A raiz das coisas – Rui Barbosa: O Brasil no mundo | Carlos Henrique

O Chefe da Delegação Brasileira na Segunda Conferência de Paz de Haia de 1907 é um personagem central da história da primeira república, mas curiosamente, pouco estudado como diplomata e pensador dos fundamentos da inserção internacional do Brasil. A lembrança mais freqüente da atuação política de Rui Barbosa é do seu perfil de tribuno civilista e de opositor da tutela militar sobre a República nascente. Seria exagero, portanto, afirmar que o jurista baiano Rui Barbosa tenha sido injustamente esquecido pela historiografia brasileiro – de fato não o foi – mas a sua presença no pensamento diplomático brasileiro foi certamente eclipsada pela obra dos seus contemporâneos, sendo o mais importante o Barão do Rio Branco.

Esse esquecimento injusto é motivo da obra do diplomata de carreira e professor da Universidade de Brasília Carlos Henrique Cardim intitulada “A raiz das coisas – Rui Barbosa: O Brasil no mundo”, que vem a ser a mais completa análise da visão de mundo que Rui destilou ao longo da sua importante atuação como diplomata e que, em alguma medida, fundamenta até os dias de hoje, os princípios da ação internacional do Brasil.

A defesa enfática do princípio da igualdade jurídica das nações, por exemplo, basilar da visão brasileira da prática das Relações Internacionais, não era facilmente acatada pelas grandes potências do início do século XX. A inadmissibilidade da tese da cobrança à força de dívidas contraídas pelos Estados, como queria avançar o governo dos Estados Unidos quando propôs a criação de um Tribunal de Justiça Arbitral, foi objeto de um dos mais eloqüentes protestos de Rui Barbosa.

Apesar de não ter escritos livros, Rui legou uma obra extraordinariamente extensa, preservada na Fundação que leva o seu nome no Rio de Janeiro. O volume dos seus escritos, que se contrapõe à falta de títulos monográficos sobre os assuntos que foram objeto da sua atenção torna, sem dúvida, a análise do perfil de diplomata de Rui Barbosa uma tarefa complexa, a que Cardim se entregou com convicção.


Resenhista

Antônio Carlos Lessa – Professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília- UnB e editor da Revista Brasileira de Política Internacional- RBPI.


Referências desta Resenha

HENRIQUE, Carlos. A raiz das coisas – Rui Barbosa: O Brasil no mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.  Resenha de: LESSA, Antônio Carlos. Meridiano 47, v.9, n.96, p.36, jul. 2008. Acessar publicação original [DR]

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.