Cadernos de História da Educação. Uberlândia, v. 17 n. 3, 2018.
Editorial
Dossiê: Educação e Espaço Público em experiências históricas latino-americanas (Séculos XIX-XX)
- Apresentação
- Matheus da Cruz e Zica
- A educação no espaço público: a pedagogia cívica dos jornais mineiros no período regencial
- Marcilaine Soares Inácio Gomes, Luciano Mendes de Faria Filho, Ilka Miglio de Mesquita
- PDF-EN (English)PDF
- A presidência de província e a instrução pública como fatores de ampliação do espaço público no Império brasileiro
- Vera Lúcia Nogueira, Dalvit Greiner de Paula
- PDF-EN (English)PDF
- Modelos de Espaço Público em contraste: Imprensa e Modernidade Seletiva nas Províncias da Paraíba e Pernambuco (1870-1880)
- Matheus da Cruz e Zica, Patrícia Barros de Oliveira
- “Os forjadores de homens”: Disputas pelo controle das escolas e pelo espaço público em comunidades mineiras mexicanas, 1917-1978
- René Medina Esquivel
- PDF-ES (Español (España))
- Educação e Espaço Público na experiência histórica recente do Chile: o caso da transformação neoliberal e autoritária do sistema educacional durante a Ditadura Militar (1973-1990)
- Felipe Andres Zurita Garrido
- PDF-ES (Español (España))
Artigos
- A Língua Espanhola e a Educação Militar no Brasil (1905-1920)
- Anselmo Guimarães, Josefa Eliana Souza
- PDF-EN (English)PDFPDF-ES (Español (España))
- A Educação na Constituinte do Estado de Minas Gerais (Brasil) – 1947
- Carlos Roberto Jamil Cury
- PDF-ENPDF
- Currículo e Educação Física: uma análise do documento de Minas Gerais de 1978
- Cláudio Pellini Vargas, Carlos Fernando Ferreira da Cunha Junior
- PDF-ENPDF
- O curso secundário ginasial do Instituto Samuel Graham: ritos de passagem
- Kamila Gusatti Dias, Ademilson Batista Paes
- PDF-ENPDF
- Os sentidos de uma vida: a construção de si e do grupo na materialidade de uma autobiografia
- Loyde Anne Carreiro Silva Veras, Evelyn de Almeida Orlando
- A trajetória histórico-normativa das políticas curriculares de graduação tecnológica no Brasil: cursos superiores de tecnologia (LDB 4024/61 a 9394/96)
- Marta Leandro da Silva, Geraldo Inácio Filho
- Os confins paulistas na Revolução Constitucionalista de 1932: uma análise do bandeirantismo na região da Alta Araraquarense
- Raquel Discini de Campos
- Imigração, escola e construção nacional: algumas notas sobre a República Argentina
- Xosé Manuel Malheiro Gutiérrez
- PDF-ES
- História e Historiografia da Educação Física: concepções e métodos de pesquisa
- Ycaro Oliveira do Granja, Bianca Miarka
- Documento
- Grupos Escolares e Escolas Isoladas em Pelotas-RS: o Decreto no.78, de 4 de novembro de 1944
- Magda de Abreu Vicente, Giana Lange do Amaral
Publicado: 2018-11-17