1. Princípios de avaliação mediante a leitura e crítica de livros especializados
Página atualizada em 24/09/2021, às 08h57.
BEM-VINDOS!
Colegas, esta é a página que armazena e distribui o material a ser lido, produzido e avaliado relativo à primeira unidade do nosso curso de Avaliação Educacional, que culminará com a produção de uma resenha sobre um manual, construída em grupo de quatro pessoas.
Relembro que os textos de leitura básica estão disponíveis aqui nesta página. As dúvidas sobre as leituras e os exercícios devem ser dirimidas no início das aulas síncronas correspondentes.
Sigam as orientações abaixo e prestem atenção ao calendário.
EXPECTATIVAS
Objetivo desta unidade é viabilizar a ampliação das habilidades de leitura, compreensão e produção textual, mediadas pela construção de uma resenha sobre livro que problematiza teoria e prática da avaliação da aprendizagem escolar.
Espero que, ao final da unidade, vocês estejam capacitados a atribuir valor a um manual de Avaliação da Aprendizagem, empregando a resenha como gênero textual.
ATIVIDADE I - Leiam o programa, formem grupos de trabalho, conheçam o Ambiente Virtual de Aprendizagem e selecionem livro a ser resenhado (Síncrona - 2h min).
QUARTA-FEIRA 25/08/2021
SEXTA-FEIRA 27/08/2021
- Acessem aqui o Programa do curso no formato HTML, PDF ou MP3 (abaixo).
- Acessem aqui o Formulário para a identificação dos grupos e da escolha sobre obra a ser resenhada pelo grupo.
- TURMA DA SEXTA - Postar até domingo (29/08/2021), às 24h.
- TURMA DA QUARTA - Postar até sexta-feira (27/08/2021), às 24h.
- Lista de livros sugeridos para as resenhas
- Didática e Avaliação da aprendizagem no Ensino de História - Claudia Regina Baukat Silveira Moreira e José Antônio Vasconcelos. Cópia disponível no grupo de whatsapp da turma.
- Didática e Avaliação da aprendizagem em Língua Portuguesa - Anna Beatriz Paula e Rita do Carmo Polli da Silva. Cópia disponível no grupo de whatsapp da turma.
- Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. Vasco Pedro Moretto. Cópia disponível no grupo de whatsapp da turma.
- Por que avaliar? Como avaliar? Critérios e instrumentos - Ilza Martins Sant'Anna
- Sobre notas escolares: distorções e possibilidades - Cipriano CArlos Luckesi
- A avaliação desmistificada-Artmed - Charles Hadji
- Avaliação da aprendizagem escolar- Cipriano Luckesi
ATIVIDADE II - Leiam o texto que define aprendizagem (Assíncrona - 30 min).
- Acessem aqui o texto Avaliação da aprendizagem no formato HTML, PDF ou MP3 (abaixo).
- Acessem aqui Formulário para avaliação formativa sobre a compreensão do texto.
- TURMA DA SEXTA - Postar até domingo (29/08/2021), às 24h.
- TURMA DA QUARTA - Postar até domingo (29/08/2021), às 24h.
ATIVIDADE III - Leiam "Estrutura retórica da resenha" e identifiquem a estrutura retórica de uma resenha de livro sobre "avaliação" entre as incorporadas no acervo do Resenha Crítica (Síncrona - 1h30).
QUARTA-FEIRA 01/09/2021 e SEXTA-FEIRA 03/09/2021
- Acessem aqui o texto Estrutura retórica da resenha no formato HTML, PDF ou MP3 (abaixo).
- Acessem aqui o Formulário de atividades e de avaliação sobre a estrutura retórica da resenha.
- TURMA DA SEXTA - Postar até quinta-feira (09/09/2021)
- TURMA DA QUARTA - Postar até terça-feira (14/09/2021)
ATIVIDADE IV - Leiam o livro selecionado, fazendo anotações sobre as unidades de informação que comporão a resenha coletiva (Assíncrona - 6h).
ATIVIDADE V - Leiam "Compondo resenhas" e "A escolha das palavras e escrevam os parágrafos iniciais e finais da resenha coletiva (Síncrona - 2h). Simulem avaliação final das resenhas de cada grupo a partir da troca entre dois grupos voluntários. (Síncrona - 2h).
