A Revista EmRede, criada em 2014, chega ao seu quinto ano registrando um grande aumento no número de leitores cadastrados, nos acessos e nos downloads dos artigos disponibilizados. O número de submissões também aumentou, associado a uma redução na porcentagem de artigos aprovados para publicação. A base de Avaliadores ad-hoc foi ampliada e seus dados complementados, de forma a garantir uma maior abrangência de áreas de formação e facilitar a avaliação dos artigos submetidos.
Dando continuidade à proposta da revista, publicamos agora o número referente ao tema do XIV Congresso de Ensino Superior a Distância e o III Congresso Internacional de Educação a Distância, realizados em outubro de 2017 em Rio Grande.
Uma das ações da editoria tem sido convidar os autores que se destacaram durante as apresentações do congresso para submeterem seus artigos ao processo editorial da revista, compondo um número específico com o tema do evento. Assim, em 2017, o congresso teve como tema “Caminhos da autoria e criatividade na EaD” e este número agora é constituído por cinco artigos convidados, elaborados pelos ilustres palestrantes e por dez artigos científicos e um relato de experiência.
É importante destacar que, seguindo as orientações das áreas da CAPES para avaliação de periódicos, os artigos submetidos, mesmo quando publicados em anais de eventos ou outros eventos científicos, têm sido submetidos aos mesmos procedimentos e rigor de avaliação dos números regulares.
Os Artigos Convidados reúnem as experiências da Universidade Aberta de Portugal, através do professor Jose Antonio Moreira, que aborda o tema “Reconfigurando ecossistemas digitais de aprendizagem com tecnologias audiovisuais”; do consórcio CEDERJ, através de um estudo sobre a diplomação de seus alunos, realizado por Carlos Bielschowsky e Masako Oya Masuda; a produção e uso de objetos de aprendizagem e recursos abertos, através dos relatos de Luis Otoni Ribeiro (IFSUL) e Aracy Catapan (UFSC) e de Carla Valentini e Claudia Bisol (UCS); e processo de institucionalização da Educação a Distância em um Instituto Federal de ensino profissional e tecnológico, através do relato de Júlia Marques e Maria Isabel Accorsi (IFRS). Contempla-se, assim, a visão das instituições privadas e públicas; das universidades federais, estaduais e institutos federais de ensino profissional e tecnológico, representando o perfil dos associados da UniRede.
Nas seções Artigos Científicos e Relatos de Experiência, são abordadas as questões vinculadas à produção de materiais didáticos e modelos de repositórios institucionais onde eles são compartilhados. O tema gestão da EaD é abordado através da análise de experiências anteriores, da organização do trabalho das equipes envolvidas e dos reflexos da intensificação do trabalho devido ao uso das tecnologias. Outros autores trazem o olhar pedagógico sobre as práticas docentes e de tutoria, bem como abordam a questão da intensificação desse trabalho a partir da inclusão das tecnologias digitais em nosso dia-a-dia laboral. O uso de dispositivos móveis é analisado a partir da formação em enfermagem, mostrando que a EaD está nas mais diversas áreas do conhecimento.
Tem-se, então, um breve panorama do que você encontrará nesse número. Que tal navegar e explorar o Sumário e conhecer melhor essa edição?
Fica nosso convite.
Organizador
Mára Lúcia Carneiro – Editora-chefe.
Referências desta apresentação
CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes. Editorial. EmRede – Revista de Educação a Distância. Porto Alegre, v. 5, n.1, p.3-4, 2018.
Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…
Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…
Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…
Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…
This website uses cookies.