o que permanece da tradição em Hannah Arendt? // DOI: 10.18226/21784612.v23.n2.3
- Daiane Eccel
- As raízes filosóficas das questões que envolvem a revisão ética nas pesquisas científicas no Brasil // DOI: 10.18226/21784612.v23.n2.4
- Fausto dos Santos Amaral Filho
- Angústia e desespero como possibilidade de construção da existência humana a partir da filosofia de Sören Kierkegaard // DOI: 10.18226/21784612.v23.n2.5
- Luciano da Silva Façanha, Leonardo Silva Sousa
- Refutação do conceito de confiança de Richard Foley: a impossibilidade de um uso não analógico em Epistemologia do Testemunho // DOI: 10.18226/21784612.v23.n2.6
- Patricia Ketzer
- As crianças participam de corpo inteiro // DOI: 10.18226/21784612.v23.n2.7
- Kátia Agostinho
- Democracia republicana e cidadania contestatória em Philip Pettit // DOI: 10.18226/21784612.v23.n2.8
- Alberto Paulo Neto
- Da magia ao ciberespaço: a imagem como mediação das angústias primitivas // DOI: 10.18226/21784612.v23.n2.9
- Marsiel Pacífico, Luiz Roberto Gomes
- PDF PDF
- A economia internacional como promotora do desenvolvimento humano a partir da releitura de Amartya Sen sobre a teoria de Adam Smith // DOI: 10.18226/21784612.v23.n2.10
- Thaís Alves Costa, Evandro Barbosa
- TRADUÇÕES
- A Ciência e as Humanidades // Les Sciences et les Humanités
- Josemar de Campos Maciel, João Alberto Mendonça Silva
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.23 (2018)
DOSSIÊ “EDUCAÇÃO, ÉTICA E RELIGIÃO”
APRESENTAÇÃO
- Apresentação // Presentation
- Everaldo Cescon
- I-IX
- La Pedagogía ante el adoctrinamiento de las religiones // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.1
- Agustín de la Herrán Gascón
- PDF (ESPANHOL)
- La caccia alle streghe // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.2
- Silvio Silvi
- PDF (ITALIANO)
- A espiritualidade na formação de professores em tempos de catástrofes: considerações a partir de Viktor Frankl// DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.3
- Amarildo Luiz Trevisan, Luiz Claudio Borin
- Religião, ética e educação: experiências e vivências do Quilombo do Mel da Pedreira no Amapá // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.4
- Elivaldo Serrão Custódio, Célia Souza da Costa
- Dimensões pedagógicas da religiosidade e proteção ao uso de drogas na adolescência: um estudo de caso // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.5
- Evaldo Luís Pauly, Cristine Gabriela de Campos Flores
- A inserção dos Programas de Pós-Graduação em Teologia no sistema Capes: consequências para o campo // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.6
- Evandro Ricardo Guindani, Elisa Maria Quartiero, Lucídio Bianchetti
- Educação e italianidade: a opção pelas congregações religiosas italianas // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.7
- Gelson Leonardo Rech
- Religião, Ética e Psicanálise: um diálogo possível? // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.8
- Paulo César Nodari, Sandra Krindges
- Ética e Educação em Lima Vaz // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.9
- Cláudia Maria Rocha de Oliveira, Edvaldo Antônio de Melo
- ENTREVISTAS
- Entrevista com o Prof. Dr. Thomas Kesselring
- Alexandre Cortez Fernandes, Geraldo Antônio Rosa
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.23, N. 3
APRESENTAÇÃO
- Apresentação // Presentation
- Everaldo Cescon, Nilda Stecanela, Evaldo Antônio Kuiava
- IX-XI
- ARTIGOS
- O homem como ser-no-mundo: repercussões pedagógicas da analítica existencial de Ser e Tempo // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.1
- Wanderley Jose Ferreira Jr.
