Categories: Todas as categorias

Chico Buarque & Vianinha: Arte e Política no Brasil Contemporâneo | Fênix – Revista de História e Estudos Culturais | 2004

O Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC), da Universidade Federal de Uberlândia, completou, em 2004, dez anos de existência. Ao longo desse período, o NEHAC fomentou pesquisas voltadas para o estudo das relações existentes entre História e Linguagens Artísticas, especialmente no que se refere às interlocuções com Teatro, Cinema, Literatura e Música. Nesse sentido, desenvolveu trabalhos ao nível de monografias de conclusão de curso, iniciação científica, mestrado que, integrados aos projetos dos professores Rosangela Patriota e Alcides Freire Ramos, têm contribuído tanto para a formação de profissionais da área de História, quanto com oportunas reflexões sobre o Brasil Contemporâneo sob o olhar da História Cultural.

As expectativas do NEHAC, porém, não se restringiram somente à produção de conhecimento. Pelo contrário, esse grupo de pesquisa participa ativamente de congressos científicos e desenvolve uma produção bibliográfica com o objetivo de tornar públicas essas investigações. Como resultado dessa empreitada, além de publicações especializadas, o Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura assina uma coluna semanal – NEHAC – no Caderno Revista, do jornal Correio, de Uberlândia, além de contribuir, quinzenalmente, no mesmo periódico, com a coluna de cinema intitulada Script Tease. Ambas podem ser acessadas pelo site http://www.jornalcorreio.com.br.

Como desdobramento dessas propostas que visam divulgar a produção acadêmica de seus integrantes, assim como estabelecer e estimular um instigante debate intelectual com colegas de distintas áreas das humanidades, o NEHAC criou a Fênix – Revista de História e Estudos Culturais. Esta publicação eletrônica tem o objetivo de dinamizar a circulação de idéias, permitindo um acesso ágil, amplo e gratuito a todos que se interessem pelas temáticas que serão aqui veiculadas.

Essa iniciativa, em nosso entendimento, é a melhor maneira para comemorar os dez anos do NEHAC. Ao lado disso, o ano de 2004 marcou também os sessenta anos de Chico Buarque e os trinta anos da morte de Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha. Assim, com vistas a homenagear esses dois artistas seminais da cultura brasileira do século XX, a Fênix – Revista de História e Estudos Culturais abre o seu primeiro número com o dossiê Chico Buarque & Vianinha: Arte e Política no Brasil Contemporâneo, composto por textos e resenhas de autoria de estudiosos que elegeram esses criadores como temas de investigação. Dessa maneira, além de trazer reflexões de pesquisadores experientes, ao lado de jovens promissores, o dossiê, principalmente, presta uma homenagem a dois artistas e cidadãos cujos trabalhos tornaram-se referências históricas, políticas e estéticas dos nossos últimos quarenta anos.

Ainda com a mesma preocupação em discutir os entrecruzamentos entre História e Estética, esse número da Fênix – Revista de História e Estudos Culturais presenteia os seus leitores com artigos de dois dos mais importantes historiadores brasileiros em atividade: Arnaldo Contier e Sandra Pesavento. O primeiro vem a ser um estudo sobre as reflexões de Mário de Andrade sobre o popular e o nacional na formação da música erudita brasileira, visando fundamentar uma concepção de identidade cultural. O segundo, por sua vez, analisa a pintura paisagística holandesa sobre o Brasil, no momento da invasão, conquista e estabelecimento da dominação do nordeste brasileiro no século XVII, com o intuito de apreender construções imaginárias de sentido e, por intermédio dessas, observar como, pela paisagem, se fez a “invenção do Brasil” pelo olhar do outro.

Finalmente, cabe salientar: o nosso objetivo é tornar essa publicação eletrônica um espaço efetivo de debate intelectual e um veículo de divulgação de idéias e de pesquisadores. Assim sendo, a todos os leitores e colaboradores da Fênix – Revista de História e Estudos Culturais: SEJAM BEM-VINDOS!


Organizadores

Rosangela Patriota – Editora da Fênix – Revista de História e Estudos Culturais

Alcides Freire Ramos – Editor da Fênix – Revista de História e Estudos Culturais


Referências desta apresentação

Editorial. PATRIOTA Rosangela; RAMOS Alcides Freire. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais. Uberlândia, v.1, n.1, 2004. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

Itamar Freitas

Recent Posts

História, Natureza e Espaço. Rio de Janeiro, v.9, n.1, 2020.

Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…

4 meses ago

História, Natureza e Espaço. Rio de Janeiro, v.9, n.2, 2020.

Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…

4 meses ago

História, Natureza e Espaço. Rio de Janeiro, v.12, n.03, 2023.

Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…

4 meses ago

História da Historiografia. Ouro Preto, v.16, n. 42, 2023.

Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…

4 meses ago

Sínteses e identidades da UFS

Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…

4 meses ago

História & Ensino. Londrina, v.29, n.1, 2023.

Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…

4 meses ago

This website uses cookies.