Aedos. Porto Alegre, v. 8, n. 19, 2016
Expediente | Micaele Irene Scheer, Marina Gris da Silva |
Editorial | Micaele Irene Scheer, Marina Gris da Silva |
Apresentação | Micaele Irene Scheer, Marina Gris da Silva |
Dossiê Temático
Artigos
- A igreja, a casa e o cemitério: espaços praticados da morte entre os descendentes de ucranianos em Prudentópolis-PR (1923-2012) | Gabriel José Pochapski, José Adilçon Campigoto | | 167-191 | UM REINO SEM REI? CULTURA POLÍTICA IBÉRICA DURANTE A FEDERAÇÃO IBÉRICA (1580-1640) | Maicon da Silva Camargo | | 192-208 |
- Avanços e retrocessos na luta por justiça no Uruguai pós-ditadura (1986-2013) | Patricia da Costa Machado | | 209-228 |
- POWERSLAVE E AS APROPRIAÇÕES DA VISUALIDADE DO ANTIGO EGITO: RELAÇÕES E REFLEXÕES | Nathany A. W. Belmaia, Henrique Bueno Bresciani, Luiz C. Ferraz Manini, Érika Rabelo Miyamoto, Hilton Tonussi Oliveira, Thaís Ayres Silva | | 229-254 |
- Contra a foice e o martelo: a invenção do anticomunismo no Exército Brasileiro | Luiz Otavio Monteiro Junior | | 255-276 |
- O antifascismo na imprensa anarquista durante a primeira república – A Plebe e Alba Rossa (c.1919-c.1922) | Bruno Corrêa de Sá Benevides | | 277-296 |
- Resenhas
- Polska emigracja: revisitando e ampliando o tema da presença polonesa na América Latina | Rhuan Targino Zaleski Trindade | | 297-305 | Entrevistas |
- Memória, Literatura Negra, e Feminismo Negro: entrevista com a Profa. Doutoranda. Cristiane Mare da Silva | Ana Júlia Pacheco, Cristiane Mare da Silva | | 306-315 |
Mesa Redonda
- Apresentação | Representação Discente PPGH/UFRGS | | 316-320 |
- Pode o subalterno falar e o/a pesquisador/a escutar? | Micaele Irene Scheer, Marluce Dias Fagundes, Naiara Müssnich Rotta Gomes de Assunção, Marina Gris da Silva, Augusta da Silveira de Oliveira, Carolina Rehling Gonçalo, Débora Strieder Kreuz, Erick Vargas da Silva | | 321-360 |
- Os usos do passado no presente | Débora Strieder Kreuz, Fernanda Feltes, Arrovani Luiz Fonseca, Cinara Isolde Koch Lewinski, Diogo Quirim, Ticiane Pinto Garcia Barbosa | | 361-385 |
- A função do pesquisador(a) e professor(a) de História: possibilidades e limites da atuação profissional e O ofício do(a) historiador(a) e as fontes | Douglas Souza Angeli, Michele de Oliveira Casali, Iamara Silva Andrade, Fabian Filatow, Guilherme Nicolini Pires Masi, Francisco Marcos Mendes Nogueira, Mario Marcello Neto, Rafael Saraiva Lapuente | | 386-425 |
Aedos. Porto Alegre, v. 8, n. 18, 2016.
Expediente | Micaele Irene Scheer | | 1-3 |
Editorial | Micaele Irene Scheer, Marina Gris da Silva | | 4-6 |
Artigos
Aedos. Porto Alegre, v. 7, n. 17, 2015.
