Arte e Cultura na História | Temporalidades | 2011
Este novo número da Revista online Temporalidades apresenta não somente mais um vasto número de artigos de especialistas e alunos atentos ao estudo da história, mas em especial a edição do primeiro volume em forma de dossiê totalmente endereçado ao campo de investigação da história da arte, intitulado Arte e cultura na história. A organização e disposição dos textos no referido dossiê seguiram uma ordem alfabética, pois dado a ampla diversidade de assuntos não seria possível reuni-los numa escala temática.
Neste sentido, novas problemáticas são abordadas ou reativadas. Dentre elas a questão específica da arte sob o ponto de vista técnico-formal, mas também as questões histórico-culturais como os estudos pertinentes à conservação e ao restauro. O campo de análise investido neste dossiê é amplo e permite criar uma visão panorâmica da história da arte disponibilizando possibilidades de pesquisas num campo pouco investigado, mas nem por isso menos importante. É nesta área de estudos, rica e próspera, as vezes mal compreendida porque não suficientemente investigada, que se vêm alguns textos mais reveladores e inovadores da historiografia da arte geral. Muito tem sido descoberto e quase tudo tem sido repensado e reavaliado.
Neste contexto, não somente o presente dossiê, mas, toda a edição deste número apresenta à sociedade acadêmica um novo contexto e novos problemas, de modo a reativar as discussões, sejam elas ligadas à história propriamente dita, aos aspectos culturais ou mesmo às disposições da específica história da arte. O que importa é levar ao leitor uma fecunda metodologia de análise que fica validada perante todo este agrupamento de textos que agora se faz presente.
Deste modo, o dossiê é resultado de uma longa discussão entre o editor chefe e os membros do conselho editorial da Temporalidades no sentido de dar mais amplitude e de promover cada vez mais um processo investigativo aprimorado. É importante que se diga que a produção deste dossiê é fruto do bom trabalho coletivo e do competente desempenho do conselho editorial desta revista. Sem a atuação deste corpo editorial e também da vontade de ver esta revista crescer por parte dos editores pretéritos, este novo número não seria possível.
Assim clarifica-se e torna-se acessível a especialistas e ao público em geral alguns dos domínios mais inéditos no campo da historiografia da arte. Ressalta-se neste número a reflexão sobre argumentos diversos no intuito de demonstrar a grande parceria entre os conceitos e as pesquisas no âmbito da história e da arte.
Finalmente, é na qualidade de editor chefe desta revista e deste primeiro dossiê Arte e cultura na história, que expresso o meu mais sincero agradecimento a todos os membros deste conselho editorial pelo esforço em reunir tantos textos de diferentes graus de abordagens, de modo a produzir um corpo coeso de estudos específicos no campo da história da arte.
Aqui o meu reconhecimento e os cumprimentos pelo trabalho desenvolvido.
Magno Moraes Mello.
MELLO, Magno Moraes. Apresentação. Temporalidades. Belo Horizonte, v.3, n.1, jan./jul. 2011. Acessar publicação original [DR]