QUARTA-FEIRA 08/09/2021 (Aula suspensa - Feriado municipal)
QUARTA-FEIRA 15/09/2021 (Substituindo a aula do dia 08)
SEXTA-FEIRA 10/09/2021 (Aula com problemas de sinal de Internet)
SEXTA-FEIRA 17/09/2021 (Repetindo a aula do dia 10) Para participar da videochamada, clique neste link: https://meet.google.com/atq-hvdm-wyr
Para participar por telefone, disque +55 51 4560-7337 e digite este PIN: 699 425 921#
- Acessem aqui os textos Compondo resenhas para educadores e A escolha das palavras, no formato HTML, PDF ou MP3 (abaixo).
- Acessem o formulário para a publicação dos parágrafos iniciais e finais da resenha coletiva.
ATIVIDADE VI - Construam os parágrafos intermediários da resenha, finalizem o texto o insiram no formulário para a publicação de resenhas (Assíncrona - 4h).
- Turma a QUARTA - Postar até quarta-feira às 16 h (21/09/2021) - Formulário para a publicação integral da resenha
- Turma a SEXTA - Postar até quinta-feira (23/09/2021) - Formulário para a publicação integral da resenha
ATIVIDADE VII - Avaliem por escrito as resenhas produzidas por cada grupo (Assíncrona - 4h).
SEXTA-FEIRA 24/09/2021
QUARTA-FEIRA 06/10/2021
- Acessem o formulário para a avaliação em grupo das resenhas produzidas coletivamente
- Turma a QUARTA - Avaliar da quarta-feira (22/09/2021) até o domingo (26/09/2021).
- Turma a SEXTA - Avaliar da sexta-feira (24/09/2021) até o domingo (26/09/2021). NOVO
-
Acesse AQUI ABAIXO os formulários de avaliação das resenhas de cada um dos grupos da turma de da QUARTA-FEIRA. O procedimento é o mesmo praticado durante as últimas semanas: acessar o formulário, inserir nome completo dos avaliadores, responder aos itens de avaliação e enviar.
- Grupo 01 - Eliane/Lanna/Gideane/Lorena
- Grupo 02 - Raimundo/ Kerollyn/Thalissa/Rebeca
- Grupo 03 - Lucileide/Ailkton/Karine/Louyse
- Grupo 04 - Andressa/Clarisse/Flavia/Marcia
- Grupo 05 - Danielle/Keilla/Luiza/Larissa Simone
- Grupo 06 - Taislaene/Mirielle/Williany/Adria
- Grupo 07 - Brenda/Ivana/Thais/Yasmin
- Grupo 08 - Renata/Crislane/Izabel/Madalena NOVO
- Grupo 09 - Ana/Karina/Larissa/Luara
- Grupo 10 - Felipe/Inajá/Gabriele/Ketlen
- Grupo 11 - Bruna/Carla/Laís/Tabatha/Tauam
- Grupo 12 - Valdeci/
-
Acesse AQUI ABAIXO os formulários de avaliação das resenhas de cada um dos grupos da turma de da SEXTA-FEIRA. O procedimento é o mesmo praticado durante as últimas semanas: acessar o formulário, inserir nome completo dos avaliadores, responder aos itens de avaliação e enviar.
- Grupo 20 - Elizandra/Iara/Rafaela/Misael
- Grupo 21 - Flávia/Marina/Gleiciane/Zaiane
- Grupo 22 - Jéssica/Lucas/Deyvid/Micaela
- Grupo 23 - AnaRegina/Andrielle/Denize/WendyLeticia
- Grupo 24 - Isabela/Larissa/Lourena/Verônica
- Grupo 25 - Inara/Nívea/Milena/Ricardo
- Grupo 26 - Cleberton/Evellyn/Douglas/Jamile
- Grupo 27 - Kethylin/Ariadne/Lorenne
Acesse aqui os RESULTADOS DA AVALIAÇÃO COLABORATIVA DAS RESENHAS
PARA AMPLIAR O CONHECIMENTO
Vídeos
- Avaliação da aprendizagem - Cipriano Luckesi (19 min)
- Avaliação na Educação Infantil - Jussara Hoffmann
- Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais - Claudineide Lima Irmã
Teses e dissertações
- Avaliação da aprendizagem na Educação Básica – o estado do conhecimento (2008-2017) - Marli Ribeiro Rodrigues Ginoza
Livros
- A avaliação desmistificada-Artmed - Charles Hadji
- Avaliação da aprendizagem escolar - Cipriano Luckesi
Capítulos de livro
- Avaliação - Da excelência à regulação das aprendizagens - Philippe Perrenoud
- Avaliação educacional e promoção escolar - Santiago Castillo
- Avaliar para aprender - Fundamentos práticas e políticas - Domingos Fernandes
- Resenhas - Désirée Motta-Roth e Graciela H. Hendges
Artigo de revista
- A qualidade da educação - Bernard Charlot
28 comentários
Deixe um Comentário
Você precisa fazer login para publicar um comentário.