Dossiê História do Trabalho
Expediente | Bruno Félix Segatto | | 2-3 |
Editorial | Bruno Félix Segatto, Graziele Corso | | 4 |
Apresentação | Micaele Irene Scheer, Guilherme Machado Nunes | | 5-6 |
Dossiê Temático
- “Fazer o quê?” Narrativas sobre o trabalho em tempos de enchente. – Jaguaruana-Ce 1960-1985 | Kamillo Karol Ribeiro e Silva | | 7-21 |
- Entre perseguições, agressões e empastelamentos: o caso dos jornais de trabalhadores Gutenberg (1891-1892) e Operário (1892) no Amazonas da Primeira República Brasileira | Luciano Everton Costa Teles | | 22-40 |
- Tramando direitos: As operárias da Fiação e Tecidos Pelotense e seus processos judiciais (1944-1954) | Eduarda Borges da Silva | | 41-58 |
- Luta de classes no campo: a trajetória de Nestor Vera no movimento camponês | Diego Becker | | 59-82 |
- “Edificante e temerário”: dimensões e ambiguidades do trabalho prisional no Recife oitocentista | Aurélio de Moura Britto | | 83-98 |
- Menoridade e trabalho no Rio de Janeiro da Primeira República (1889-1930) | Pedro Paulo Lima Barbosa | | 99-123 |
- A “batalha da produção” em Porto Alegre – Estado e Burguesia na construção dos “soldados-operários” durante a Segunda Guerra Mundial | Fernando Cauduro Pureza | | 124-143 |
- Emancipação de escravos e controle sobre trabalhadores libertos: os registros policiais da Cadeia Civil de Porto Alegre (1884 – 1888) | Bruna Emerim Krob | | 144-168 |
- A atuação de profissionais negros no mercado de trabalho de Pelotas – um estudo a partir das Carteiras profissionais (1933 a 1942) | Ângela Pereira Oliveira | 169-189 | O mundo do trabalho, a moral e as transformações do capitalismo | Marciele Agosta de Vasconcellos, Rodrigo Hinz da Silva | 190-210 |
- Classificativos sociais e mão-de-obra indígena feminina: um estudo a partir das mães da freguesia de Curitiba (1734-1767). | Isadora Lunardi Diehl | | 211-229 |
- Fontes para a História do Trabalho na região sul do Brasil | Lorena Almeida Gill, Gabriela Brum Rosselli | | 230-245 |
- “Que o Governo de S. M. havia concedido verbalmente despensa da condição 8ª do mencionado decreto”: trabalhadores escravos nas obras de construção da SPR na década de 1860 | Paulo Rodrigues Andrade | | 246-270 |
- A precariedade do trabalho das construções das ferrovias | Tamires Sacardo Lico | | 271-286 |
- Angelo las Heras: fragmentos de um anarquista e de seus desenhos combativos | Caroline Poletto | | 287-302 |
- “Precisa-se de uma menina de 12 annos de idade para cuidar de creança”: O trabalho Infantil na Primeira República (Porto Alegre/RS) | Lisiane Ribas Cruz | | 303-321 |
- “Lá onde eu tava num tinha futuro”: migração sertão – cidade de Sobral 1950 – 1980 | Maria Antonia Veiga Adriao | | 322-341 |
- Lutas Políticas e Projetos Sociais Distintos dos Trabalhadores Brasileiros na Década de 1930: os Casos da Aliança Nacional Libertadora (ANL) e da Ação Integralista Brasileira (AIB) | Diorge Alceno Konrad | | 342-364 |
- Alguns contornos do trabalho livre num espaço de economia agropastoril (Região das Missões, Rio Grande de São Pedro, meados do século XIX) | Leandro Goya Fontella | | 365-386 |
- Artigos
- “O Selvagem” de Nicolina Vaz de Assis: síntese identitária do Brigadeiro Couto de Magalhães | Maristela Carneiro, Luis Alberto Gottwald Junior | | 387-409 |
- Como Lendários Espartanos : a invenção da heróica atuação da polícia paraense na Guerra de Canudos. | William Gaia Farias, Anderson Alexandre Cruz Vilhena | | 410-430 |
- Experiências de Visitas ao Museu Imperial: Relatos de Graduandos em História | Jezulino Lucio Mendes Braga | | 431-447 |
- Jornais, estudantes e partidos políticos no Brasil oitocentista: a defesa do Partido Conservador nas edições de A Ordem (São Paulo, 1862) | Sandro Aramis Richter Gomes | | 448-474 |
- “Não quis deixar passar este signal de indisciplina sem procedencia”: a manutenção disciplinar da Guarda Nacional pelo barão de Caxias durante a guerra civil farroupilha | Jeferson dos Santos Mendes | | 475-492 |
- População escrava na Região das Missões (Rio Grande de São Pedro, século XIX) | Leandro Goya Fontella | | 493-517 |
- Sujeitos históricos e seus diários: o incentivo à leitura e à escrita da própria história | Jéssica Fernanda Arend, Calison Eduardo Santos Pacheco, Janete Teresinha Schirmer, André Luis Ramos Soares | | 518-538 |
Resenhas
- Espaços(s) da negritude | Rafael Petry Trapp | | 539-545 |
Entrevistas
Aedos. Porto Alegre, v. 7, n. 16, 2015.
