Abatirá. Eunápolis, v.2, n.3, 2021.
Educação para a Diferença
Abatirá traz em seu terceiro número um dossiê duplo intitulado “Educação para a Diferença”.
“Conversas curriculares Brasil – Moçambique: (Re)aproximações diaspóricas”, organizado pelo Prof. Dr. António Fernando Zucula (ACIPOL/Moçambique), Profª. Dra. Luzi Miranda Borges (UESC) e Prof. Dr. Paulo de Tássio Borges da Silva (UFSB), contempla práticas discursivas em políticas curriculares, (re)aproximações diaspóricas e fluxos culturais entre Brasil e Moçambique.
“Educação para as Relações Étnico-raciais: O ensino de ciências e suas tecnologias”, organizado pelas Profas. Afro-brasileiras Dra. Bárbara Carine (UFBA) e Dra. Marta Regina dos Santos Nunes (UERGS) e pelo Prof. Dr. Mamour Sop Ndiaye (CEFET-RJ), apresenta práticas pedagógicas e estudos teóricos inovadores, pesquisas na área de ensino de ciências e suas tecnologias, diálogos com a Lei 10.639/2003.
- Capa da Abatirá por Pedro Arão
Expediente
- Expediente (2021.1)
- Alexandre de Oliveira Fernandes | pdf
Dossiê: Conversas curriculares Brasil – Moçambique: (re) aproximações diaspórica
- Conversas curriculares Brasil – Moçambique(Re)aproximações diaspóricas
- António Fernando Zucula, Luzi Borges, Paulo de Tássio Borges Silva | pdf
- A etnomatemática como caminho para a mobilização de saberes no currículo de matemática
- Inara Borges da Silva José, Clóvis Lisboa dos Santos Junior | pdf
- A Etnoprintgrafia na EducaçãoO conceito de infância e o papel da fotografia no documentário nascidos em bordéis
- Luzi Borges, Maria Morais | pdf
- A psicologia como ferramenta de inclusão de alunos refugiados nas escolas brasileiras
- Rafael Reis da Luz, Ricardo de Araújo Fragoso, Maria Izabel de Andrade Veloso | pdf
- As políticas em MoçambiqueO currículo em escolas das regiões rurais e a promoção da rapariga
- Argentina Serafim Lopes | pdf
- Currículo, diferença e literaturaAutoras negras rasurando a produção curricular (um diálogo entre Brasil e Moçambique)
- Luciane Silva | pdf
- De menina à rainha/de rainha à meninaIdentidades tecidas em narrativas afrodiaspóricas
- Marta Ferreira | pdf
- Dispositivos contra hegemônicos em vozes insubmissas no Sul da Bahia
- Tereza Cristina Soares de Sá, Cynthia de Cassia Santos Barra | pdf
- Enigma de Qualidade de Educação e/ou EnsinoUma releitura a partir de discursos e Práxis de Professores e Estudantes do Ensino Superior em Moçambique
- José de Inocêncio Narciso Cossa | pdf
- Ervas e patuásEducação das Relações Étnico-Raciais para a equidade na Educação de Jovens e Adultos
- Tatiana Rosa | pdf
- Qualidade da educação em MoçambiqueUma análise a partir dos indicadores educacionais
- António Fernando Zucula | pdf
- Reflexões sobre o processo de pesquisa-criação-ensino materializada por meio da escrita autoral do livro “Exu, caminhos de orientação: Saberes de tradição Ijexá, afro-geografias de um Ogan”
- Raimundo Nunes de Oliveira Ajagunan | pdf
Dossiê: Educação para as Relações Étnico-raciais: O ensino de ciências e suas te
- Educação para as Relações EtnicorraciaisO ensino de ciências e suas tecnologias
- Bárbara Carine Soares Pinheiro, Marta Regina dos Santos Nunes, Mamour Sop Ndiaye | pdf
- Ainda somos poucos!?Invisibilidade e silenciamento de docentes negras (os) nas universidades
- Caroline de Araújo Lima, Rosineide Cristina de Freitas | pdf
- Aprendizes de griôPesquisa e divulgação da produção científica e tecnológica africana
- Victor Augusto Bianchetti Rodrigues | pdf
- Docência em devirNarrativas de professoras de biologia negras
- Elizabeth de Souza Corrêa, Nayara Costa, Sandra Escovedo Selles | pdf
- Educação pretaDesafios para além de uma educação formal brasileira em busca da re-existência
- Marcia Regina da Silva Ramos Carneiro, Lia Keller | pdf
- Embranquecer para quê?Bleaching e o estudo dos fenóis como uma proposta didática para o ensino de química e as relações etnicorraciais
- Vanessa Sales de Carvalho, Paloma Nascimento dos Santos | pdf
- O cientista é um homem branco ocidentalUma análise de livros didáticos de Biologia
- Florença Freitas Silvério, Douglas Verrangia | pdf
- Um olhar decolonial para museus de ciênciasProposta de intervenção online
- Gabriel dos Reis | pdf
Artigos
- O impacto das atividades extracurriculares no desenvolvimento estudantil
- Adelmo dos Santos Filho, Pablo Mateus dos Santos Jacinto | pdf
Ensaios
- Tecendo um colar de horizontes epistemológicosO protagonismo de Ailton Krenak e Davi Kopenawa para a escrita de histórias plurais
- Isabella Nunes Mello, Mateus Reis | pdf
- Relato de Experiência (práticas educativas, saberes de mestres populares)
- Do Barro à CerâmicaDa etnografia dos saberes à economia criativa
- Paulo Roberto Souza | pdf
Entrevista
- “Ainda há tempo”Uma entrevista com Criolo
- Lucas Toledo de Andrade | pdf
- Interfaces filosóficas entre Brasil e MoçambiquePercursos, perspectivas e culturas, uma entrevista com António Xavier Tomo
- Murilo Rocha Seabra | pdf
- Juventudes, Universidade e a construção de uma agenda LGBTQIA+ no extremo sul baiano com o Coletivo CorphusUma entrevista com Paulo de Tássio
- Ilrismar Oliveira dos Santos | pdf
- Avareté (poemas, contos, imagens, fotografias)
- Sou Tupinikm, não sou o que você quer que eu seja
- Jocelino Quiezza Tupinikim | pdf
- Até Quando eu voltar
- André Júnior Mazive | pdf
- O Mu(r)ro
- José D’Assunção Barros | pdf
- Corpos negr@s e outros sentidosPoemas de uma identidade plural
- Dayanne da Silva Santos | pdf
- A negrinha do pastoreioGritos de resistência na fronteira oeste gaúcha
- Letícia Fernanda de Rodrigues | pdf
Publicado: 2021-08-06