É com grande satisfação que a Revista Latino Americana de História – RLAH traz à comunidade acadêmica mais uma publicação. Neste dossiê especial trataremos de um tema em evidência na historiografia latino-americana, a história das populações indígenas do nosso continente. Sob o título, Arqueologia, História e Etno-história: novas perspectivas para o estudo de sociedades indígenas americanas, os artigos aqui apresentados pretendem trazer contribuições para o conhecimento de temas que dizem respeito a vários grupos étnicos. Para isto seus autores se valem de recursos teórico-metológicos atualmente em voga, como é o caso da história oral, tanto quanto de abordagens renovadas para as tradicionais fontes de arquivo. Comum a todos os trabalhos, contudo, é o enfoque que concede às populações nativas uma visibilidade e um protagonismo que apenas recentemente os pesquisadores passaram a incorporar em suas análises.
Salientamos que os trabalhos aqui apresentados colaboram para a superação de uma visão dualista e simplificadora que exalta os índios do passado – reproduzindo uma visão romântica do bom selvagem -, e deprecia aqueles que não podem ser etiquetados por este estereótipo. Além disso, eles são um bom exemplo do esforço necessário para que evitemos o equívoco de supor que as formas dos indígenas compreenderem e se relacionarem com o mundo se encontram “congeladas no tempo”, como se a sua cultura (como se qualquer cultura, afinal) fosse estática e imutável.
Vinculada ao corpo discente do PPGH/UNISINOS, esta publicação visa, entre outras frentes, discutir e potencializar temas que dizem respeito às Linhas de Pesquisa do Programa, como é o caso aqui, daquela que estuda Sociedades indígenas, cultura e memória. Desta forma, é de interesse da revista publicar artigos, dossiês, resenhas e documentos que possam estimular o debate e a troca intelectual a partir das suas publicações.
O caráter multidisciplinar da edição é caro para a RLAH e, no caso do número em pauta, ele merece um destaque. Abordagens orientadas por este viés multidisciplinar permitem uma ampliação do leque das análises e a sofisticação do diálogo entre diferentes áreas do saber. Objetivamos ainda, a interlocução entre os pesquisadores da área, inclusive para que se possam acompanhar as tendências historiográficas que têm influenciado seus trabalhos neste campo de conhecimento.
A reflexão sobre culturas nativas americanas fundamentalmente, implica pensar o lugar do outro. Isso porque, grande parte das fontes ou dos dados utilizados nas pesquisas sobre elas não foram escritos ou coletados pelos próprios indígenas, mas por observadores destes. Da mesma forma, no seio das universidades, a maior parte dos trabalhos sobre os indígenas é feita por não indígenas, e de acordo com uma lógica e preceitos que não são aqueles das sociedades que tais estudos abordam. Este também é um elemento que não deve deixar de acompanhar nossas reflexões, e é em torno dele que, em parte, se organiza o debate sobre o que efetivamente seria uma “história indígena”.
Ótima leitura!
Organizadores
Paula Boneberg Nascimento dos Santos – Conselho Editorial 2011-2012.
Caroline Rippe de Mello Klein – Conselho Editorial 2011-2012.
Fernanda Girotto – Conselho Editorial 2011-2012.
Gabriele Rodrigues de Moura – Conselho Editorial 2011-2012.
José Carlos da Silva Cardozo – Conselho Editorial 2011-2012.
Luis Alexandre Cerveira – Conselho Editorial 2011-2012.
Maria Cristina Bohn Martins – Conselho Editorial 2011-2012.
Paulo Roberto Staudt Moreira – Conselho Editorial 2011-2012.
Tiago da Silva Cesar – Conselho Editorial 2011-2012.
SANTOS Paula Boneberg Nascimento dos (Org d); KLEIN Caroline Rippe de Mello (Org d); GIROTTO Fernanda (Org d); MOURA Gabriele Rodrigues de (Org d); CARDOZO José Carlos da Silva (Org d); CERVEIRA Luis Alexandre (Org d); MARTINS Maria Cristina Bohn (Org d); MOREIRA Paulo Roberto Staudt (Org d); CESAR Tiago da Silva (Org d), RLAH (RLd)
Referências desta apresentação
SANTOS, Paula Boneberg Nascimento dos; KLEIN, Caroline Rippe de Mello; GIROTTO, Fernanda; MOURA, Gabriele Rodrigues de; CARDOZO, José Carlos da Silva; CERVEIRA, Luis Alexandre; MARTINS, Maria Cristina Bohn; MOREIRA, Paulo Roberto Staudt; CESAR, Tiago da Silva. Editorial/Apresentação. Revista Latino-Americana de História. São Leopoldo, v.1, n.4, p. 5-6, 2012. Acessar publicação original [DR]
Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…
Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…
Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…
Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…
This website uses cookies.