História: ensino e pesquisa |
Expediente | Bruno Félix Segatto | | 2-4 |
Editorial | Bruno Félix Segatto, Graziele Corso | | 5 |
Apresentação | Katani Maria Monteiro Ruffato, Carla Beatriz Meinerz | | 6-7 |
Comunicações
- A música como possibilidade de aplicabilidade da Lei 10.639/03 no Ensino de História | Gabriela Teixeira Gomes, Carmem Burget Schiavon, Júlio César Madeira | | 8-21 |
- Alternativa metodológica para trabalhar gênero em sala de aula | Carolina Bevilacqua Vedoin, André Luis Ramos Soares, Helen da Silva Silveira, Leticia Schio | | 22-35 |
- Atividades desenvolvidas em sala de aula através do Pibid | Moisés Abraão Stein || 6-49 |
- Collegio Allemão do Rio Grande em tempos de nacionalização do ensino | Maria Angela Peter da Fonseca | | 50-63 |
- Considerações sobre as práticas pedagógicas e a utilização dos quadrinhos no espaço escolar: metodologias, vivências, professores | Eduard dos Santos Leite, Julia Silveira Matos | | 64-78 |
- Documentos escolares: organização e usos pedagógicos (um exercício no acervo do CAp/UFRGS) | Alejandro Romero, Benito Bisso Schmidt, Carlos Jarenkow, João Paulo Buchholz | | 79-93 |
- Ensino de História e suas possibilidades para a construção da educação do campo | Juliana de Sousa Almeida | | 94-111 |
- Entre textos e imagens: ensino de história uma abordagem generificada dos livros didáticos dos anos noventa e dois mil, do acervo do LEH/UFPEL | Mariana Mirapalheta Insaurriaga, Rejane Barreto Jardim | | 112-130 |
- História e cultura afro-brasileira: delineando novas práticas pedagógicas | Aristeu Castilhos da Rocha | | 131-148 |
- Memória escolar: perspectivas sobre educação e aprendizado infantil | Bruna Garcia Martins, Daniel Porciúncula Prado | | 149-163 |
- Musicando a História e Historiando a Música em Escolas de Caxias do Sul (2008-2014) | Franciele Cettolin | | 164-183 |
- Nossas Mega Construções | Gilnei Daniel Júnior, Juliano da Silva de Bastos, Ricardo Kemmerich | | 184-197 |
- O Gato do Rabino vai à Sala de Aula: Estratégias e Abordagens no Ensino de História das Religiões | Cristine Fortes Lia, Daniel Clós Cesar | | 198-213 |
- O Livro Didático e as aulas de História: o que dizem os alunos? | Lisiane Sias Manke | | 214-228 |
- O (não) lugar da mulher no livro didático de história: um estudo longitudinal sobre relações de gênero e livros escolares (1910-2010) | Letícia Mistura, Flávia Eloisa Caimi | | 229-246 |
- O processo de catalogação do acervo bibliográfico do laboratório de ensino de história | Jéferson Barbosa Costa | | 247-266 |
- Projeto Conectividade: as ações afirmativas e o estudo da cultura afro-brasileira no contexto do Telecurso 2000 | Elisiane da Silva Soares | | 267-281 |
- Projeto Pomervida: vivências pedagógicas a partir de aspectos culturais locais | Carla Rejane Redmer Schneid, Carmem Burgert Schiavon | | 282-294 |
- Ser “Amélia” não me completa, me esvazia: um debate sobre gênero no Ensino de História | Ketre Rodrigues Michele Kucharski | | 295-309 |
- Tecendo Falas e Problematizando Olhares no Cotidiano Escolar: a Compreensão dos Alunos do Ensino Médio no Estudo das Religiões Afro-Brasileiras | Lueci da Silva Silveira | | 310-329 |
- Uma Abordagem sobre Jogos e Ensino de História: a Proposta do Pife da Mitologia Egípcia | Gabriela Correa da Silva | | 330-347 |
- Você e o museu: Objetos, História e Memória | Gabriel Castello Costa, Marcelo Bahlis | | 348-363 |
- Artigos
- O Poder Público e a busca pela salubridade no Rio Grande do Sul da Primeira República | Fabiano Quadros Ruckert | | 364-381 |