- Declínio da experiência e os desafios educacionais: uma abordagem a partir de Walter Benjamin // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.2
- Altair Alberto Fávero, Marcelo José Doro
- Como ensinar filosofia?: uma proposta platônica // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.3
- Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes
- Pensando a formação ética discente: contribuições das perspectivas aristotélica e kantiana // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.4
- Vladimir Fernandes
- Movimento sofístico da Grécia (V e IV a. C.): o trabalho de ensinar // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.5
- José Sílvio Oliveira
- Pressupostos epistemológicos nos processos de ensino e de aprendizagem a partir de uma perspectiva ética // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.6
- Jayme Paviani, Vanderlei Carbonara
- Da ilusão à sedução: a crise do paradigma dominante e a emergência da pesquisa (auto)biográfica // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.7
- Francisco das Chagas Silva Souza, Priscila Tiziana Seabra Silva Marques da Aliança
- A educação entre muros e a transmissão do saber interdisciplinar // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.8
- Rogério Rodrigues
- Desafios para a inclusão de estudantes com deficiências físicas: uma revisão de literatura // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.9
- Cláudia Alquati Bisol, Carla Beatris Valentini, Rafaella Ghidini Stangherlin, Priscila Paolla Peyrot Bassani
- Formação permanente e em contexto de profissionais da Educação Infantil: contribuições de um projeto de extensão universitária // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.10
- Aline Sommerhalder, Andressa de Oliveira Martins
- RESENHAS
- DENIS, Leon (Org.) Educação Vegana: Perspectivas no Ensino de Direitos Animais. São Paulo: FiloCzar, 2017.
- Gabriel Garmendia da Trindade
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.23 (2018)
DOSSIÊ ÉTICA E DEMOCRACIA
- Apresentação // Presentation
- João Carlos Brum Torres
- IX-XVI
- ARTIGOS
- Aproximações à ideia de bem em A República de Platão // DOI: 10.18226/21784612.v23.dossie.1
- Jayme Paviani
- Os críticos e sua democracia: o significado do naturalismo político de Aristóteles // DOI: 10.18226/21784612.v23.dossie.2
- Patricio Tierno
- Origens feudais do liberalismo // DOI: 10.18226/21784612.v23.dossie.3
- João Quartim de Moraes
- A vontade geral não se representa, sempre se presume // DOI: 10.18226/21784612.v23.dossie.4
- João Carlos Brum Torres
- Virtudes e democracia // DOI: 10.18226/21784612.v23.dossie.5
- Denis Coitinho
- Debates em teoria democrática contemporânea: notas sobre a relação entre as teorias do mercado político e o princípio da harmonia natural dos interesses // DOI: 10.18226/21784612.v23.dossie.6
- Nikolay Steffens
- Estado representativo/governo representativo: sobre os aspectos democráticos da representação política em Hobbes // DOI: 10.18226/21784612.v23.dossie.7
- Maria Isabel Limongi
- O populismo, a massa e a afetividade // DOI: 10.18226/21784612.v23.dossie.8
- Daniel Omar Perez
- Rawls, modelos econômicos e o argumento pluralista // DOI: 10.18226/21784612.v23.dossie.9
- Fernando L. Schüler
- A moralidade na interpretação histórica do direito: reflexões sobre o caso Michel Villey // DOI: 10.18226/21784612.v23.dossie.10
- Alfredo Storck
- Cooperação, promessa e obrigação na teoria do contrato de Thomas Hobbes // DOI: 10.18226/21784612.v23.dossie.11
- Wladimir Barreto Lisboa
- Por que política? Moralidade, excedente de sentido e democracia // DOI: 10.18226/21784612.v23.dossie.12
- Cícero Araujo
- Elementos para uma metateoria da democracia // DOI: 10.18226/21784612.v23.dossie.13
- Delamar José Dutra
- As variedades do interesse comum // DOI: 10.18226/21784612.v23.dossie.14
- Marco Antônio Azevedo
- Desacordo quanto aos critérios justos de igualdade e o papel da teoria política em um Estado Democrático de Direito: um contraste entre as posições de Dworkin, Sen e Rawls // DOI: 10.18226/21784612.v23.dossie.15
- Paulo Baptista Caruso MacDonald
- Modernidade, vita activa e ilusão do desenvolvimento // DOI: 10.18226/21784612.v23.dossie.16