Escrevendo para teste! Boa noite!
Teste bem sucedido.
Olá professor Itamar,
Refletindo com meus colegas e com o grupo da turma, descobrimos que não conseguimos ter acesso às publicações sugeridas na atividade 1. Conseguimos, apenas, encontrar o livro “Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas” de Vasco Pedro Moretto.
Como no período remoto não estamos conseguindo ter acesso a bicen e não conseguimos achar os livros indicados nas plataformas de bibliografia eletrônica gratuitas. Gostaríamos de fazer o pedido ao senhor para caso possível disponibilizar o material ou caso não, alteração da leitura.
Aguardamos a resposta.
Atenciosamente,
Discentes.
Oi Felipe e demais interessados.
1. Até amanhã à noite eu posto cópia dos dois primeiros livros (ensino de História e ensino de Língua Portuguesa).
2. A cópia do livro 2 (Moretto) você disponibiliza no grupo whats.
3. Inseri mais dois livros com pdf disponível aqui na página: A avaliação desmistificada-Artmed, de Charles Hadji, e Avaliação da aprendizagem escolar, de Cipriano Luckesi.
Hoje, temos três livros disponíveis para a resenha e amanhã teremos mais dois. Prefiro a diversidade. Então, comecem as escolhas a partir desta nova situação.
Té já.
Ailton, boa tarte.
Seguem a sua questão e a minha resposta.
O “identifique” se refere ao destaque ou grifo que você deve fazer sobre os trechos que informam coisas como: “a autora, fulana de tal…”
O “tipifique” se refere ao “tipo” de unidade da informação que você grifou: “nome do autor”,
Por causa da sua dúvida, eu coloquei, agora, modelos de resposta no formulário para deixar mais clara a orientação.
Sobre outras gravações, elas não existem. Mas se você avançar nas leituras da próxima unidade, tenho certeza que vai tirar bom proveito. Os textos apresentam muitos exemplos do que sejam “unidade de informação” e “estrutura retórica”.
Qualquer dúvida, escreva por aqui. Não mande e-mail porque os seus colegas não visualizam.
Té já.
Muito obrigado, professor!!!
Oi Ailton,
Não há o que agradecer. Mas, por favor, dê um retorno por aqui sobre as mudanças que fiz no formulário. Posso alterar ainda mais. O importante é o enunciado da atividade ficar bem claro.
Boa Tarde!
Tive problemas para acessar o ambiente AVA com o login já efetuado. Mais alguém com esse problema?
Obrigado por informar, Lanna. Qualquer dúvida sobre o curso, me chama por aqui.
Até já.
Bom dia! Também estou com o mesmo problema.
Oi Ana,
A primeira providência é consultar o grupo. O grupo deve ajudar você a acessar as fontes ou não será um “grupo”.
Vencida esta etapa e não resolvido o problema, eu entrarei, ok? Aí você pode me comunicar por aqui. Estou online.
Até já.
OI Ana,
Já resolveu o problema?
Ainda precisa de ajuda?
Boa tarde professor Itamar. Sobre a aula de hoje o grupo fez uma votação e foram somados 21 votos pelo não e 2 pelo sim.
Colegas da turma de sexta-feira, boa noite.
Vocês solicitaram a mudança do início da aula para as 19h. Estranho que até agora, 19h, não entrou ninguém na sala. Estão encontrando alguma dificuldade de acesso?
Até já.
Colegas, boa noite.
Observem os novos prazos para as mesmas atividades refeitos após os problemas do feriado municipal (turma da quarta) e da ausência de internet (turma da sexta).
As aulas desta semana (15 e 17 de setembro) serão focadas na construção dos parágrafos iniciais e finais da resenha e em experimentos de avaliação. Por isso, sugiro aos que já encerraram as resenhas que se voluntariem para demonstrar como construíram os parágrafos e para exercitar uma avaliação.
Até já.
Colegas da turma de quarta-feira, bom dia.
Hoje teremos o último encontro síncrono antes da primeira avaliação. Por isso, anotem suas dúvidas sobre a elaboração da resenha e sobre os critérios de avaliação da resenha de cada grupo.