- Construcciones y diálogos desde la enseñanza de la Historia Presente y las Pedagogías de la Memoria en el escenario colombiano | Lorena Torres, Andres Felipe Amaya | | 382-403 |
- A atuação do Tribunal do Santo Ofício na Capitania de Mato Grosso (segunda metade do século XVIII) | Giuslane Francisca da Silva, Magna Tatiane Nunes Bolonha | | 404-422 |
- A História do Tempo Presente, o método comparativo e o debate sobre os fascismos | Karl Schurster | | 423-440 |
- Chica e Xica: Representações do mito na memória de Joaquim Felício dos Santos e no romance de João Felício dos Santos | Vinícius Amarante Nascimento, Regina Célia Lima Caleiro | | 441-464 |
- Doce amargo Novo Mundo: percalços ambientais e alimentação colonial na América portuguesa do século XVI | Julianna Morcelli Oliveros, Christian Fausto Moraes dos Santos | | 465-479 |
- A “esposa ideal”: dos cuidados com o corpo à maternidade | Andrea Cristina Marques | | 480-495 |
Resenhas
Aedos. Porto Alegre, v. 6, n. 15, 2014.
Tempo Presente: usos na produção e no ensino de História | rio |
Dossiê Temático
Artigos
Resenhas
Aedos. Porto Alegre, v. 6, n. 14, 2014.
Memória e história: diálogos, narrativas e ensino
Dossiê Temático
Artigos
Resenhas
Aedos. Porto Alegre, v. 5, n. 13, 2013.
Expediente | Luis Fernando Telles D’Ajello |
Editorial | Luis Fernando Telles D’Ajello |
Dossiê Temático
Artigos
Resenhas
- François Duprat: O homem que inventou a Frente Nacional | Guilherme Ignácio Franco de Andrade |
- História e psicanálise: entre a ciência e a ficção | Senhor Silva Camargo |
- As heranças ibéricas revisitadas | Felipe Ziotti Narita |
- UM PENSAMENTO INQUIETO: OS CAMINHOS DE MICHEL DE CERTEAU | Silvano Fidelis de Lira |
- As Sombras do Século XX | Charles Sidarta Machado Domingos |
Aedos. Porto Alegre, v. 5, n. 12, 2013
Expediente | Luis Fernando Telles D’Ajello |
Editorial | Luis Fernando Telles D’Ajello |
Dossiê Temático
Entrevistas
Resenhas
Aedos. Porto Alegre, v. 4, n. 11, 2012.
Expediente | Conselho Editorial Aedos |
Editorial | Conselho Editorial Aedos |
Apresentação | GT de Ensino de História e Educação ANPUH-RS |
Comunicações
- A propaganda política na revista do Globo (1937-1945): imagens e ritos como manutenção do poder autoritário | Adão Tadeu Fraga da Silva Junior |
- A dinamicidade do patrimônio imaterial: reflexões para o ensino de História | Ivan Ramires Carvalho, Paulo Sérgio de Souza de Azevedo |
- A grande família Silva brasileira: a midiatização como processo interacional de referência | Daysi Lange Albeche |
- A identidade docente em construção: algumas considerações a respeito da construção do ser docente de História | Denize Terezinha Leal Freitas |
- A imagem do museu: educação patrimonial na educação básica | Cyanna Missaglia de Fochesatto |
- A interpretação de imagens e o ensino da História: iconografia da guerra Assíria | Débora Corrêa Marinho, Guilherme Machado Siqueira, Katia Maria Paim Pozzer |
- A trajetória de realização cinematográfica na Argentina: da primeira manifestação em 1897 até um modelo latino de referência | Fernando Souto Dias Neto |
- A utilização das mídias nas escolas: experiências e ideias a serviço dos ensino de História | Camila de Almeida Silva, Douglas Ferreira dos Santos, Felipe Vargas da Fonseca, Júlia Matos |
- Arquivos escolares e ensino de História: interlocuções possíveis | Arthuro Luiz Grechi de Carlos |
- Centro de documentação histórica da FURG: práticas para a dinamização do ensino de História | Carmem G. Burgert Schiavon, Lisiane Costa Claro |
- Colhendo histórias: resgate das memórias de um grupo de pequenos agricultores da Serra do Herval (RS) | Rita de Cássia Boeira Campos |
