CLIO – Revista de Pesquisa Histórica. Recife, v.40, n.1, jan./jun. 2022.
Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história
Apresentação
- Apresentação
- Aline Benvegnú dos Santos, Carlos Eduardo da Costa Campos, Renan Marques Birro
Dossiê
- Ensino de História em tempos de pandemia: percepções e narrativas de estudantes da Educação Básica de Goiás, Brasil
- Cristiano Nicolini, Maria da Conceição Silva
- Didática da história e tecnologias digitais: as narrativas históricas no YouTube Edu
- Osvaldo Rodrigues Junior
- Tecnologias digitais, formação e ensino: uma análise dos PPCS de licenciatura em história no Estado de Minas Gerais
- Luiz Gustavo Martins da Silva, Thálita Maria Francisco da Silva, George Leonardo Seabra Coelho
- O Ensino de História na Era Digital: Os Games Para Além da Gamificação
- Lukas Gabriel Grzybowski
- Borges e o arquivo infinito: tempo, memória e escrita da história na era digital
- Marcelo Fidelis Kockel
- O conceito de identidade em perspectiva: as contribuições de Jörn Rüsen, Claude Dubar e Stuart Hall para a pesquisa sobre a formação de professores de História
- Wilian Junior Bonete
Artigos Livres
- Elites políticas e gestão de diretórios partidários no Brasil Monárquico: a reorganização administrativa do Partido Conservador (1867)
- Sandro Aramis Richter Gomes
- “O que seria um corpo sem alma?”: Estado e Igreja no recrutamento de trabalhadores do Ceará para a Amazônia (1942-1945)
- Norma Sueli Semião Freitas
- Rindo à nossa moda: censura e dilemas nas páginas de O Africano durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918)
- Thiago Henrique Sampaio
- A Resistência Institucional pelos Direitos Humanos: a atuação da Associação Brasileira de Imprensa e a Ordem dos Advogados do Brasil no Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (1968-1985)
- Leonardo Fetter da Silva
- O sistema de proteção à infância portuguesa (séc. XX): dos normativos jurídicos e pressupostos científicos aos dispositivos de intervenção
- Ernesto Candeias Martins
Resenhas
Sobre a Revista
- Expediente
- Suzana Cavani Rosas