- Renato de Oliveira
- Os riscos de degeneração da democracia contemporânea – a atomização social e o discurso totalitário // DOI: 10.18226/21784612.v23.dossie.17
- Fabio Caprio Leite de Castro
- Sobre tolerar e acolher // DOI: 10.18226/21784612.v23.dossie.18
- André Brayner de Farias
- Filosofia e ética do discurso: o fundacionismo moderado em Habermas // DOI: 10.18226/21784612.v23.dossie.19
- Vânia Dutra de Azevedo
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.24 (2019)
ARTIGOS
- Las relaciones interpersonales como promoción ética según Maurice Nédoncelle // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019001
- Calogero Caltagirone
- PDF (ITALIANO)
- e019001
- A influência da religião na legitimação do Estado através da obra de Maquiavel // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019002
- Rafael Bruno Gonçalves
- e019002
- Formação de professores na Educação Profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019003
- Adriana Richit, Leandro Hupalo
- e019003
- O ensino de Filosofia como potencializador da experiência interdisciplinar na Educação Básica: interfaces entre Hannah Arendt e Matthew Lipman // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019004
- Altair Alberto Favero, Junior Bufon Centenaro, Ana Lúcia Kapczynski
- e019004
- A governamentalidade como ferramenta analítica em Michel Foucault // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019005
- Ketlin Kroetz, José Luis Schifino Ferrano
- e019005
- Ecos de uma futura professora: memórias da formação em páginas de cadernos do Curso Complementar (1934–1936) // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019006
- Dóris Bittencourt Almeida, Julia Poletto
- e019006
- Prescrições para normalistas contidas no livro didático Fundamentos de Educação de Amaral Fontoura (1949 a 1957) // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019007
- Odaleia Alves da Costa
- e019007
- A experiência estética e a formação humana numa perspectifa monista em Dewey // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019008
- Aline Franciele Morigi, Angelo Vitório Cenci
- e019008
- A voz-práxis dos marginalizados entre estética e política: autoafirmação, resistência e luta em tempos de institucionalismo forte, cientificismo e lógica sistêmica // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019009
- Leno Francisco Danner, Fernando Danner, Agemir Bavaresco, Julie Dorrico
- e019009
- O conceito de trabalho em Lukács: implicações no campo da política educacional // DOI: 10.18226/21784612.v24.e0190010
- Olívia Rochadel, Regina Célia Linhares Hostins, Alessandra Giacomett Melo
- e019010
- A educação como produto e o trabalho docente // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019024
- Everaldo Cescon
- e019024
- Filosofia, tragédia e ensino do homem grego // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019014
- Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes, Maria Elizabeth Bueno de Godoy
- e019014
- O Mito de Sísifo de Albert Camus e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem de Filosofia // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019015
- Marcelo Barreira
- e019015
- Ética do decrescimento e a complexidade do homem-sociedade no combate à fome e ao desperdício de alimentos // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019016
- Erlania do Carmo Freitas, Andre Souza dos Santos, Alba Benemérita Alves Vilela, Maria Patricia Milagres
- e019016
- Diálogo, dialogismo e dialogicidade em Buber, Bakhtin e Freire: algumas observações // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019017
- José Anchieta de Oliveira Bentes, Rita de Nazareth Souza-Bentes
- e019017
- Sócrates e a Parrhesía democrática // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019018
- José Lourenço Pereira da Silva
- e019018
- Trajetória histórica de um periódico científico: percursos, percalços e desafios // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019025
- Marilda Pasqual Schneider, Tailândia Guzzi Danielewicz
- e019025
- Kafka na problematização da docência: o devir-animal como linha de fuga // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019026