- Cooperativa de resíduos sólidos: uma experiência em Rio Grande/RS sobre as vivências e memórias do bairro Santa Rita | Virginia Barbosa Pereira, Marizete Rocha Caetano, Mauro Lipinski |
- Documentarte: experiência com documentos e o pensamento professoral | Luciane Helbich |
- Educação infantil e currículo escolar | Carla Josiele Weber, Jéssica Maís Antunes |
- Educação patrimonial e pesquisas arqueológicas: uma aproximação necessária | Grasiela Tebaldi Toledo |
- Educação patrimonial em sala de aula: cinquenta anos da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro | Bárbara Virgínia Groff da Silva |
- Ensino de História, cinema e holocausto: uma reflexão teórica e didática | Rafael Hansen Quinsani |
- Ensino de História: memória em linguagem digital | Roberto Radünz |
- Extroversão da arqueologia: estudo de caso no Colégio Sagrado Coração de Jesus | André Ávilla Pinto, Freddy Bager Junior, Lucas Henriques Viscardi |
- Fontes históricas, patrimônio imaterial e ensino de História | Rhuan Zaleski Trindade, Jacson Schwengber, Diego Scherer da Silva |
- Fotografia na história e no ensino de História | Anthony Beux Tessari |
- Fotografias e as muitas faces do poder: possibilidades da mídia fotográfica no ensino/aprendizagem da “Revolução de 1930” | Tiago de Oliveira Bruinelli |
- Gênero e juventude(s): emergências educativas | Paula Cervelin Grassi, Pâmela Cervelin Grassi |
- História da África contemporânea e cinema: estudo das representações dos filmes “O Último Rei da Escócia”, “Diamante de Sangue” e “O Jardineiro Fiel” | Guilherme Felkl Senger |
- História das religiões e religiosidades: contribuições e novas abordagens | Cristine Fortes Lia |
- História e cultura afro-brasileira e indígena em sala de aula: a implementação da lei 11.645/08 nas escolas | Juliana Pires de Oliveira, Treyce Ellen Goulart |
- História no ensino médio: utilização de imagens e desenvolvimento de competências | Ana Paula de Oliveira Döhler, André Luis Ramos Soares |
- Imagens do imperialismo: o uso de imagens sobre o imperialismo nos livros didáticos | Bruna Cristina Susin, Luana Zaíra Bertoni, Maiara Cemin |
- Lei Saraiva (1881): se o analfabetismo é um problema, exclui-se o problema | Michele de Leão |
- Lembranças e esquecimentos nas salas montenegrinas: uma análise de memórias presentes entre alunos de ensino médio | Thiago Iwaszko Marques Proença |
- Memória, ensino de História e formação de professores: narrativas (auto)biográficas de educadores formados no curso de História da Universidade Federal de Santa Maria | Lisliane dos Santos Cardôzo, Jorge Luiz da Cunha |
- Memorial do Rio Grande do Sul: recuperando práticas educativas | Lara Rocho, Raqquel Endres, Soraia Bertin |
- Memórias evocadas: imagens recompondo as aulas isoladas em Novo Hamburgo/RS (1913 a 1952) | José Edimar de Souza, Luciane Sgarbi S. Grazziotin |
- O cinema como recurso pedagógico: relato de uma pibidiana e sua experiência | Débora Strieder Kreuz |
- O contexto como reflexo da comunicação do sistema cooperativista | Taís Flores da Motta |
- O desafio de formar-se professor de História hoje: possibilidades de reflexão a partir do filme Preciosa | Mauro Dillmann |
- O núcleo de documentação histórica da UFPel: um espaço de ensino | Eduarda Borges da Silva, Biane Peverada Jaques, Lóren Nunes da Rocha, Tamires Xavier Soares, Lorena Almeida Gill |
- “O prédio do Museu é novo ou velho?” O prédio do Museu da UFRGS como patrimônio cultural, espaço de educação patrimonial e de fruição | Lucas André Gasparotto |
