O Programa de Pós-Graduação em História comemora 20 anos. Para celebrar esta trajetória de duas décadas em que o Programa conquistou o reconhecimento da comunidade de historiadores, a revista História Unisinos dedicará os volumes deste ano de 2007 a artigos que contemplem temas relativos às suas três linhas de pesquisa.
Este primeiro volume é dedicado à linha de pesquisa Colonização e Imigração na América Latina. Assim, o dossiê, que leva o nome Colonização e Imigração, reúne sete artigos de pesquisadores das mais diversas instituições (nacionais e estrangeira) e abrange uma vasta gama de assuntos que, vinculados à temática central, apresentam abordagens inovadoras.
A abrir o volume, temos o artigo de Jorge Fernandes Alves, docente da Universidade do Porto (Portugal), que focaliza a temática da emigração portuguesa, revisitando autores clássicos do século XIX que refletiram sobre o crescimento do fluxo emigratório que, na época, se dirigia quase que exclusivamente ao Brasil. Jorge Alves adota uma perspectiva da arqueologia do discurso para tratar a questão.
Ainda em torno da temática das migrações, mas a partir da perspectiva do país de acolhimento, temos os demais artigos. Começamos com os de Sergio Nadalin e de Maria Luiza Andreazza, ambos docentes da Universidade Federal do Paraná.
Se Jorge Alves opta pela análise da arqueologia do discurso, Sergio Nadalin se vale da lingüística para analisar a dialética dos nomes numa comunidade imigrante. Desenvolve uma discussão teórico-metodológica em torno da análise da “nominação” e como ela pode contribuir para a compreensão da dinâmica das fronteiras étnicas edificadas pelo grupo imigrante analisado e seus descendentes.
Por sua vez, Maria Luiza Andreazza aborda uma temática que tem recebido a atenção dos historiadores nos últimos anos. Analisa o impacto da imigração no sistema familiar através do estudo dos ucranianos que se radicaram em Antonio Olinto (Paraná). A autora parte do pressuposto de que o sistema familiar expressa uma opção coletiva e, como tal, conforma forte traço cultural cuja estabilidade não é, necessariamente, ameaçada pela imigração.
O artigo de Maria Catarina Chitolina Zanini, docente da Universidade Federal de Santa Maria, vem mostrar a riqueza do diálogo que se estabelece quando especialistas das Ciências Sociais, especificamente da Antropologia Social, voltam sua atenção para a análise dos processos de construção de memórias e identidades étnicas. A autora apresenta suas reflexões sobre esta temática, a partir de uma pesquisa etnográfica realizada entre 1997 e 2001, no Rio Grande do Sul.
Paulo César Possamai, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, também apresenta uma contribuição que se volta para a análise da imigração no estado gaúcho. O autor analisa o processo de construção da identidade ítalosul-rio-grandense entre 1875 e 1918, através da utilização de memórias e cartas de imigrantes e agentes consulares italianos no Brasil.
Fechando o conjunto de artigos dedicado à questão da emigração / imigração, temos o artigo de Rosane Siqueira Teixeira, doutoranda em Ciências Sociais na Universidade Federal de São Carlos (SP). A autora apresenta algumas reflexões preliminares sobre uma associação de socorro mútuo e beneficência fundada por imigrantes italianos na cidade de Araraquara, interior de São Paulo e que também funcionou como centro de filiação ao Partido Nacional Fascista.
O dossiê Colonização e Imigração apresenta um artigo que focaliza a temática da colonização. A contribuição de Ana Paula Wagner, doutoranda da Universidade Federal do Paraná, analisa a administração da África Oriental Portuguesa na segunda metade do século XVIII através do estudo da região de Moçambique. A autora sublinha as diferentes realidades encontradas no âmbito da administração do Império Português, perspectiva que vem sendo valorizada pela recente produção historiográfica sobre o período colonial, que aposta numa história comparada e integrada do espaço imperial luso.
A sessão de artigos, por sua vez, reúne duas contribuições. Eliane Lucia Colussi, docente da Universidade de Passo Fundo, analisa aspectos da história política do Rio Grande do Sul a partir do uso de práticas de violência no período da República Velha. O cenário onde se desenvolve seu estudo é o município de São Borja. Avançando para o último quartel do século XX, temos a contribuição de Everton Rodrigo Santos, professor do Centro Universitário Feevale e da Universidade Luterana do Brasil (RS), que analisa a temática da ideologia e dominação na transição democrática no Brasil, entre 1974 e 1989, no âmbito da Escola Superior de Guerra (ESG).
Ainda encontramos, nesse volume, a sessão “Notas de Pesquisa”. Nela, reunimos resenhas de pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em História, sendo três de autoria dos professores que integram a linha de pesquisa Colonização e Imigração na América Latina e o último, da pesquisadora Imgart Grützmann, que fez seu pós-doutorado na UNISINOS.
A idéia deste conjunto de Notas de Pesquisa é mostrar, a um público especializado mais amplo, os diversos projetos em andamento no Programa de Pós-Graduação em História da Unisinos.
Martin N. Dreher discute seu projeto que gira em torno da figura de Jacobina Mentz Maurer. Karl Monsma apresenta sua pesquisa sobre identidades, desigualdade e conflito entre imigrantes e negros no interior de São Paulo nos finais do século XIX e primeiras décadas do século XX. Temos ainda, as notas de pesquisa sobre o projeto voltado para o estudo da imigração portuguesa para o Brasil, a partir do caso do Núcleo Colonial da Nova Lousã, desenvolvido por Ana Silvia Volpi Scott.
Por fim, publicamos a resenha que José Pedro Cabral Cabrera elaborou sobre a obra da A. Garcé e J. Yaffé, La era progresista.
Resta-me apenas congratular o Programa de Pós-Graduação em História pelos seus 20 anos e agradecer à minha colega Heloísa Reichel a oportunidade de poder ter colaborado na organização deste volume.
Ana Silvia Volpi Scott
SCOTT, Ana Silvia Volpi. Apresentação. História Unisinos, São Leopoldo, v.11, n.1., janeiro / abril, 2007. Acessar publicação original [DR]
Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…
Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…
Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…
Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…
This website uses cookies.