- Josimara Wikboldt Schwantz, Carla Gonçalves Rodrigues, João Pereira Matos
- e019026
- A ética do gênio: aproximações entre Otto Weininger e Ludwig Wittgenstein // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019027
- Edimar Brígido
- e019027
- Voluntariado e humanização com palhaços: por quê? Para quê? Intervenções em crianças hospitalizadas // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019028
- Aline Sommerhalder, Ana Maria Lino, Maria Elisa Nicolielo
- e019028
- Fundamentos filosóficos e epistemológicos da educação ambiental: discurso, poder e resistência // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019029
- Lorena Santos da Silva, Paula Corrêa Henning
- e019029
- A formação do si mesmo e a mestria socrática em Pierre Hadot // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019033
- Miguel da Silva Rossetto
- e019033
- Interdisciplinaridade e ética: uma abordagem para além da perspectiva epistemológica // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019034
- Vanderlei Carbonara
- e019034
- A “ação educativa” em Hannah Arendt // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019035
- Cleriston Petry
- e019035
- Ensaio sobre a dialética do esclarecimento: reflexões e provocações educativas // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019036
- Renata Peres Barbosa
- e019036
- Uma breve análise arqueológica foucaultiana da escola integral // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019037
- Milton Luiz Torres, Aimê Heloína Cândido da Silva Santos
- e019037
- As canções populares e o sentimento de missão educadora dos intelectuais românticos: o exemplo do poeta Juvenal Galeno no contexto do romantismo brasileiro // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019038
- Joao Batista Andrade Filho, Francisco Ari Andrade
- e019038
- Interculturalidade e educação infantil: reflexões sobre a prática pedagógica // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019039
- Alessandro de Melo, Débora Ribeiro
- e019039
- A ideia de divindade e as paixões no Système de la nature de Holbach // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019040
- Marcelo de Sant’Anna Alves Primo
- e019040
- ENTREVISTAS
- Gaudêncio Frigotto: um diálogo sobre contexto político e educacional brasileiro // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019021
- Ricardo Gonçalves Severo
- e019021
- RESENHAS
- Dicionário Paulo Freire: (re)significando palavras, (re)inventando sentidos // DOI: 10.18226/21784612.v24.e0190011
- Carolina Schenatto da Rosa, Débora Caroline dos Santos
- e0190011
- Filosofia do cuidado // DOI: 10.18226/21784612.v24.e0190012
- Luís Gabriel Provinciatto
- e0190012
- Deleuze hermético: filosofía y prueba espiritual // DOI: 10.18226/21784612.v24.e0190013
- Óscar Emerson Zuñiga Mosquera
- e0190013
- Feenberg, Andrew. Entre a razão e a experiência: ensaios sobre tecnologia e modernidade // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019020
- Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte
- e019020
- Atkinson, Dennis. Art, Disobedience, and Ethics: The Adventure of Pedagogy // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019022
- Jonas Muriel Backendorf
- e019022
- González Alonso, F. El Derecho Educativo: miradas convergentes // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019023
- Jordana Wruck Timm
- e019023
- L’Ecuyer, Catherine. Educar na curiosidade: a criança como protagonista da sua educação // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019030
- Nancibel Webber Gonzalez
- e019030
- Marx, Karl. Diferença entre a filosofia da natureza de Demócrito e a de Epicuro // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019031
- Moisés João Rech, Felipe Taufer
- e019031
- Santos, Rodrigo Barboza dos. Filosofia do ensino de Filosofia: propostas metodológicas para o ensino de Filosofia // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019032
- Kleber Santos Chaves
- e019032
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.25 (2020)
DOSSIÊ: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA CRÍTICA: PREOCUPAÇÕES E TENDÊNCIAS ATUAIS
APRESENTAÇÃO
- Apresentação / Presentation