- O uso das aquarelas de Debret para trabalhar História regional: o caso de Pelotas | Tamires Soares, Ubirajara Monteiro, Eduardo Arriada |
- Centro de Memória Regional do Judiciário – CMRJU: o uso de fontes do judiciário no ensino e pesquisa da História | Elizete Carmen Ferrari, Jônatas Herrmann Dornelles |
- Os desafios do ensino-aprendizagem de História nos anos finais do ensino fundamental da rede pública: limitações de formação dos professores e deficiências de leitura e escrita dos alunos | Ronaldo Francisco Rodrigo Martins |
- Os usos da memória no ensino de História: o aluno atuando como historiador a partir da História Oral | Isabela Lisboa Berté |
- Pesquisa e ensino de História na internet: limites e possibilidades | Israel Aquino |
- Professores e estagiários: um conflito em potencial | Michele de Oliveira Casali, Renata Baldin Maciel, Taís Giacomini Tomazi, André Luis Ramos Soares |
- Projeto Co Operar: o mundo do trabalho no mundo da escola | Andrea Zortea |
- Que animação! Os desenhos animados e o ensino de História: um diálogo possível | Mario Marcello Neto |
- “Seu futuro passa por aqui”: o ENEM como política avaliativa e os conhecimentos históricos exigidos | José Ernesto Melo |
- Tecendo (res)significações nas aulas de História: os lugares de memória e a produção dos discursos sobre a história na perspectiva da História Cultural | Daniel Luciano Gevehr |
- Vivenciando e aprendendo com as terras de nossos avós: estudos sobre memória e territorialidade Guarani na costa brasileira meridional | Vanderlise Machado Barão |
- A docência nas antigas colônias de imigração do nordeste do Rio Grande do Sul de 1920 a 1950: a História através das vozes/mídias | Jordana Wruck Timm, Lúcio Kreutz |
- Educação patrimonial e multimídia: arquitetura moderna na serra gaúcha | Roberto Radünz, Maria Beatriz Pinheiro Machado |
Conferências
Aedos. Porto Alegre, v 4, n. 10, 2012.
Expediente | Conselho Editorial Aedos |
Editorial | Conselho Editorial Aedos |
Dossiê Temático
Artigos
Resenhas
Resenhas de Clássicos
Entrevistas
Aedos. Porto Alegre, v. 3, n. 9, 2011.
Expediente | Conselho Editorial Aedos |
Editorial | Conselho Editorial Aedos |
Apresentação | Grupo Luso-Brasileiro de História Medieval |
Comunicações
Aedos. Porto Alegre, 3, n. 8, 2011.
Expediente
Conselho Editorial Aedos
Editorial |Conselho Editorial Aedos |
Mesa Redonda
Resenhas
- Pólvora y Tinta: Andanzas de bandoleros anarquistas | George Araújo |
- Sobre a questão do tempo histórico em Reinhart Koselleck | Bruno Silva de Souza |
- O fetichismo virou contra o feiticeiro | Bianca Melyna Filgueira |
- Resenha de O Poder Global de José Luiz Fiori | George Wilson dos Santos Sturaro |
- Reescrevendo a história da ciência | Pedro Telles da Silveira |
- Revoluções na filosofia e na historiografia: o contextualismo linguístico em terras brasileiras | Débora Vogt |
- DARNTON, Robert. A questão dos livros: presente, passado e futuro. Tradução: Daniel Pellizari. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, 231p. | Evandro dos Santos |
- MONTIGLIO, Silvia. Silence in the Land of Logos. Princeton: Princeton University Press, 2000. | Mateus Dagios |
- Resenhas de Clássicos
- A ferro e fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica brasileira | Luiz Alberto Souza |
Entrevistas
Aedos. Porto Alegre, 3, n. 7, 2011.
Expediente – Corpo Editorial da Revista AEDOS
Editorial | Corpo Editorial Revista Aedos |
Apresentação | Seminário de Estudos Medievais GT Estudos Medievais |
Artigos
Aedos. Porto Alegre, 3, n. 6, 2010.