O grupo que avançou na construção da resenha, prepare-se para apresentá-la aos demais grupos como estímulo e também como experimento de avaliação.
Lembro que a avaliação será colaborativa, ou seja, cada grupo terá até quatro horas para avaliar todas as resenhas da turma, dentro dos critérios fornecidos pelo professor e já de conhecimento geral.
Até já.
Colegas da turma de sexta-feira, boa tarde.
Este é o nosso último encontro síncrono desta unidade. Vamos repetir atividades que foram prejudicadas com a instabilidade da internet.
Sugiro, então, que os grupos voluntariamente experimentem a construção de parágrafos online, com a minha assistência, durante a reunião de hoje.
As instruções são as mesmas da semana passada e estão prescritas no enunciado da Atividade V (Acima).
Em seguida, vamos destrinçar o modo de avaliar coletivamente as resenhas produzidas por cada grupo.
Até já.
(Editar)
Alô turma da quarta-feira!
Amanhã vence o prazo para postar a resenha e submetê-la à avaliação colaborativa. Algum dúvida final sobre a tarefa?
Até já.
ola prof!
podemos postar a resenha, ate que horas?
Oi Eliane,
Podem postar até às 16h de hoje (quarta-feira)
Boa tarde!
Professor, temos que criar um título para a resenha não é?
Oi Jéssica,
Só reforçando o que afirmei ontem: é necessário criar um título para a resenha que não repita o título do livro resenhado. O título da resenha tem que expressar/sintetizar o conteúdo da resenha.
Té já.
Colegas da quarta, bom dia!
A autoavaliação que cada grupo faz da própria resenha serve para fornecer feedback ao grupo e dar garantias de que o grupo não terá surpresas com a nota durante a avaliação colaborativa (é para já ter uma ideia de quando cada grupo vai receber do conjunto da turma). Então, o lógico é que todas as respostas desta autoavaliação sejam positivas (SIM).
Pelo que vi hoje, vários grupos entregaram resenhas defeituosas, avaliadas como equivocadas pelos próprios grupos!
Vejam este exemplo:
Para a pergunta “A resenha responde, de modo claro e sucinto à seguinte questão: “Qual o maior defeito da obra resenhada?” o avaliador do grupo informou NÃO. Mesmo assim, postou a resenha!
Neste caso, o grupo tem que refazer a resenha de modo a corrigir esse problema ou assumir a nota menor que, provavelmente, a turma atribuirá ao texto, considerando o não cumprimento deste item 5.
Assim, eu pergunto: os interessados querem manter a resenha do jeito que está?
Por via das dúvidas, não liberarei as resenhas para a avaliação da turma até às 16h de hoje. Assim, o grupo que estiver interessado pode ler a autoavaliação e até repostar a resenha em versão corrigida.
Não há problemas em repostar. Eu vou considerar SEMPRE a última versão postado e deletarei as demais.
Até breve.
Esqueci de dizer também que apenas sete grupos (dos onze cadastrados) postaram a resenha até o momento. Sem stress de parte a parte, devo informar que a atividade deve ser cumprida por todos.
Até já.
Colegas da turma de quarta-feira, boa noite.
São 18h, duas além do prazo já flexibilizado. Infelizmente, três grupos não entregaram a tarefa acordade.
A partir de agora (e considerando as flexibilizações dos prazos de entrega da resenha), vocês terão até o próximo domingo (26/09/2021) para avaliar cada uma das resenhas diponibilizadas em links individuais acima (Atividade VII).
O modo de distribuir tarefas é livre, mas os critérios já estão estabelecidos desde o nosso primeiro encontro e prescritos em cada formulário.
Depois da divisão de tarefas de avaliação intragrupo, acessem os links correspondentes a cada grupo e efetuem as respectivas avaliações.
Qualquer dúvida, estarei à disposição para responder por aqui.
Até já.
Boa noite!
Consegui resolver o problema sim!
Esqueci de avisar.
Obrigada!
Boa noite!
Temos uma dúvida: os formulários de avaliação das resenhas devem ser enviados somente pelo líder de cada grupo ou os demais integrantes podem enviar também?
Colegas da turma de sexta-feira, boa tarde!
Todas as resenhas estão à disposição para a avaliação.
Cada grupo deve avaliar as resenhas dos demais grupos.
O horário foi extendido. O grupo que não conseguir avaliar durante o horário da reunião de hoje poderá avaliar até o final deste domingo.
Qualquer dificuldade para o cumprimento da tarefa deve ser comunicada por este espaço de comentários.
Bom trablaho!