- Alex Guilherme, Nilda Stecanela, Márcia Speguen de Quadros Piccoli
- VII-XVII
- ARTIGOS
- Are we living the end of democracy? A defence of the ‘free’ time of the university and school in an era of authoritarian capitalism
- Carl Anders Säfström
- PDF (ENGLISH)
- Moralidade, biopolítica e educação em tempos de pós-verdade
- Amarildo Luiz Trevisan
- As Ciências Humanas em tempos de mercantilização da educação
- Paulo Sérgio Gomes Soares
- Racionalidade instrumental e metafísica: perspectivas, análises e educação na contemporaneidade
- João Vicente Hadich Ferreira, Sinésio Ferraz Bueno
- Uma boa educação para além do aprenderismo: considerações acerca do pensamento de Gert Biesta
- Ana Lúcia Souza de Freitas, Ana Paula Bopp de Mello
- Educação para a universalidade e para a não violência segundo Eric Weil
- Paulo César Nodari, Marcelo Larger Carneiro
- As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violências Escolares na rede pública estadual de Viamão: desafios e perspectivas
- Cibele Cheron
- A estética de Georg Lukács: pressupostos para a prática escolar
- Carlos Henrique Ferreira Magalhães
- Educação, estética e metamorfoses pedagógicas
- Helenara Plaszewski, Mirela Ribeiro Meira
- Cartografia social: produção de experiências de uma estética da educação
- Bernadete Maria Dalmolin, Robert Filipe dos Passos, silvana Ribeiro
- A Pedagogia Crítica segundo Nietzsche
- Anderson Luiz Tedesco, Jordan Vilar
- Contribuições críticas sobre a produção científica na atualidade
- Aline Accorssi, Julia Clasen, Anelise Fernandes Silveira
- Discussões sobre o genocídio da juventude negra brasileira à luz de Frantz Fanton
- Cristiane Silveira Santos, Alexandre Anselmo Guilherme
- Diálogos entre neoliberalismo, política e educação: docência em pauta na América Latina
- Viviane Klaus, João Abel Pasini Leandro
- Razão crítica e emancipação no contexto da Educação do Campo: contribuições filosóficas
- Maurício Fernandes
- Paradoxo mercantilização do Ensino Superior e formação profissional humana: uma crítica a partir das contribuições de Paulo Freire
- Nilda Stecanela, Marcia Speguen de Quadros Piccoli
- Trajetórias biográficas de mulheres feministas atuantes em movimentos sociais
- Márcia Alves Silva, Adriana Lessa Cardoso
- Interpretação do modelo social de deficiência a partir do conceito de normalidade de Canguilhem
- Naim Rodrigues de Araújo, Charles Moreira Cunha
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.25 (2020)
DOSSIÊ: EDUCAR NA(S) INFÂNCIA(S): POSSIBILIDADES DE BRINCAR E APRENDER
APRESENTAÇÃO
- Apresentação / Presentation
- Rochele Rita Andreazza Maciel, Cláudia Panizzolo
- Protagonismo dei bambini e educazione: l’approccio di San Miniato (Italia) / Protagonism of children and education: approach of San Miniato (Italy)
- Aldo Fortunati
- PDF (ITALIANO)
- Qualidade em serviços educacionais italianos / Quality in italian education services
- Rochele Rita Andreazza Maciel, Flávia Brocchetto Ramos, Anna Lia Galardini
- Criança, currículo e campos de experiência: notas reflexivas / Child, curriculum and fields of experience: reflective notes
- Paulo Sergio Fochi
- Base Nacional Comum Curricular: garantia ou ameaça à consolidação da identidade da Educação Infantil? / Common Curricular National Base for Children’s Education: guarantee or threat to the consolidation of the stage identity?
- Maria Carmem Silveira Barbosa, Maria Luiza Rodrigues Flores
- O monumental prédio do Jardim da Infância anexo à Escola Normal de São Paulo: demolição de um emblema da República (São Paulo, 1896-1939) / The monumental Building of the Kindergarten annex to the Normal School of São Paulo: demolition of an Republic emblem (São Paulo, 1896-1939)
- Mirian Jorge Warde, Sandra Aparecida Melro Salim
- O cotidiano das crianças italianas do lado de lá e de cá do oceano Atlântico: algumas considerações sobre a infância entre fins do século XIX e início do século XX / The children’s daily life in the both sides of the Atlantic ocean: considerations about childhood between the end of the 19th century and the early 20th century
- Claudia Panizzolo
Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.25, n.1, 2020.