Expediente | Conselho Editorial Revista Aedos |
Editorial | Conselho Editorial Revista Aedos |
Dossiê Temático
Artigos
Mesa Redonda
- A Complexidade do populismo: O exemplo da Venezuela | Dagmar Manieri |
- Populismo e Neo-Populismo Latino-Americano e a Busca do Rigor Conceitual | Rafael Ioris |
- Sobre a teoria do populismo – Comentário sobre o artigo “Populismo radical e processo bolivariano: o conceito de populismo de Ernesto Laclau e as análises da Venezuela contemporânea”, de Vicente N. S. Ribeiro | Lívia Cotrim |
- Resposta à Mesa Redonda | Vicente Neves da Silva Ribeiro |
Resenhas
- SCHIAVONE, Aldo. Uma História Rompida: Roma Antiga e Ocidente Moderno. Tradução de Fábio Duarte Joly e revisão técnica de Norberto Luiz Guarinello. São Paulo: Edusp, 2005. | José Ernesto Moura Knust |
- Resenhas de Clássicos | Michel de Certeau. A Operação Historiográfica. In: CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982. | Carlos Eduardo da Costa Campos |
Entrevistas | A História Cultural no Brasil: entrevista com Mônica Pimenta Velloso | Igor Salomão Teixeira |
Aedos. Porto Alegre, 2, n. 5, 2009.
Expediente – Conselho Editorial Revista Aedos |
Editorial – Conselho Editorial Revista Aedos |
Dossiê Temático
Artigos
Mesa Redonda
Resenhas
Entrevistas
Aedos. Porto Alegre, v. 2, n. 4, 2009.
Expediente | Conselho Editorial Aedos |
Editorial | Conselho Editorial – gestão 2009-2010 |
Apresentação | Comissão Organizadora das V Jornadas do GT Mundos do Trabalho/RS |
Comunicações
- O juiz de dentro: magistratura e ascensão social no extremo sul do Brasil, 1808-1831 | Adriano Comissoli |
- Luta de classes pelo espaço da lei e do direito: os comerciários reivindicam direitos no estado novo do Rio Grande do Sul (1937-1945). | Glaucia Vieira Ramos Konrad |
- A construção do Povo Brasileiro: a profundidade dos discursos dos movimentos operários da virada do século XX nos debates do Congresso Nacional acerca da elaboração do Código Civil (1901-1902). | Fagner dos Santos |
- Meio século de projetos municipais para a habitação operária em Porto Alegre: a institucionalização da periferia | Nauber Gavski da Silva |
- “Trabalhar não cansa, descansar cansa”: um olhar sobre o trabalho realizado pelos internados de instituições psiquiátricas | Viviane Borges |
- Jogo do bicho, estado e cidadania: rupturas e continuidades no tempo de Vargas | Carlos Eduardo Martins Torcato |
- A estruturação do Poder Judicário no Brasil Império: o direito penal e as questões trabalhistas | Alexandra Coda |
- O mutualismo operário e os desafios à história social | Icaro Bittencourt |
- Capacitação, reconhecimento e aperfeiçoamento de potencial profissional de mulheres para o trabalho e geração de emprego e renda. | Enedina Maria Teixeira da Silva, Ieda Maria Rieger Pires |
- Representações do mundo do trabalho nos cemitérios: cemitério da santa casa de misericórdia de Porto Alegre/RS | Egiselda Brum Charão |
- El hombre es un creador: a percepção do mundo do trabalho no Chile no cancioneiro de Víctor Jara (1966-1973) | Sílvia Sônia Simões |
- O debate sobre a legislação trabalhista rural (1960-1963): o caso de Caio Prado Júnior e Fernando Ferrari | Ricardo Oliveira da Silva |
- Trabalho e Morte: Um Estudo das Causas de Falecimentos de Trabalhadores Cativos na Cidade Portuária de Rio Grande (1864-1870) | Natália Garcia Pinto |
- O Mundo do Trabalho Rural no Rio Grande do Sul no Estado Novo (1937-1945): um Questionamento da “Harmonia Social” | Juliano Luis Palm, Diorge Alceno Konrad |
- Trabalhadores na luta em tempos de radicalização política: participação política dos trabalhadores organizados no Rio Grande do Sul no início da década de 1960. | Rafael Fantinel Lameira |
- Trabalho e desenvolvimento regional: uma análise na perspectiva do capitalismo | Maria Eloisa Cavalheiro |
