Alfabetizando com o ensino de História
Alfabetizando com História | IF/IA/Midjourney (2023)
Colegas, boa dia!
Bem-vindos ao minicurso “Alfabetizando com o ensino de História”.
Aqui, vocês podem acessar o texto das minhas falas, as orientações para o cumprimento das tarefas e alguns resultados da produção de vocês.
Agradeço ao convite do Programa de Bolsistas de Iniciação à Docência (PIBID/UNEB), coordenado pelas professoras Jocenceide Cunha e Iris Verena.
Bom trabalho para todos nós.
A natureza do minicurso
Como o próprio nome indica, trata-se de um minicurso de formação docente tenta mitigar o impacto da pandemia de Covid-19 na aprendizagem histórica de alunos do ensino fundamental no estado da Bahia.
O minicurso, portanto, requer alunos engajados no estudo de princípios e práticas de alfabetização linguística e alfabetização científica situado na História.
Plano
Objetivo: capacitar alunos do PIBID para promover, simultaneamente, atividades de alfabetização linguística e alfabetização histórica junto aos alunos do ensino fundamental II, no estado da Bahia, mediante tarefas básicas da docência: diagnóstico, elaboração e aplicação de sequências didáticas, avaliação e reflexão sobre os currículos praticados.
Carência/motivação: a patente desalfabetização linguísitica e os desdobramentos deste fenômeno nas atividades de aprendizagem histórica, provocados, sobretudo, pelos anos de Pandemia da Covid-19.
Princípio de aprendizagem: aprender investigando e aprender significativamente.
Duração: 20 horas.
Ministrante: Prof. Itamar Freitas (UFS/CESAD, PPGEAFIN/Uneb).
Público-alvo: Graduandos em História e áreas afins.
Vagas: 30
Período e horário: Sexta-feira (05/09/2023), das 13h às 17h e das 18h às 22h; sábado (07/09), das 8h às 12h e das 14 às 18h; e domingo (07/09), das 8 às 12h.
Local: Universidade do Estado da Bahia (Uneb) / Campus de Coité.
Conteúdo
Seção 1 – Sexta-feira (05/09/2023)
- O fenômeno da desalfabetização linguística
- O combate à desalfabetização linguística
- Diagnóstico linguístico-histórico; sequências didáticas linguístico-históricas; e avaliação linguístico-histórica.
- Texto1: Uma possibilidade de combate à desalfabetização linguístico-histórica (2023) Acesse o texto aqui.
Seção 2 – Sexta-feira (05/09/2023)
- Diagnosticando dificuldades em habilidades linguístico-históricas.
- Texto 1: Escalas de proficiência do SAEB em Língua Portuguesa (2018) Acesse o texto aqui.
- Texto 2: Currículos de História e expectativas de aprendizagem para os anos finais do ensino fundamental no Brasil (2012) Acesse o texto aqui.
- Quadro 1: Taxonomias da aprendizagem empregadas pelo SAEB (1998-2018) Acesse o texto aqui.
Seção 3 – Sábado (06/09/2023)
- Produzindo e aplicando sequências didáticas linguístico-históricas.
- Texto 1: Sequências didáticas para o ensino de História (2022) Acesse o texto aqui.
Seção 4 – Sábado (06/09/2023)
- Avaliação linguístico-histórica. Acesse o texto aqui.
Estratégias de ensino:
- Levantamento de conhecimentos prévios
- Leitura e interpretação de textos básicos
- Criação de instrumentos para diagnóstico, aplicação e avaliação, partindo de estudos de caso ou de carências de aprendizagem linguístico-histórica dos próprios cursistas.
Recursos:
- Acesso prévio dos alunos às ferramentas de Inteligência Artificial (abaixo), principalmente, do Chat GPT.
- [table id=13 /]
- Laboratório de Informática da instituição promotora e/ou computadores pessoais.
- Textos produzidos pelo professor, disponibilizados no Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do curso.
Bibliografia básica
FREITAS, Itamar. Didática para licenciaturas. Aracaju: Criação, 2014.
FREITAS, Itamar. Inteligência Artificial (IA) na produção de conhecimento histórico. Resenha Crítica. Aracaju/Crato, 11 abr. 2023. Disponível em <https://www.resenhacritica.com.br/a-cursos/inteligencia-artificial-ia-na-producao-de-conhecimento-historico/>.
FREITAS, Itamar. O que é preciso reter sobre a estrutura da BNCC. Resenha Crítica. Aracaju/Crato, 19 set. 2022. Disponível em <https://www.resenhacritica.com.br/a-cursos/estrutura-da-bncc/>.