ARTIGOS
- O pensamento arqueológico de Michel Foucault sobre materialidade e referencial / Michel Foucault’s archaeological thinking on materiality and referential
- Evelyn Fernandes Azevedo Faheina
- e020001
- Entre dois niilismos: uma arte acrobática para repontecializar a invenção na pesquisa sobre infância / Between two nihilisms: an acrobatic art to repotinalize the invention in research on childhood
- Luiz Guilherme Augsburger, Celso Kraemer, Helena Almeida e Silva Sampaio
- e020002
- Os usos da biopolítica em Esposito e Agamben: tensionando a (agro)ecopedagogia / Los usos de la biopolítica en Esposito y Agamben: tensando la (agro)ecopedagogía
- Óscar Emerson Zuñiga Mosquera
- e020003
- Sobre um possível contexto filosófico de descoberta da intuição heurística: uma interpretação a partir da Estrutura das Revoluções Científicas de Thomas Kuhn / About a possible discovery context of heuristics intuition: an interpretation of The Structure of Scientific Revolutions by Thomas Kuhn
- Onorato Jonas Fagherazzi, Paul Correa Henning
- e020004
- O Conceito de “Substância” na Metafísica e nas Categorias de Aristóteles / The concept of substance in Metaphysics and Categories of Aristotle
- Paulo Alexandre e Castro
- e020005
- Gênese do complexo da arte: um estudo fundamentado na estética Lukacsiana / Genesis of the art complex: a study based on lukacsian aesthetics
- Adele Cristina Braga Araujo, Josefa Jackline Rabelo
- e020006
- Superintelligenze digitali / Superinteligências digitais
- Astro Calisi
- PDF (ITALIANO)
- e020007
- Dispositivos de disciplinamento e controle na formação de professores / Disciplinary and control devices in teacher training
- Robson Carlos Loureiro, Luciana de Lima
- e020008
- Somos todos filósofos: problematizando o preconceito e a concepção de filosofia / We are all philosophers: problematizing the preconcept and the conception of philosophy
- Jônatas Marcos da Silva Santos, Ademar de Lima Carvalho
- e020009
- Experiência como acontecimento: a necessidade de uma nova língua para a educação em Jorge Larrosa / Experience as phenomenon: the need for a new language in education in Jorge Larrosa
- Samuel Mendonça, Amanda Tavares Venturoso
- e020010
- Morrer para sobreviver? O vírus que somos / Die to survive: the virus that we are
- Marcos Namba Beccari
- e020011
- Estágio supervisionado na Educação Infantil: desafios e contribuições para a formação inicial de professores / Supervised stage in Children Education: challenges and contributions to initial teacher training
- Aliandra Cristina Mesomo Lira, Eliane Dominico, Kamile de Oliveira Silva, Heloisa Toshie Irie Saito
- e020012
- Espaços outros que convivem nas escolas: heterotopias / Other spaces in the schools – heterotopias
- Deborah vier Fischer, Angelica Vier Munhoz
- e020017
- Reflexões sobre a experiência e o ensino de arte: o conceito benjaminiano de “perda da aura” como parâmetro para a análise / Reflections on experience and art teaching: the Benjamin concept of “loss of aura” as a parameter for analysis
- Rui Bragado Sousa, Diego Silva Rodrigues da Costa, Eduardo Oliveira Sanches
- e020018
- Da revolução ao constitucionalismo: uma análise das propostas de escolarização de adultos em Portugal (1974-1986) / From revolution to constitutionalism: an analysis of the proposals for schooling adults in Portugal (1974-1986)
- Rubens Luiz Rodrigues
- e020019
- Um pensamento pedagógico emergente das práticas educativas como humanização e diferença // Emergent pedagogical thinking of educational practices as humanization and difference
- Luiz Artur dos Santos Cestari
- e020020
- Poética da notação esquizográfica: corpos, pensamento e linguagem em jogo // Poetic of Schizographic Notation: bodies, thinking and language at play
- Diego Winck Esteves, Máximo Daniel Lamela Adó
- e020021
- Literatura e docência: uma justificativa estética da existência // Literature and teaching: an aesthetic justification of existence
- Francieli Corbellini, Betina Schuler
- e020022
- Educação continuada de professores: diálogos emergentes a partir da visão de Gert Biesta // Teacher’s lifelong learning: emerging dialogies from Gert Biesta’s philosophical views