- Ferrovários evangélicos, experiências e estranhamentos no campo da religião: lutas no mercado religioso | Lúcio Vânio Moraes |
- Ação política comunista e movimento operário gaúcho (1927-1930) | Artur Duarte Peixoto |
- A greve ferroviária de 1936 em Santa Maria | André Vinicius Mossate Jobim |
- Acervo da Delegacia Regional do Trabalho – RS: Digitalização das Fichas Espelho e Construção do Perfil do Trabalhador Gaúcho | Kate Mariana Schneider |
- Um Olhar Sobre os Processos de Acidentes de Trabalho no Rio Grande do Sul (1934-1950) | Evangelia Aravanis |
- A FORGS, a LEP e o Inspetô Reacionário: a Negação da Política como Espaço da Luta Social (1933-1935). | Diorge Alceno Konrad |
- Sindicatos como trincheiras: as dificuldades da luta sindical em Porto Alegre durante a Segunda Guerra Mundial | Fernando Cauduro Pureza |
- Justiça e Direito: As primeiras normas jurídicas do Brasil Independente (1822-1832) | Elaine Leonara de Vargas Sodré |
- Criadas e amas de leite: regulamentação do serviço de criadagem na cidade do Rio Grande (1887-1894) | Ana Paula do Amaral Costa |
- A evolução histórica da Justiça do Trabalho e os direitos sociais no Brasil | Alex Faverzani da Luz, Janaína Rigo Santin |
- O juizado de órfãos de Porto Alegre e a tutela de menores: a formação do futuro cidadão através do trabalho. | José Carlos da Silva Cardozo |
- O fim do tráfico e a organização do trabalho nas charqueadas pelotenses: ofícios e avaliação dos escravos arrolados nos inventários de charqueadores | Bruno Stelmach Pessi |
- Alforria e agência nas últimas décadas da escravidão – Rio Pardo/RS | Melina Kleinert Perussatto |
- Tensões étnicas no mundo do trabalho: a produção sócio-cultural da identidade e da diferença (Porto Alegre – 1890/1900) | Carlos Eduardo Millen Grosso |
- Alforrias e contratos de trabalho: escravos rio-grandenses em estâncias uruguaias (meados do século XIX) | Jônatas Marques Caratti |
- Partido Communista do Brazil (1919): lutas, divergências e esquecimentos. | Frederico Duarte Bartz |
- Vivenciando uma cidade em transformação: cotidiano de classes populares no centro de Florianópolis (1899-1920). | Vinicius Possebon Anaissi |
- O livro que sobrou: presos escravos em Pelotas (1862-78) | Caiuá Cardoso Al-Alam |
- Sob o fardo do ouro negro: as experiências comuns dos mineiros de carvão em 1933 – 1935 na região carbonífera do Rio Grande do Sul | Felipe Figueiró Klovan |
- Entre o trabalho e a correção: escravas e forras na cidade do Rio Grande (segunda metade do século XIX) | Claudia Daiane Garcia Molet |
- A arbitrariedade policial e a liberdade ameaçada – Florianópolis, primeiras décadas do século XX. | Janete Eloi Guimarães |
Aedos. Porto Alegre, 2, n. 3, 2009.
Expediente | Aedos Conselho Editorial |
Dossiê Temático
Artigos
Mesa Redonda
- Comentário sobre o artigo de Joseph Younger, “Corredores de Comércio e Salas de Justiça: Lei, Coerção e Lealdade nas Fronteiras do Rio da Prata” | Mariana Flores da Cunha Thompson Flores |
- Estados, fronteira e direitos de propriedade: um comentário sobre o artigo “Corredores de comércio e salas de justiça: lei, coerção e lealdade nas fronteiras do Rio da Prata”, de Joseph Younger | Luís Augusto Ebling Farinatti |
- Comentários “Corredores de Comércio e Salas de Justiça” | Fabrício Prado |
- Resposta | Joseph Patrick Younger |
- Reply | Joseph Patrick Younger |
Resenhas
- BERLIN, Ira. Gerações de cativeiro: uma história da escravidão nos Estados Unidos. Rio de Janeiro, Record, 2006. | Ana Paula Pruner de Siqueira |
- Maria Liliana Da Orden, Inmigración española, familia y movilidad social en la Argentina moderna. Una mirada desde Mar del Plata (1890-1930), (Colección “La Argentina plural”), Buenos Aires, Biblos, 2007, 206 pp. | Alejandra Noemi Ferreyra |
Entrevistas
- Entrevista com Sabina Loriga | Viviane Trindade Borges |