Brathair. São Luís, v.1, n.21, 2021.
Ensino de História: Antiga e Medieval
Editorial
- Apresentação: ensinando História Antiga e Medieval no Brasil: da inércia à potência(Presentation: teaching Ancient and Medieval History in Brazil: from inertia to agency)
- José Maria Gomes de Souza Neto
- Reflexões sobre o ensino de Antiga e Medieval
- Por um currículo afrorreferenciado de História Antiga e Medieval(Towards an Afroreferenced Ancient and Medieval History Curriculum)
- SILVIANA FERNANDES MARIZ
- Em defesa do ensino da História Antiga nas escolas contemporâneas: Base Nacional Curricular Comum, usos do passado e pedagogia decolonial(In defense of the teaching of ancient history in contemporary schools: Common National Curriculum Base, uses of the past and decolonial pedagogy)
- Guilherme Gomes Moerbeck
- Por uma História Antiga que promova a dignidade humana: um ensaio/provocação(A provocative essay on Ancient History promoting human dignity)
- Ygor Belchior
- O mundo no medievo: experimentos em ensino história medieval no Brasil(The world in medieval times: experiments in teaching Medieval history in Brazil)
- Christine Dabat
- O ensino de História Antiga e Medieval: práticas e fontes
- Ensino de história, quadrinhos e a mobilização social – um estudo de caso da HQ Democracia(Comic Books and historical mobilization: a case study of graphic novel Democracy)
- Luis Filipe Bantim de Assumpção
- O debate sobre o feminino por meio da personagem Helena de Troia: propostas para o espaço escolar(The debate about the feminine through the character of Helen of Troy: proposals for the school space)
- Letícia Schneider Ferreira
- A sorte está lançada: um breve ensaio sobre as legiões romanas e sua reconstrução na educação básica(The Die is Cast: a brief essay on Roman legions and their reconstruction on basic education)
- Marcio Felipe
- Ensino de história antiga a partir de fontes textuais: a experiência do projeto Vocabulário Político da Antiguidade(Teaching ancient history from textual sources: the experience of the project Political Vocabulary of Antiquity)
- Priscilla Gontijo Leite
- Como ensinar a História? As histórias didáticas de Liu Xiang na Dinastia Han(How to teach History? Liu Xiang’s didactic stories in the Han Dynasty)
- André Bueno
- O novo já nasce velho: a Idade Média pós-BNCCE a questão da mulher medieval nos livros didáticos de história do guia PNLD-2020(The new is born old: the post-BNCC Middle Ages and the issue of medieval woman in the textbooks of the PNLD-2020 guide)
- Douglas mota xavier de Lima
- Futuros de um passado presente: reflexões acerca do ensino de História Medieval e do Renascimento(Futures of a present past: reflections on the teaching of Medieval and Renaissance history)
- Francisco de Paula Souza de Mendonça Júnior
Artigos/Articles
- Histoire des femmes et du genre : Pénélope aussi a une histoire!(History of women and gender: Penelope, too, has a history!)
- Pauline Schmitt Pantel
- As regras monásticas ocidentais (séculos IV-VII): características tipológicas, temas recorrentes e contextos de produção(The western monastic rules (IV-VIIth centuries): typological characteristics and production contexts)
- Bruno Uchoa Borgongino
- Evidência de anglo-saxões nas fontes da Inglaterra anglo-saxônica? Termos e usos no medievo e contemporaneidade(Anglo-Saxons in anglo-saxons sources? Terms and uses in the Middle Ages and in contemporaneity)
- Isabela Albuquerque, Elton O. S. Medeiros
- Corpos Corrompidos, Hóstias profanadas e Crianças crucificadas: os judeus em narrativas cristãs e a peste bubônica no Sacro Império Romano Germânico da Baixa Idade Média(Corrupted bodies, defiled hosts and crucified children: the Jewish people on Christian narratives and the Bubonic Plague at the Holy Roman Empire during the Late Middle Ages)
- Vinicius Morais
Traduções/Translations
- O Crepúsculo de Tegnér: tradução e comentários do poema Tegnér’s Drapa(1849), de Henry(Tegnér’s Twilight: translation and commentary of Henry Wadsworth Longfellow’s poem Tegnér’s Drapa (1849)
- Tiago Quintana, Daniele Gallindo Gonçalves
Entrevistas/Interviews
- Arqueologia de Magdala: prática arqueológica e reconstrução da Judeia do século I d.C.: Entrevista com a arqueóloga Marcela Zapata-Meza(Archeology of Magdala: archaeological practice and reconstruction of Judea of the 1st century CE Interview with the archaeologist Marcela Zapata-Meza)
- Fernando Mattiolli
Publicado:2021-09-07