- Alexandre Anselmo Guilherme, Bettina Steren dos Santos, Carla Spagnolo
- e020025
- As Tecnologias da Informação e Comunicação em educação e a racionalidade hermenêutica // Information and Communication Technologies in education and the hermeneutic rationality
- Tânia Rodrigues Palhano, Jório Mágno Oliveira de Souza
- e020026
- Constituição de impulsos lúdicos pela educação estética de docentes: um olhar schilleriano // Processes of constitution of ludic impulses through aesthetic education of pedagogues in the university: a schillerian look
- Ana Cristina Moraes, Luis Távora Furtado Ribeiro
- e020028
- Consequências de modelos formativos: entre o moderno e o pós-moderno // Consequences of formative models: between modern and post-modern
- Leoni Maria Padilha Henning, Genipo Soares de Oliveira Neto
- e020029
- Performatividade: atravessamentos de um dispositivo de controle na constituição de sujeitos escolares // Performativity: crossings of a control device in the constitution of a school subjects
- Mirele Corrêa, Gicele Maria Cervi
- e020030
- Educação e emancipação na produção do conhecimento para além do pensamento abissal // Education and emancipation in the production of knowledge beyond abystal thought
- Susane da Costa Waschinewski, Alex Sander da Silva, Monalisa Pivetta da Silva
- e020031
- Proposições em aula-sonho pela educação da diferença // Dream classroom Propositions for the Education of Difference
- Sandra Mara Corazza, Marina dos Reis
- e020032
- A formação inicial enquanto espaço de desconstrução da experiência primeira: a construção do espírito científico do profissional pedagogo // Initial training as a space for the unique experience: the construction of the scientific spirit of the professional pedagogue
- Ana Sara Castaman, Mario Luiz Junges Júnior, Josimar de Aparecido Vieira
- e020033
- Uma breve reflexão sobre o direito à preguiça // A brief reflection on the right to laziness
- Fabiano Incerti
- e020034
- Reflexões sobre as metodologias ativas como abordagem pedagógica no contexto brasileiro // Reflections on Active Methodologies as a pedagogical approach in the Brazilian context
- José Lotúmolo Junior, Daniel Mill
- e020035
- Cisnormatividade, violência e instituição escolar // Cisnormativity, violence and school institution
- Lindamar Alves Faermann, Silvio Luiz da Costa, Catarina Couto
- e020036
- A intuição doadora de sentido é o termo último da fenomenologia? // Is the sense-giving intuition the last term of phenomenology?
- Felipe Bragagnolo, Everaldo Cescon
- e020037
- O homem de Piltdown e o ceticismo organizado na ciência // Piltdown man and organized skepticism in science
- Guilherme Brambatti Guzzo, Valderez Marina do Rosário Lima
- e020038
- O trabalho da formação (bildung) da consciência em Hegel // Exertion of formation (Bildung) of consciousness in Hegel
- Cleudio Marques Ferreira, Bruna Caroline Machado Gomes
- e020039
- ENTREVISTAS
- Paulo Freire, um tesouro do Brasil: entrevista com Professor Dr. Carlos Alberto Torres / Paulo Freire, a treasure of Brazil: interview with Professor Dr. Carlos Alberto Torres
- Mariana Parise Brandalise Dalsotto
- e020014
- Pedagogia radical e inclusiva: possíveis horizontes em tempos de covid-19 e de pós-pandemia
- Carlos Roberto Sabbi, Geraldo Antônio da Rosa
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- e020024
- RESENHAS
- PONDÉ, Luiz Felipe. Espiritualidade para corajosos: a busca de sentido no mundo de hoje. São Paulo: Planeta do Brasil, 2018.
- Maria Helena Bortolon Rech
- e020013
- OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. Documentação Pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação
- Lilibth Wilmsen
- e020015
- L’ECUYER, C. Educar na realidade. São Paulo: Fons Sapientiae, 2019.
- Nancibel Webber Gonzalez
- e020016
- DOMINGUES, Ivan. O continente e a ilha: duas vias da filosofia contemporânea.
- Thiago Luiz de Sousa
- e020023
- ARROYO, Miguel G. Vidas Ameaçadas: Exigências-respostas éticas da Educação e da Docência
- Caroline Birnfeldt, Marina Fagundes Weisheimer
- e020027