Aedos. Porto Alegre, v.16, n.35 2024.
- História do Brasil e(m) dimensões afro-indígenas
- Publicado: 05-03-2024
- Expediente
- Expediente
- Elisa Venzon, Leandro Ferreira Souza
- 1
- Editorial
- Ouvir as vozes afro-indígenas
- Vinícius Furquim de Almeida
- 2-4
- Apresentação
- Histórias do Brasil e(m) dimensões afro-indígenas
- Benedito Emílio da Silva Ribeiro, Maria Roseane Corrêa Pinto Lima
- 5-16
- Dossiê Temático
- Vestígios da Cultura Material Tupiguaranium estudo dos Sítios Arqueológicos do RNEST, Ipojuca, Pernambuco (1550-1620)
- Wirlanny Evelyn Oliveira Barros, Suely Cristina Albuquerque de Luna, Ana Lúcia do Nascimento Oliveira
- 17-39
- As comunidades guarani-missioneiras nos conflitos de independência do espaço do Rio da Prata (1810-1821)
- Felipe Schulz Praia
- 40-62
- Entre guerras, porcos e espingardasos Irã amrayré (Mebêngôkre-Kayapó) e a fronteira Araguaia no século XIX
- Laécio Rocha de Sena
- 63-85
- Estratégias de mobilidade social para oficiais pretos forros na América portuguesada segunda metade do século XVIII ao início do XIX
- Gabriela de Andrade Ferreira
- 86-109
- Escravidão, maternidade e justiçaGeneralda buscando liberdade para si e para os seus em Belém (1795-1797)
- Marley Antonia Silva da Silva, Raimunda Conceição Sodré
- 110-125
- Resistência feminina e africana no sertãoa luta pela liberdade de Damázia, de Cassange (Sertão do Rio Grande do Norte, Seridó, século XIX)
- Maria Alda Jana Dantas de Medeiros
- 126-144
- Entre a Coroa e a Espadavivências negras no final da Monarquia e começo da República entre o Recife e a Capital da República (1880-1895)
- José Bento Rosa da Silva, Jefferson Gonçalo Carmo
- 145-161
- Maria, Mariatrabalho doméstico, pós-abolição e o pensamento de mulheres negras
- Helen da Silva Silveira
- 162-179
- Conflitos entre brigadianos e popularesmasculinidades, classe e raça na Doca das Frutas (Porto Alegre/RS, 1950)
- Vinícius Mendes Reis Furini
- 180-200
- O futebol proletário e negro no extremo sul do Rio Grande do Sulo caso da Liga Sportiva Rio Branco (1926-1930)
- Felipe Treviso Bresolin
- 201-221
- Experiências e estratégias plurais de resistir no combate ao epistemicidioas mulheres negras carnavalescas no movimentar da vida no sul do Brasil
- Carol Lima de Carvalho
- 222-244
- Quando falar em partido, quando louvar partideiro
- Pablo Silva Figueiredo
- 245-268
- Os “caboclos” da Ilha e os caminhos para pensar o afroindigenismo no bumba meu boi do Maranhão
- Carolina Martins
- 269-293
- “Dança do cajá”aspectos culturais do ser negro-índio no quilombo Itamoari, Pará
- Gabriela Galvão Braga Furtado, Maria Madalena dos Santos Carmo
- 294-312
- “Do Capão aos lados da praia?”a Comunidade Quilombola Peixoto dos Botinhas e o Litoral Negro, RS
- Matheus Pinto Furtado
- 313-327
- Além do Aldeamentoa Ditadura Civil-Militar, os Xukuru do Ororubá e a Liga Camponesa de Pesqueira
- Ellen Joshua Alves da Silva
- 328-351
- A agência indígena e o rompimento da tutela estatala construção da voz indígena no Brasil e o Programa de Índio
- Maria Perpétua Baptista Domingues
- 352-371
- Na(s) fronteira(s) do urbanopresenças indígenas entre sociabilidades e resistências múltiplas na cidade de Oiapoque (AP)
- Venâncio Guedes Pereira
- 372-396
- A recusa da celebraçãouma reflexão sobre a interface entre os posicionamentos críticos de historiadores acadêmicos e de coletivos negros e indígenas nas efemérides do Centenário da Abolição da Escravidão (1988) e do V Centenário do Descobrimento do Brasil (2000)
- Pedro Henrique Batistella
- 397-419
- UNEB na Campanha Igualdade e Justiça 200 anos de Independência do Brasil na Bahiaprojeto de extensão “O território indígena Payayá: espaço multirreferencial de aprendizagem (EMA) no campo da Análise Cognitiva”
- Ana Cleide Santos de Souza, Leliana Santos de Sousa, Silvio Roberto dos Santos Oliveira
- 420-435
- Caminhos e práticas para uma educação antirracistaZumbi dos Palmares em cordel, experiências no ensino de História em escolas públicas de Belém-PA
- Geraldo Magella de Menezes Neto
- 436-462
- 20 anos da Lei nº 10.639/2003 e a formação de professores de história para a educação das relações étnico-raciaisuma breve (auto)história
- Arthur Harder Reis
- 463-482
- No centro da narrativa, mulheres negras agenciando a existência da identidade negra ao sul do Sul no pós-Abolição
- Jacilene Aguiar Silva
- 483-498
- Pensar a partir de uma experiência ancestralEscola Sem Partido, religião e educação antirracista
- Silvia Vitorassi
- 499-513
- Rapsódia para o homem negroa ancestralidade como forma de combate à violência racial
- Leonam Quitéria Gomes Monteiro
- 514-531
- Resenhas
- O racismo em O avesso da pele
- Débora Napoleão de Sena, Márcio de Oliveira
- 532-537
- Entrevistas
- A pandemia de Covid-19 sob a perspectiva de Typa, estudante indígena do Povo Baré
- Manuela Perondi Pavoni, Alícia Quinhones Medeiros
- 538-562