Anais do Museu Histórico Nacional. Rio de Janeiro, v. 51, ano 2019.
Editorial
Apresentação
- Apresentação do dossiê Educar e aprender em museus. Perspectivas para o ensino de História
- Aline Montenegro Magalhães, Carina Martins Costa, Francisco Regis Lopes Ramos
Dossiê temático
- Educar em museus históricos entre deveres e devires da memória
- Carina Martins Costa
- A pedagogia dos antiquários Gustavo Barroso e o passado que objetos e palavras podem conter
- Francisco Regis Lopes Ramos
- Notas sobre a Diáspora Africana na exposição e nas ações educativas do Museu Histórico Nacional
- Aline Montenegro Magalhães, Erika Azevedo, Fernanda Castro, Stephanie Santana
- Educação museal e educação escolar diálogos para uma sociedade antirracista
- Valdemar de Assis Lima, Elison Antonio Paim
- Os usos do patrimônio e dos museus no ensino da História
- Andrea Roca
- Museus escolares trajetória histórica e desafios à luz da museologia social
- Marcele Pereira
- Museu e imaginação histórica
- Isabella Carvalho de Menezes, Lana Mara de Castro Siman
- Do patrimônio musealizado à produção de exposições por estudantes de escolas públicas
- Alyne Mendes Fabro Selano, Benilson Mario Iecker Sancho
Artigos
- Narrativas sobre o patrimônio Rodrigo Melo Franco de Andrade, redes de sociabilidade e a escrita do patrimônio na Revista do Patrimônio (1937- 1945)
- André Fabrício Silva, Priscila Faulhaber
- A ativação valorativa das histórias de vidas no Museu da Pessoa
- Raquel Alvarenga Sena Venera, Maureen Bartz Szymczak
- O último baile e seus personagens protagonistas e figurantes na tela de Aurélio de Figueiredo
- Maria Isabel Ribeiro Lenzi
- Castelinho do Flamengo um palacete belle èpoque na paisagem carioca
- Maria Teresa Silveira, Helena Cunha de Uzeda
- Publicado: 2019-12-18