A questão regional: aspectos conceituais e avanços empíricos / História Unisinos / 2009

Por ocasião de um curso que ditei no Programa de Pós-graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em maio de 2008, sobre “Aproximações conceituais e empíricas à prática da história regional: o exemplo da Patagônia argentina”, surgiu a proposta de Maria Cristina Bohn Martins de realizar uma entrevista sobre tais temas para a História Unisinos, a qual se apresenta neste número. Em seguida, em uma conversa informal, mas muito enriquecedora com Heloísa Reichel, onde descobrimos compartilhar interesse por temas acadêmicos afins, me foi proposto coordenar um dossiê para a revista sobre a questão regional. Entusiasmada com a ideia, pedi a um pequeno número de colegas argentinos, cujos trabalhos conheço, que produzissem artigos que focassem suas experiências no desenvolvimento de questões conceituais ou seus avanços empíricos sobre a região em se centravam seus estudos. Dessa convocação, surgiram os trabalhos publicados nesse número, aos quais se somou a colaboração de uma colega mexicana, convidada por Heloísa, que dá início ao dossiê.

O artigo de Dení Trejo Barajas parte da análise dos questionamentos realizados nos últimos anos sobre os princípios metodológicos da história regional no México, para então revalorizar as ideas e proposições elaboradas por alguns de seus cultuadores, incluindo seus próprios aportes nesse campo de estudo para a região da Baixa Califórnia, no noroeste mexicano. A autora reclama, como é comum em todos os trabalhos que integram o dossiê, um retorno dos historiadores ao problema da universalidade, não entendida como o conhecimento do todo, senão como a possibilidade de adquirir uma compreensão totalizadora, a partir de um estudo particular.

Na sequência encontra-se a contribuição de María Rosa Carbonari, docente e investigadora da Universidad Nacional de Río Cuarto, na província de Córdoba, Argentina, que tem especial interesse em por revelar suas preocupações sobre a conceituação e as formas de fazer história regional, somadas aos aportes do trabalho de investigação na região em que desenvolve seus estudos. Seus objetivos são compreender, desde um determinado olhar teórico e historiográfico, o caminho percorrido pela historia regional. Como parte desse caminho, analisa as repercussões da crise de paradigmas que implicou no abandono da história total e seus efeitos sobre o entendimento do conceito e a representatividade da região. Uma parte importante de sua contribuição se destina a explicar como se foi construindo uma história regional científica com laços de dependência dos modelos teóricos explicativos vigentes na segunda metade do século XX. Analisa também o deslocamento de temáticas, do econômico ao cultural, que foi acompanhando estes processos, bem como o abandono dos antigos modelos que regiam a construção histórica regional. Com isso, sustenta, os enfoques regionais foram adquirindo uma força explicativa que convidou a revisar interpretações consagradas, fossem políticas, econômicas ou de estruturas mentais.

Finalmente, se inclui o aporte de Sandra Fernández, docente e investigadora da Universidad Nacional de Rosario, também da Argentina. A preocupação da autora se centra em indagar sobre o impacto que a historiografia dominante teve sobre a elaboração dos conteúdos curriculares das matérias históricas e, por consequência, no ensino de história nesse país. Em particular, analisa o peso do olhar “nacional” na construção dos manuais escolares, onde se projeta uma imagem homogênea da história argentina que ignora os importantes avanços produzidos desde a perspectiva dos estudos regionais e locais, os quais o artigo pretende hierarquizar.

Todas as contribuições, longe de encerrar a problemática, estimulam a abrir um debate fecundo e criativo em torno do investigar / ensinar uma história muito mais compreensiva, que, por outro lado, supere os clássicos enfrentamentos dicotômicos entre história nacional e provincial. Os estudos regionais, justamente, superam tais fronteiras e permitem aproximações explicativas nunca desvinculadas do contexto, uma vez que permitem complexizar uma história nacional quase sempre generalizante.

Susana Bandieri Neuquén,

Patagonia argentina, março de 2009.


NEUQUÉN, Susana Bandieri. Apresentação. História Unisinos, São Leopoldo, v.13, n.1., janeiro / abril, 2009. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

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